Menos de três anos depois de ser inaugurada, a unidade Minuto Pão de Açúcar da avenida Tiradentes, na região central de Guarulhos, será fechada. Outra loja da rede, que fica bem pertinho dali, na Avenida Doutor Renato de Andrade Maia, também deixará de operar. Dia 31 de julho será o último dia de funcionamento de ambas as lojas. Muitas prateleiras já estão vazias, mas não há promoções ao estilo “queima de estoque”. O encerramento das operações das unidades que têm o formato de “proximidade” acontece em meio à inauguração de supermercados maiores, atacarejos e Oxxos pela cidade.
O Minuto Pão de Açúcar da avenida Tiradentes funcionava desde setembro de 2021 para atender, além de quem circulava pela rua e precisava comprar algo rápido, o empreendimento Helbor Patteo Bosque Maia, que tem apartamentos residenciais e salas comerciais. No entanto, em dezembro de 2023 foi inaugurado o Barbosa 24 Horas bem ali ao lado. Um supermercado muito maior, com mais estrutura e preços normalmente mais baixos.
Já na Avenida Doutor Renato de Andrade Maia também abriu recentemente uma unidade 24 Horas do Fonte Nova Supermercados. Além disso, quase em frente ao Bosque Maia, na avenida Papa João XXIII, começou a funcionar um Oxxo, mercado que tem uma proposta muito parecida ao Minuto de Pão de Açúcar.
As “lojinhas” do bilionário Grupo Pão de Açúcar, conglomerado que inclui marcas como Mercado Extra, Pão de Açúcar e Qualitá, não resistiram à concorrência guarulhense.
Recentemente, a Rede Dia também praticamente deixou Guarulhos, mantendo aberta apenas a loja que fica na Rua Cônego Valadão. No entanto, no caso do Dia foi uma decisão do grupo espanhol que controlava a marca de deixar de operar no Brasil.
E sobre a multiplicação de Oxxo, você já deve ter se perguntado: por que tem tanto Oxxo em Guarulhos? Esse é um assunto para outro texto, mas saiba que esses mercadinhos são controlados pela mexicana FEMSA, maior engafarradora de Coca-Cola do mundo. Para saber mais, recomendo a leitura da reportagem do site O Joio e o Trigo -> O que está por trás da multiplicação das OXXO.
O que diz o Pão de Açúcar
De acordo com o Grupo Pão de Açúcar, a decisão de fechar as duas unidades em Guarulhos foi tomada “após estudos de viabilidade econômica”. Traduzindo: as lojas não estavam dando lucro.
Com isso, a rede “Minuto” ficará com apenas duas lojas funcionando em Guarulhos. Uma dentro do Parque Shopping Maia, onde não existe concorrência de outro supermercado, e outra na rua Dr. Solon Fernandes, que atende aos diversos condomínios residenciais que ficam na Praça Marisa Marques, na Vila Rosália. Naquele quarteirão, por enquanto, o Oxxo ainda não chegou.
Leia abaixo a nota do Grupo Pão de Açúcar na íntegra:
“Após estudos de viabilidade econômica, o Pão de Açúcar optou pelo fechamento de duas unidades do Minuto, seu formato de proximidade, em Guarulhos (SP), um na Av. Tiradentes; e outro na Av. Dr. Renato de Andrade Maia. Ambas as unidades encerram as suas atividades no dia 31/07. Os colaboradores que demonstraram interesse em permanecer na companhia estão participando de processos de realocação para outras unidades. A rede comunica, ainda, que continua avaliando oportunidades para novas lojas na Grande São Paulo.
Aos clientes, reiteramos que podem continuar fazendo suas compras nas outras duas lojas na cidade (Av. Bartolomeu de Carlos, 230 e R. Dr. Solon Fernandes, 22), além do e-commerce (www.paodeacucar.com), e do app Pão de Açúcar Mais.”
LEIA TAMBÉM: