A RioSP, concessionária responsável pela Via Dutra, realiza importantes atividades de demolição no viaduto da rodovia que passa sobre a Avenida Guarulhos, na altura do número 2400, neste fim de semana. As intervenções fazem parte do cronograma de obras para a ampliação das faixas das pistas expressas da rodovia, tanto no sentido Rio de Janeiro quanto no sentido São Paulo, especificamente no km 225.
O trabalho, que consiste na demolição da estrutura existente, tem como objetivo principal avançar com o alargamento do viaduto Sarraceni, permitindo assim o aumento das faixas de rolamento.
Durante a execução dessas atividades, o fluxo de veículos na Avenida Guarulhos será interrompido nos dias 19 e 20 de julho, no período da madrugada, das 00h30 às 04h.
Em caso de chuva, as atividades podem ser suspensas ou canceladas. A concessionária diz que tem intensificado a sinalização na rodovia, com ajustes constantes e a instalação de Painéis de Mensagem Variável (PMV) para orientar os motoristas sobre as obras.
Obras na Dutra em Guarulhos
As obras que a RioSP executa no trecho de Guarulhos da Via Dutra, entre Arujá e São Paulo, completaram dois anos neste mês. Apesar da promessa inicial de conclusão em 18 meses, ou seja, no primeiro trimestre de 2025, o cronograma sofreu atrasos.
A principal causa do atraso foi a mudança de fornecedores nas obras civis, que fez com que os trabalhos ficassem praticamente parados entre março e o final de maio de 2025. A RioSP estima agora que a finalização da obra ocorra no segundo semestre deste ano, que já começou.
A obra, orçada em R$ 1,4 bilhão, inclui novos viadutos de acesso à Rodovia Fernão Dias e à Rodovia Hélio Smidt, além de novas pistas expressas. Já foram concluídas a construção de um novo viaduto para a Ponte do Tatuapé, a abertura de novas pistas expressas e alterações no Trevo de Bonsucesso.

Vídeos aéreos recentes mostram o andamento dos trabalhos nas novas alças de acesso e viadutos para a Rodovia Fernão Dias, incluindo um viaduto quase pronto que permitirá acesso direto à faixa expressa da Dutra e uma segunda alça de acesso para veículos da Dutra (sentido Rio) acessarem a Fernão Dias (sentido Belo Horizonte) por cima da rodovia.
Essas atividades de construção e as obras em andamento continuam a causar transtornos e piorar o trânsito diário devido a desvios e bloqueios de faixas. A RioSP também está trabalhando no alargamento do viaduto Sarraceni para ampliar as faixas da pista expressa sentido Rio de Janeiro, que passará de duas para três faixas.
Uma vez concluídas as obras, terá início a operação do polêmico sistema de pedágio free flow.
Este sistema sem cancelas será instalado nas pistas expressas em um trecho de 25 quilômetros entre São Paulo e Arujá, com 21 pórticos, e não haverá cobrança nas pistas locais/marginais. A tarifa será proporcional ao trecho percorrido e dinâmica, variando com o volume de tráfego, com um valor base estimado de R$ 0,15 por quilômetro.
O Ministério Público Federal (MPF) questiona a justiça dessa tarifa dinâmica, e há pressão local do prefeito Lucas Sanches e de vereadores de Guarulhos para isentar veículos emplacados na cidade da cobrança. A implementação do free flow deve ser gradual, em quatro fases, com duração total de 15 meses após a conclusão das obras, começando com um período educativo sem cobrança e progredindo para a aplicação de multas por evasão de pedágio.