A primeira carga de trilhos destinada à ampliação da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo chegou ao Porto de Santos na quinta-feira (17). Provenientes da China, esses trilhos somam um total de 1.500 toneladas e são cruciais para o trecho entre as estações Vila Prudente e Penha. A remessa inicial é composta por 1.462 barras, cada uma com 18 metros, totalizando 26.316 metros de trilhos. O deslocamento do litoral para a zona leste da capital será complexo.
O material tem previsão de chegada ao canteiro de obras da Rapadura, que fica na região de Vila Formosa, na próxima quinta-feira, em 24 de julho. Para que os trilhos cheguem à capital, serão necessárias 47 viagens com o uso de carretas extensivas de três eixos, cada uma com capacidade para transportar até 32 toneladas, operando em sistema de revezamento com duas carretas para otimizar o transporte.
A obra de expansão da Linha 2-Verde representa um investimento de R$ 15 bilhões do Governo do Estado, prevendo a adição de mais 8,3 km de vias e oito novas estações no trecho entre Vila Prudente e Penha, que se conecta à Linha 3-Vermelha.
O projeto está dividido em duas fases principais: a primeira, entre Vila Prudente e Vila Formosa, incluirá as estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa, com abertura prevista para 2027. Nesta fase, o “tatuzão” já concluiu a escavação de 4,5 km, construindo 3,7 km de túneis até o VSE Falchi Gianini, passando pelas estações mencionadas e o Complexo Rapadura.
A segunda fase se estende de Vila Formosa até a Penha, englobando as estações Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha, com previsão de abertura em 2028. O trajeto atual vai da Vila Madalena a Vila Prudente.
Além de modernizar a infraestrutura, a ampliação da Linha 2-Verde possibilitará a conexão com outras três linhas do sistema metroferroviário. A estação Penha, por exemplo, oferecerá transferência para as linhas 3-Vermelha e 11-Coral, enquanto a estação Anália Franco será conectada à futura Linha 16-Violeta.
Expansão da Linha 2-Verde até Guarulhos
A nova fase de expansão da Linha 2-Verde também já foi iniciada pela Penha de França e prevê a conexão da estação Penha à futura estação Dutra, ao lado do Internacional Shopping, adicionando 5,8 km de extensão e cinco novas estações, sendo três delas (Penha de França, Gabriela Mistral e Fernão Dias) na capital e outras duas em Guarulhos (Ponte Grande e Dutra), além de um pátio e capacidade para 13 novos trens. Essa fase ainda não tem data prevista para ser entregue, mas a previsão é que as obras sejam finalizadas depois de 2032.
No trajeto da Linha 2-Verde do Metrô, a estação Penha de França vai ficar logo depois da já existente estação Penha. No entanto, a estação Penha que conhecemos atualmente atende somente a Linha 3-Vermelha do Metrô, por isso ela também tem passado por obras de expansão.
A Linha 2-Verde sempre foi conhecida por ser a linha que passa na avenida Paulista, muito usada por moradores de diferentes lugares da região metropolitana, além de turistas que ficam nos hotéis e apartamentos na região da Paraíso, Brigadeiro e Trianon-Masp.