O recurso Street View, do Google Maps, permite que o usuário tenha uma perspectiva em 360° com fotos da cidade. Aqui em Guarulhos, as primeiras imagens captadas pelo carro da plataforma, que usa um sistema de câmera instalado no teto, são de 2010 e 2011. Desde então, há uma atualização regular dos lugares. Alguns não mudaram muito nos últimos 13 anos. Outros, porém, passaram por uma verdadeira transformação.
Sabe aquela frase de “aqui antes era tudo mato”? Pois é. Dá para aplicar essa expressão em diversos locais de diferentes regiões da cidade, onde hoje funcionam empreendimentos como shoppings, supermercados, condomínios e terminais de ônibus.
Nas fotos abaixo, o Guarulhos Todo Dia te leva para essa viagem a um passado não tão distante, mas com tempo suficiente para modificar ruas, avenidas e bairros inteiros.
Parque Shopping Maia – 2011/2023
O Parque Shopping Maia é um exemplo de empreendimento que modificou toda uma região. Antes, no cruzamento da Av. Bartolomeu de Carlos com a Rua Dona Tecla, existia um grande terreno de 44 mil metros quadrados com uma casinha branca no meio. Agora, além do shopping inaugurado em 2015, há milhares de pessoas que moram nos diferentes condomínios erguidos ali.
CEU Continental – 2011/2023
A Rua Alzimar Vargas Batista, no Parque Continental 2, era um lugar essencialmente residencial até a década passada. Havia apenas alguns comércios para atender o bairro e igrejas. No entanto, com a inauguração do CEU Continental em 2019, o visual da rua mudou bastante.
Terminal Taboão / Estação Aeroporto CPTM – 2011/2023
O tempo passou e Guarulhos ainda não tem metrô, mas a década passada trouxe ao menos uma linha de trens da CPTM para a cidade, inaugurada em 2018. A estação final, chamada Aeroporto – Guarulhos, fica interligada ao Terminal Taboão, que estava em fase inicial de construção no começo de 2011. Onde os trens circulam atualmente “era tudo mato”.
Terminal Pimentas – 2011/2023
Inaugurado em outubro de 2011, o Terminal Pimentas deixou a região muito mais movimentada. Com mais linhas de ônibus e circulação de pessoas, o comércio ficou aquecido no entorno. Atualmente, tem Mc Donald’s, uma unidade da Petz e grandes redes de farmácias bem ao lado do terminal.
Condomínio Supera – 2011/2023
Muitos prédios residenciais foram construídos em Guarulhos na última década. Um deles foi o Condomínio Supera, que tem 7 torres e fica bem ao lado de um acesso para a Rodovia Presidente Dutra, no Anel Viário. Bem ao lado, também abriu a famosa padaria Casa São Bento. O que não mudou foi a situação do prédio da antiga Vésper, que continua fechado e sem uso.
Cruzamento da Paulo Faccini com a Tiradentes em Guarulhos – 2010/2023
Mesmo as regiões mais nobres e desenvolvidas de Guarulhos encontraram espaço para crescer –e muito. Um dos cruzamentos mais famosos da cidade, da Av. Paulo Faccini com a Av. Tiradentes, agora vai muito além do Mc Donald’s, banco e posto de gasolina. Tem um grande edifício de prédios residenciais e comerciais, com um piso que inclui restaurante, Pão de Açúcar e um supermercado Barbosa 24 horas. Além disso, em outubro de 2024, acontecerá a inauguração do Hospital São Luiz.
Rua Jamil João Zarif, perto da Praça 8 – 2011/2023
O trânsito da Rua Jamil João Zarif, logo depois da Praça 8, virou um caos em certos horários. Mas o local, que tinha um enorme terreno vazio, desde 2018 conta com uma grande unidade do Assaí Atacadista.
Estrada Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, altura do número 5.000 – Bonsucesso – 2011/2023
Outro lugar onde o guarulhense costuma sofrer no trânsito atualmente também se desenvolveu bastante na última década. A estrada Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, um pouco antes do Shopping Bonsucesso, passou a ter um Roldão Atacadista e diferentes comércios.
Ficou curioso para ver mais dessa Guarulhos “antiga”?
Aqui, tem um tutorial de “Como ver imagens antigas das ruas no Google Maps“.