Você já deve ter visto que existe um projeto do governo de São Paulo para levar a Linha 13-Jade, que termina atualmente perto do Aeroporto de Guarulhos, até a região de Bonsucesso. Essa obra de expansão já está confirmada e será realizada pela concessionária Trivia Trens, que assinou contrato na última semana com a gestão Tarcísio de Freitas para assumir as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, além do Expresso Aeroporto, que até então eram administrados pela CPTM.
Apesar de estar tudo documentado e assinado, não pense que as obras em Guarulhos vão começar tão cedo. Ainda existe um bom tempo até os trabalhos, de fato, serem iniciados aqui na cidade. A concessionária deve entregar a expansão pronta entre 2032 e 2033. A reportagem do Guarulhos Todo Dia detalha o que está previsto no contrato de concessão.
Contrato assinado
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado (SPI), assinou o contrato de concessão do Lote Alto Tietê. O documento, publicado no Diário Oficial em 22 de maio, estabelece uma Parceria Público-Privada (PPP) com a empresa Trivia Trens, do Grupo Comporte Participações S.A., vencedora do leilão realizado na B3.
Com vigência de 25 anos, o contrato prevê investimentos estimados em R$ 14,3 bilhões. O projeto inclui a construção de dez novas estações, a reforma de outras 24 e a reconstrução completa de quatro estações existentes. Também está prevista a ampliação de mais de 20 quilômetros de trilhos no total. A expectativa é que, com as melhorias, as três linhas transportem juntas cerca de 1,3 milhão de passageiros por dia até 2040.
A partir da assinatura do contrato, inicia-se um cronograma com fases bem definidas:
- Assinatura do contrato: Assinado em maio de 2025. O contrato passa a produzir efeitos jurídicos e operacionais após 60 dias da assinatura, até a chamada data de eficácia.
- Fase Pré-operacional: Com duração de 12 meses a partir da data de eficácia –ou seja, será iniciada em julho de 2025. Esta fase é dedicada a treinamentos, adaptação tecnológica, assunção progressiva da operação e estudos de resiliência climática.
- Fase operacional e operação assistida: Inicia-se após a fase pré-operacional. Os primeiros 12 meses da fase operacional, com acompanhamento e supervisão da CPTM sobre a atuação da concessionária.
- Operação comercial plena: Deve ter início em meados de 2027. Após a operação assistida, a concessionária assume integralmente a gestão do sistema. A fiscalização do contrato será feita pela Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo, a Artesp.

Obras em Guarulhos
Um dos pontos centrais do contrato é a modernização e ampliação da Linha 13-Jade. O projeto para esta linha, em particular, prevê um investimento de R$ 3,9 bilhões e inclui a expansão de cerca de 15 km de trilhos.
A principal novidade é a extensão do ramal existente até Bonsucesso, uma antiga demanda da população local. Essa expansão, quando tirada do papel, deve beneficiar diretamente mais de 200 mil moradores, facilitando o acesso ao Aeroporto Internacional e melhorando a conexão para trabalhadores e estudantes.
Atualmente, a Linha 13-Jade conta com apenas três estações: Engenheiro Goulart (conexão com a Linha 12), Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos. Com a extensão, serão criadas seis novas estações no total.
Em Guarulhos, serão construídas quatro estações:
- Jardim dos Eucaliptos (que ficará no Taboão/Santa Lídia)
- São João
- Presidente Dutra
- Bonsucesso
Em São Paulo, serão adicionadas duas novas estações:
- Cangaíba, que permitirá conexão com a Linha 12-Safira.
- Gabriela Mistral, que possibilitará integração com a Linha 12 e com a futura extensão da Linha 2-Verde do Metrô.
As ampliações têm como objetivo tornar o trajeto entre Guarulhos e São Paulo mais rápido. Até 2040, a previsão é que a Linha 13-Jade transporte, em média, 117 mil passageiros por dia útil.
Redução de intervalos
Além das novas estações e da extensão, o projeto prevê a redução dos intervalos entre os trens. Na Linha 13-Jade, o intervalo será reduzido para 10 minutos.
O serviço Expresso Aeroporto também será aprimorado. Ele passará a operar com viagens a cada 30 minutos no horário de menor circulação na Linha 13-Jade e a cada 1 hora nos horários de pico. O Expresso Aeroporto também ganhará uma nova parada na estação Gabriela Mistral.
Os prazos para a obra de extensão até Bonsucesso
Especificamente sobre as obras de expansão em Guarulhos, os prazos previstos são os seguintes:
- Início das obras de expansão em Guarulhos: Ano 4 do contrato (previsto para 2029).
- Entrega das obras de expansão em Guarulhos até Bonsucesso: Ano 7 do contrato (previsto entre 2032 e 2033).
O projeto também inclui outras melhorias em toda a rede concedida, como aprimoramento na rede aérea, via permanente e sinalização, além da implantação de novos equipamentos e sistemas. Um plano para resiliência climática e eventos extremos está previsto para reforçar a segurança operacional.
Após 2040, há ainda uma promessa de conexão com a futura Linha 14-Ônix, que ligará o bairro dos Pimentas à região do ABC.
LEIA TAMBÉM -> Sem arranha-céus, Guarulhos cresce com condomínios populosos e bairros verticalizados