Prometida para o primeiro semestre do ano passado e adiada para o final de 2024, a entrega do People Mover, o monotrilho do Aeroporto de Guarulhos, agora deve acontecer em março. Foi o que disse o governador Tarcísio de Freitas, ao tratar do projeto de ligação por trilhos entre os principais aeroportos do estado. Tarcísio deu essa declaração em vídeo, que ele publicou em sua conta na rede social X.
“Ao longo deste ano, provavelmente em março, a gente vai entregar aquela linha do monotrilho que une a última estação da CPTM em Guarulhos até o o Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos”, afirma o governador, no vídeo que reproduz trecho de entrevista à Rádio Bandeirantes. Assista abaixo:
Quem já imaginou os 3 principais aeroportos do estado conectados por trilhos? Em breve, isso será uma realidade em São Paulo. Com os avanços da Linha 17-Ouro, que será entregue em 2026, e a construção do Trem Intercidades Campinas São Paulo, quem mora e vive em São Paulo poderá… pic.twitter.com/ayHuYBQdFl
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) January 17, 2025
No entanto, a liberação da operação do Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos acontecerá de forma gradual, primeiro com horário limitado e velocidade menor para, depois, chegar à capacidade total. Ou seja, a inauguração pode até acontecer em março, mas o funcionamento completo vai acontecer somente ao longo do ano.
A obra do monotrilho
Ao todo, o People Mover terá quatro estações. Uma interligada à CPTM e uma em cada um dos terminais do aeroporto. Os trilhos têm 2.700 metros de extensão, todos já construídos a 11 metros de altura, e passam às margens da rodovia Hélio Smidt. Cada trem tem dois vagões, com capacidade para transportar até 200 pessoas. O trajeto completo da CPTM até os três terminais levará seis minutos.
A obra do Aeromóvel começou em 2022 e tem um custo aproximado de R$ 300 milhões, vindos de recursos federais e privados. O sistema será operado pelo consórcio AeroGRU (formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS, e TS Infraestrutura) pelos próximos dez anos. O People Mover Guarulhos terá três veículos no total: dois que ficarão na operação regular e um terceiro como reserva.
Enquanto isso, como ir do trem ao aeroporto?
Atualmente, quem desembarca na estação Aeroporto-Guarulhos, na linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), precisa pegar um ônibus gratuito e circular, que sai de 15 em 15 minutos.
A partir da inauguração do sistema People Mover Guarulhos, que provavelmente será em março próximo, será o Aeromóvel que fará esse transfer. Até 4 mil passageiros por hora poderão usar os veículos do monotrilho, que sairão a cada seis minutos.
Abaixo, um vídeo que explica como será feita a ligação da CPTM com os terminais do aeroporto. É possível encontrar outras informações no site do projeto.
LEIA TAMBÉM -> Aeromóvel e Linha 17-Ouro do Metrô: as obras que enfim vão conectar aeroportos aos trilhos