Latam abre seleção para copilotos e comissários de bordo

Setor de Transporte Aéreo tem a média salarial mais alta de Guarulhos, segundo o Seade - e há várias carreiras possíveis na área

Redação Guarulhos Todo Dia

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Latam/Divulgação

Publicado em 05/11/2025 às 22:33 / Leia em 6 minutos

A Latam Brasil abre nesta quinta-feira (06) um processo seletivo para tripulantes da família de aviões Airbus A320 (modelos A319, A320 e A321). As inscrições para participar do processo devem ser feitas pela página Trabalhe Conosco da empresa. Para candidatos a comissário de bordo, as inscrições vão até o dia 11. Para as vagas de copiloto, as inscrições se encerram no dia 16. Os profissionais selecionados começarão a trabalhar na empresa ao longo do ano que vem.

Os requisitos da Latam para candidatos a comissário (a) de bordo são: ser maior de 18 anos, Ensino Médio completo; curso profissionalizante de Comissário de Bordo, passaporte brasileiro válido, Certificado Médico Aeronáutico com validade mínima de um ano (no ato da inscrição), Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, Vacina da Febre Amarela e experiência de trabalho em áreas de serviço e/ou em cargos de atendimento ao cliente ou vendas. Não são exigências, mas podem ser diferenciais para contratação: proficiência em Inglês e/ou Espanhol e Carteiras A320 ou E-Jets E2.

Já para a vaga de copiloto, as exigências são: experiência mínima de 150 horas totais de voo de avião, Licença de piloto comercial de avião, Habilitação IFRA, Habilitação MLTE ou Tipo, CCT de PLA, ICAO 4 ou superior válido no ato de inscrição e com validade mínima de um ano no ato da contratação, CMA de primeira classe válido no ato da inscrição e com validade mínima de 6 meses no ato da contratação, Curso Superior completo e passaporte brasileiro válido. Não são exigências, mas valem como diferenciais para contratação: visto americano (B1/B2) válido, curso de jet training ou habilitação Tipo e carteiras A320 e/ou E-JETS E2, E190/195.

Outras carreiras na aviação

A Latam se apresenta como “maior empregadora do setor aéreo brasileiro”. Segundo a empresa, só neste ano de 2025 foram contratados mais de 700 novos comissários e pilotos e a empresa registrou cerca de 1,4 mil movimentações internas, entre promoções e transições de carreira. A companhia opera em 59 aeroportos nacionais e tem voos diretos do Brasil para 23 aeroportos internacionais.

A empresa, inclusive, divulgou recentemente para a imprensa informações sobre o que ela chamou de “8 carreiras não óbvias na aviação”. Quando se fala em trabalhar em empresa aérea, os “empregos dos sonhos” que primeiro se imagina, com uma aura de glamour de viagens internacionais, são aqueles que ocupam os aviões: piloto, copiloto e comissários de bordo. Mas a empresa lembra que, para os aviões se deslocarem pelos céus, são necessários muitos outros profissionais. Veja os oito exemplos citados pela Latam, de carreiras que atuam no Centro de Controle de Operações (CCO) da empresa:

  • Execução de Escala de Tripulantes: responsável por executar a escala dos tripulantes da LATAM Brasil, nas operações domésticas e internacionais. Para isso, analisam, acompanham e propõem melhorias em caso de imprevistos. Eles precisam garantir que os voos programados da companhia sejam operados por tripulação completa e habilitada, em conformidade com a legislação vigente, minimizando riscos à segurança operacional;
  • Coordenação de Voos: são eles que analisam toda a situação da malha aérea diariamente, alocando as aeronaves para os voos, fazendo o monitoramento e a gestão de eventos e contingências para garantir o menor impacto para a malha em caso de mudanças imprevistas (por exemplo, meteorologia). Eles trabalham transversalmente com diferentes áreas na companhia, contribuindo para a pontualidade e regularidade dos voos;
  • Distribuição Eletrônica: atuam para assegurar a integridade e a sincronização das informações dos voos programados para as áreas operacionais e para os clientes;
  • OTP: são os responsáveis por implementar o ciclo de “On Time Performance” na operação brasileira, ou seja, asseguram o nível de qualidade na pontualidade por meio de diagnósticos e planos de trabalho com as áreas internas e agentes externos que impactam o horário de saída e chegada dos voos;
  • Central de Proteção ao Cliente: equipe dedicada a antecipar e mitigar o impacto do cliente afetado quando uma contingência acontece, assegurando o fornecimento de informação, serviços básicos e solução de viagem oportuna e adequada;
  • Manutenção: Responsável por administrar e executar todo o Programa de Manutenção Preventiva das frotas da companhia, além dos serviços corretivos e preditivos das aeronaves. Um dos processos chaves é o monitoramento contínuo por meio de softwares de performance técnica, detectando situações em tempo real e permitindo respostas rápidas. Outro processo fundamental desta área é a programação de pernoites das aeronaves, garantindo que cada avião esteja no lugar e horários certos para executar as atividades planejadas;
     
  • Despachante Operacional de Voo, ou DOV: atuam com o planejamento e acompanhamento operacional do voo. Isso inclui a definição da rota mais segura e eficiente, calculando o combustível necessário e considerando as condições meteorológicas e regulamentações envolvidas. Além disso, garantem o balanceamento preciso das cargas e bagagens nos compartimentos das aeronaves, fazem o monitoramento constante dos voos e apoiam a tripulação, fornecendo informações e estratégias para quaisquer alterações e adequações que ocorram ao longo da operação;
     
  • Serviço de Bordo: são os responsáveis por conferir o plano de serviço de bordo de cada voo, verificando itens, quantidades, classes e restrições especiais e alinhar a produção e entrega com os fornecedores. Eles também monitoram em tempo real o status dos caminhões e dos abastecimentos nos trânsitos das aeronaves e fazem os devidos ajustes caso ocorram mudanças nas operações.

Setor em crescimento, que paga bons salários

A Fundação Seade usa os dados da Relação Anual de Atividades Sociais (RAIS), que todas as empresas são obrigadas a fornecer ao governo, para avaliar os salários efetivamente pagos nos municípios. Os dados mais recentes são de 2023 e, em Guarulhos, apontam que o salário médio pago na cidade naquele ano era de R$ 4.512,00. E a atividade econômica com melhor salário médio na cidade era, justamente, o setor de Transporte Aéreo: R$ 12.386,00.

Além de pagar bem, o setor está em crescimento. Segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), no acumulado de janeiro a setembro deste ano, 95,5 milhões de pessoas viajaram de avião no país. Um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. A expectativa é que o ano seja fechado com o recorde histórico de 130 milhões de passageiros.

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