Como seria se o shopping abandonado de Guarulhos estivesse funcionando

Elefante branco na Vila Fátima está em um terreno de 40 mil metros quadrados e há mais de três décadas sem uso.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Imagens geradas pela IA ChatGPT

Publicado em 29/05/2025 às 20:18 / Leia em 5 minutos

O shopping abandonado da Vila Fátima, talvez o mais famoso “elefante branco” de Guarulhos, está na mesma situação há décadas. Uma construção sem uso em um terreno de 40 mil metros quadrados, travando o desenvolvimento de um bairro inteiro. Como seria se esse empreendimento estivesse em funcionamento atualmente? O Guarulhos Todo Dia usou duas plataformas de Inteligência artificial (IA), o ChatGPT e o Gemini, para criar uma simulação do que seria o “Shopping Plaza Guarulhos”, com imagens da possível fachada (como a que ilustra este texto) e da área interna.

Vale dizer que nenhuma plataforma de IA substitui o trabalho de engenharia, arquitetura, urbanismo e de todos os profissionais necessários para viabilizar um projeto de construção ou de revitalização, como seria o caso do centro comercial da Vila Fátima. No entanto, a proposta dessa reportagem é imaginar, do ponto de vista da curiosidade, o que poderia ser esse espaço, que se estivesse de fato funcionando exigiria um planejamento diferente do ponto de vista ambiental e de trânsito para a região.

O Grupo Sá Cavalcante, que controla seis shoppings em quatro estados diferentes (Espírito Santo, Maranhão, Piauí e Pará), e é o dono do terreno desde o início dos anos 2000. As tentativas da empresa de regularizar o imóvel e destravar o empreendimento, embargado por questões ambientais, nunca deram certo nos últimos anos. A companhia, porém, diz que segue com intenção de um dia fazer o centro comercial funcionar, com o nome de “Plaza Guarulhos”.

“Temos uma localização muito boa e acreditamos no projeto, mas é algo para médio e longo prazo”, afirmou Marcelo Rennó, diretor de Operações do Grupo Sá Cavalcante, em entrevista à Coluna do Broadcast, do Estadão, em janeiro de 2025.

Shopping abandonado da Vila Fátima, em Guarulhos, tem projeto para virar centro administrativo
Shopping abandonado da Vila Fátima, em Guarulhos (Foto: Bueno Drone/GTD)

O projeto do shopping da Vila Fátima

O Shopping da Vila Fátima teria uma estrutura grandiosa. A área construída total chegaria a cerca de 130 mil metros quadrados. Além do esqueleto que está abandonado, havia uma previsão de construir uma torre comercial de 20 andares ao lado do centro comercial. O custo estimado total do projeto era de R$ 110 milhões.

O complexo foi projetado para abrigar:

  • 419 lojas
  • 2.500 vagas de estacionamento
  • Sala de cinema com 2.000 assentos
  • Centro empresarial de 20 andares com 288 salas comerciais

Enviamos as fotos do shopping abandonado e passamos diferentes orientações para o ChatGPT criar projeções externas e internas do espaço. Vale do ponto de vista da curiosidade, mas, conforme já explicamos, não é um projeto perfeito. Para isso, somente o trabalho profissional.

Projeção externa

Projeção do shopping abandonado de Guarulhos
Imagem de como seria o shopping abandonado de Guarulhos

Projeção interna

Como poderia ser a praça de alimentação do Shopping Plaza Guarulhos
Shopping abandonado da Vila Fátima teria cinema com 2.000 lugares

Também pedimos para o Gemini tentar fazer um projeto, mas ele não entendeu muito bem a ideia e se empolgou nas dimensões…

Projeção de como seria o Shopping abandonado da Vila Fátima, segundo o Gemini

Por que esse shopping em Guarulhos está abandonado?

A construção inicial do empreendimento, que na década de 1990 se chamaria “Shopping Center Guarulhos”, parou devido a dificuldades financeiras dos proprietários, débitos com o poder municipal e questões legais relacionadas ao terreno. Anos depois, o Grupo Sá Cavalcante assumiu o negócio.

Em 2009, sob a gestão do então prefeito Sebastião Almeida, o projeto ganhou novo fôlego e um novo nome: “Shopping Plaza Guarulhos”. Naquele momento, a Prefeitura deu o sinal verde para a retomada das obras. O entendimento do Poder Executivo era que o projeto respeitava a legislação ambiental vigente no final da década de 1980, quando a construção teve início, mesmo que a lei tivesse sido alterada posteriormente.

Para viabilizar a retomada, a Prefeitura exigiu contrapartidas do Grupo Sá Cavalcante. Entre elas estavam a doação de um terreno de 12 mil metros quadrados para moradias populares, o plantio de 1.200 árvores dentro do próprio shopping e a doação de 3.000 mudas de árvores para o poder público. Em audiência pública, a prefeitura garantiu que todos os impactos haviam sido analisados e a autorização concedida obedecia às leis e exigências necessárias.

No entanto, a decisão da Prefeitura foi contestada na Justiça. No início de 2010, a 2ª Vara da Fazenda Pública de Guarulhos concedeu uma liminar, solicitada por grupos de oposição ao prefeito Almeida, para suspender os trabalhos. A sentença judicial apontava que a obra tinha potencial para “ensejar danos ambientais severos”, principalmente pela falta da apresentação de estudos sobre os possíveis impactos, notando que a Prefeitura estava licenciando intervenções em uma área de preservação permanente.

Um relatório elaborado pelo então líder da oposição e presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, vereador Geraldo Celestino, apontou supostas irregularidades. O político alegou que a prefeitura não solicitou o Relatório de Impacto de Trânsito (RIT), concedeu o alvará em menos de um mês (quando o trâmite levaria no mínimo 5 meses), e que o shopping acumulava dívidas de IPTU na casa dos R$ 15 milhões.

Apesar das tentativas de representantes do Grupo Sá Cavalcante, comerciantes locais, moradores e vereadores governistas de reverter a liminar, inclusive com protestos, a decisão judicial prevaleceu. Desde 2010, a obra do Shopping da Vila Fátima permanece paralisada.

Em 2017, a gestão Guti chegou a considerar a possibilidade de transformar a construção abandonada em um centro administrativo municipal, mas um grupo técnico considerou a ideia inviável.

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

MOBILIDADE

Metrô em Guarulhos: Licitação da Linha 19-Celeste é adiada pela segunda vez

Apoio na luta

Prefeitura abre inscrições para programa que apoia protetores de animais

Matemática divertida

Aulas de cubo mágico: brincadeira levada a sério em Guarulhos

PREVISÃO

Tempo muda em Guarulhos: chuva, ventania e alerta de frio nos próximos dias

PIU ARCO TIETÊ

Esse é o plano para melhorar o entorno da Marginal Tietê: Metrô, parques e habitação

PROGRAMAÇÃO

Quermesse em Guarulhos: Festas juninas para curtir neste sábado e domingo

PROGRAMAÇÃO

Festa junina do Bosque Maia 2025: Guia com horários e atrações do Arraial Guarulhos

QUERMESSE

Tudo sobre a festa junina da Paróquia São José, em Guarulhos

PROBLEMA

Farmácia de alto custo em Guarulhos atende por dia até mil pacientes, que sofrem em longas filas

INVEPAR

Controladora do Aeroporto de Guarulhos fecha acordo para renegociar dívida bilionária

LINHA 14-ÔNIX

Governo de SP espera vender linha de VLT que ligará Guarulhos ao ABC ainda em 2025

PONTO FACULTATIVO

Corpus Christi: Confira o que abre e o que fecha em Guarulhos no feriado emendado