“O Estranho” estreia nos cinemas no próximo dia 20. O filme mostra o cotidiano de trabalhadores do Aeroporto de Guarulhos. E todo o enredo gira em torno do aeroporto, suas origens e sua influência sobre as pessoas que trabalham ali ou vivem na região. É um longa-metragem, coproduzido por Brasil e França, com direção de Flora Dias e Juruna Mallon.
A produção estreia agora para o público, mas já tem uma história consagrada em festivais. “O Estranho” ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Direitos Humanos de Nuremberg, na Alemanha; e também no festival Queer Lisboa, na capital portuguesa. Recebeu ainda os prêmios de Melhor Som e Melhor Direção de Fotografia na mostra Olhar de Cinema do Festival Internacional de Curitiba; e de Melhor Som no Festival de Cinema de Havana, Cuba.
Território e Memória
Abaixo, você pode ver o primeiro trailer oficial. Pelo vídeo, é possível perceber que é um filme mais denso, focado na psicologia dos personagens e na sua relação com o espaço que ocupam. Por isso, parece ser daqueles filmes em que o ritmo da história é mais lento, para que os espectadores interpretem expressões e gestos dos personagens, além das intenções por trás de enquadramentos ou iluminação.
Não parece indicado para quem só gosta de filmes de ação ou comédia romântica, por exemplo. Mas quem vive em Guarulhos e frequenta o aeroporto e a região certamente vai identificar lugares e, quem sabe, até sensações retratadas durante o longa. Ou até mesmo identificar a Guarulhos atual e também uma cidade que já não existe mais. Uma experiência diferente, que pode valer a tentativa.
Leia mais: Filme gravado no Aeroporto de Guarulhos estreia nos cinemas no próximo dia 20Cinema em Guarulhos: 5 filmes para assistir na cidade; veja horários
“Antes era tudo mato”: Google Maps mostra uma Guarulhos que não existe mais