Debate da Veja escancara rixas Xerife x Lucas e Alencar x Elói

Encontro entre candidatos a prefeito teve poucas propostas e muitos ataques. O Guarulhos Todo Dia resume o que aconteceu e faz uma análise do debate.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Reprodução/YouTube-Veja

Publicado em 26/08/2024 às 16:39 / Leia em 10 minutos

O segundo debate entre os candidatos a prefeito aconteceu nesta segunda-feira (26) e escancarou a disputa ideológica por uma vaga no segundo turno. De um lado, os dois que se dizem os representantes da direita se atacando. Do outro, ex-companheiros de PT trocando farpas. Transmitido no canal da revista Veja, no YouTube, o encontro teve a presença de quatro dos seis políticos na corrida eleitoral: Alencar Santana (PT), Elói Pietá (Solidariedade), Jorge Wilson – Xerife do Consumidor (Republicanos) e Lucas Sanches (PL). Eles foram os mais bem ranqueados no último levantamento do Instituto Paraná Pesquisas. Márcio Nakashima (PDT) e Waldomiro Ramos (PSB) não foram convidados.

O Guarulhos Todo Dia acompanhou o debate da Veja e te apresenta um resumo de como foi. Todos os quatro candidatos trocaram farpas e acusações em algum momento. No entanto, ficou bem evidente que o objetivo das campanhas é buscar os votos necessários para se garantir no segundo turno. Por quê? Neste momento, Lucas Sanches e Xerife sabem que estão disputando eleitores que podem ter interesses em comum, para saber qual dos dois vai para o segundo turno representando a “direita”. Já Alencar pretende enfraquecer Elói para chegar como representante da “esquerda”.

Infelizmente, poucas propostas foram apresentadas. E os poucos projetos falados no debate não foram bem explicados, afinal os candidatos investiram a maior parte do tempo se atacando e atacando gestões passadas da prefeitura.

Resumo do debate da Veja

Lucas Sanches bateu na tecla que é quem está “contra o sistema” e disse que todos os seus adversários são petistas ou ex-petistas, inclusive o Xerife do Consumidor. Já Jorge Wilson reforçou que ele é o verdadeiro representante da direita, apoiado pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Do outro lado, aconteceu um “duelo” entre Alencar Santana e Elói Pietá, que eram companheiros de PT até o ano passado. O ex-prefeito de Guarulhos decidiu deixar a sigla após o partido escolher o nome do deputado federal para as eleições 2024 sem a realização de prévias partidárias.

De forma insistente e em todas as respostas que deu, Alencar disse que era o candidato de Lula em Guarulhos, uma resposta ao que Elói comentou durante uma entrevista à Folha de S.Paulo na semana passada, falando que o atual presidente da República ainda não havia declarado publicamente quem ele apoia na cidade.

Além disso, o deputado federal petista resgatou um processo que a vice de Elói, Fran Corrêa (MDB), respondeu por causa da desapropriação de um terreno que estava no caminho das obras do Rodoanel Norte.

Abaixo, você pode assistir ao debate na íntegra:

Veja abaixo alguns destaques do debate, em aspas dos próprios candidatos

Lucas Sanches x Alencar Santana

Lucas Sanches. “Vamos derrotar o PT. Você é o candidato do PT, mas aqui a gente tem o petismo representado por três candidatos. Todos os que estão ao meu lado representam o PT. Alencar é do PT, Elói já foi prefeito pelo PT e o Xerife já apoiou o PT no passado e ficou ali durante o governo, foi nomeado durante o governo do PT durante quase 10 anos. Todos esses representam o sistema. A gente vai enfrentar o sistema. Todos esses candidatos são farinha do mesmo saco, são cria do PT”.

Alencar Santana. “Eu tenho orgulho de ser o candidato do PT, o único candidato do presidente Lula em Guarulhos. Não aceitem imitação. Os demais não continuam no PT, não defendem a nossa camisa, a nossa estrela e nem o nosso projeto. Guarulhos cresceu quando Lula era presidente”.

Lucas Sanches x Xerife

Se Alencar dizia que era o candidato do PT, Lucas Sanches insistia que era contra o sistema. Logo no primeiro bloco do debate, o candidato do PL jogou uma “casca de banana” para o Xerife do Consumidor, questionando sobre obras na rua Diego Souza, no Cabuçu. Rua essa que não existe.

Jorge Wilson citou o bairro e outros lugares da região. “Eu conheço Guarulhos, diferentemente de você [Lucas]. Eu serei o único que terei condições e entregarei três hospitais a partir do ano que vem. O Hospital da Mulher, os três andares do Pimentas-Bonsucesso e o Hospital Infantojuvenil. Você sempre foi da esquerda”, comentou o Xerife.

Na sequência, Lucas falou que a rua Diego Souza não existe, que Diego Souza é um ex-jogador. E complementou. “De rachadinha você entende, até porque você rachou o governo com o atual prefeito [Guti], que aliás deveria estar trabalhando e não aqui te assessorando”, provocou o vereador, ao dizer que o atual prefeito estava na plateia do debate da Veja,

Xerife. “Eu não caio nas suas pegadinhas. Eu falei do bairro do Cabuçu, do Cardoso e do Recreio São Jorge. Estamos aqui para discutir as propostas, o guarulhense precisa saber quem é mais preparado para governar a cidade. E todos os candidatos representam a esquerda”.

Em um direito de resposta, Jorge Wilson chamou Lucas Sanches de Lucas Sangue, fazendo referência a episódios de violência política na cidade.

O candidato do PL rebateu. “Fui vítima de um ex-funcionário que tentou me extorquir e, quando ele não conseguiu tomar dinheiro de mim, se vendeu pro sistema. Quem é o sistema? Tá aqui do meu lado, esse mesmo sistema é o que está financiando jornais que nunca chegaram na sua casa, mas agora em período de eleição eles estão fazendo chegar. Isso é desespero, Xerife?”.

Xerife x Elói Pietá

Xerife disse que ele governou Guarulhos durante 16 anos, pois o prefeito Sebastião Almeida foi o sucessor de Elói na cidade.

O candidato do Solidariedade rebateu. “Eu fui prefeito até 2008. Não participei do governo do meu sucessor [Almeida], mas o senhor participou durante seis anos, então eu acredito que, embora eu possa comentar coisas interessantes que foram feitas no governo do meu sucessor, como o Bilhete Único, os CEUs, os terminais de ônibus e asfaltamento de ruas, eu acho que você poderia também elogiar o governo do qual você participou como diretor do Procon. Você promete abrir três hospitais, você tá falando com quem já abriu três hospitais”.

Xerife. “Elói, o seu governo foi o pior da história para a Saúde da cidade e nós não podemos voltar a ter. Foi um desgoverno. Teve, inclusive, escândalo com secretário preso. Nós iremos entregar três hospitais, já está anunciado pelo governo e o dinheiro está na conta da prefeitura”.

Elói. “Abri o Hospital Pimentas-Bonsucesso, a Maternidade JJM e o Hospital da Criança e do Adolescente. Fiz 22 Unidades Básica de Saúde, o que a gestão [do prefeito Guti] que ele [Xerife] apoia não fez nada”.

Alencar x Elói Pietá

Alencar perguntou a Elói sobre o caso “Roboanel” e Fran Corrêa, apontando que os atuais aliados do ex-prefeito representam o governador Tarcísio de Freitas em São Paulo.

Elói Pietá. “Aliás, o senhor [Alencar] a queria como vice. O senhor queria que ela fosse candidata a prefeita e trata-se de um não escândalo porque a nossa vice Fran Corrêa e a empresa da qual ela participa ganhou na Justiça essa ação relativas a essas falsas acusações relacionadas a uma desapropriação de terras que pertenciam a empresa da qual ela participa”.

Alencar Santana. “Elói, em nenhum momento a convidei para vice. Talvez houvesse desejos, mas não houve convite meu. Esse processo continua tramitando na 3ª Vara Criminal, o processo está em andamento, as investigações continuam e ela é parte. Está sendo investigada, sim. Não tente tapar o sol com a peneira”.

Em outro momento, Alencar voltou ao assunto e questionou novamente Elói Pietá sobre sua vice. “Essa é a experiência de roubo de dinheiro de público, de mais de milhões, que o senhor levará a Guarulhos tendo essas novas alianças no seu entorno?”.

Elói. “Fui um prefeito exitoso tanto na gestão pública como nosso governo foi um exemplo de honestidade. Todo secretário municipal, todo diretor municipal tinha a divisa que eu colocava: não receberá nada além de seu salário. Depois de toda a minha vida de 26 anos de gestão pública eletiva, eu só tenho o apartamento onde moro. Nós temos que dar exemplo, não só da ação como da honestidade também. O senhor está insistindo em algo errado. A nossa vice prefeita e a empresa que ela pertence ganharam a ação judicial. O que está em disputa é a multa indevida que foi feita naquela ação judicial que ela ganhou. O senhor está insistindo e acusando falsamente uma pessoa. Gostaria que o senhor fosse mais responsável, respeitasse mais inclusive o governo do qual o senhor participou e fez parte dele”.

Alencar. “Não abandono meu partido por causa de um projeto pessoal com novos aliados que são adversários do presidente Lula no estado de São Paulo, o senhor que não esclareceu essas novas alianças. O processo continua em curso, sobre a investigação do Rodoanel. O Roboanel, algo que nós não queremos na cidade de Guarulhos”.

Considerações finais

Nas considerações finais, os candidatos voltaram a reforçar algumas mensagens que passaram ao longo do debate, inclusive nas alfinetadas aos adversários.

Lucas Sanches

“Sou o candidato a prefeito do partido do Bolsonaro. Sou o único candidato que tem chance de impedir a volta do PT. Quando falo PT, é toda essa turma que está aqui ao meu lado, estão todos juntinhos”. No final, ele repetiu o lema “Deus, Pátria, Família e Liberdade”, de Bolsonaro.

Xerife do Consumidor

“O único candidato que representa a direita está aqui. O ex-presidente Bolsonaro não foi na convenção do partido dele [Lucas Sanches], o candidato do Bolsonaro é o Xerife. O Tarcísio [de Freitas, governador] também apoia a nossa candidatura. É a oportunidade que nós temos de viver os futuros quatro melhores anos da história da nossa cidade”.

Elói Pietá

“Queria agradecer a presença da nossa vice Fran Corrêa, que foi injustiçada nesse debate porque o tal de processo que falaram, o Ministério Público pediu arquivamento e o Tribunal de Justiça do Estado arquivou. Até solicitei a nossa vice que mande a cópia da decisão pro deputado Alencar, que deveria pedir desculpas pela desconsideração que fez com uma mulher que vai certamente nos ajudar na paridade de gênero a dirigir a cidade de Guarulhos”.

Alencar Santana

“Deu para perceber nesse debate quem representa a política do atraso, do retrocesso, do ódio, da violência, da negação da vacina, do ataque à saúde, à cultura, à educação, enfim o projeto que o povo de Guarulhos não merece. Tá muito claro também quem representa o passado, sem ideias novas e sem olhar para o futuro da cidade”.


ELEIÇÕES 2024

O Guarulhos Todo Dia tem uma página especial com as informações de todos os seis candidatos a prefeito e os 636 candidatos e candidatas a uma vaga de vereador forneceram à Justiça Eleitoral. Você pode conhecer o partido, a profissão, o estado civil, o local e a data de nascimento de cada um deles. Claro que não são informações suficientes para você escolher a pessoa para quem vai destinar o seu voto. Mas pode servir de ponto de partida para a sua escolha.

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Eleições 2024

Saiba tudo sobre o financiamento das campanhas pela Prefeitura de Guarulhos

DICA DE EVENTO

Festival Churrasco & Bandas acontece em Guarulhos; confira a programação

PROMOÇÃO BOA

Cinemark, Cinépolis e Circuito cobram R$ 12 no ingresso na Semana do Cinema em Guarulhos

Participe da campanha

Doação de sangue: Aeroporto de Guarulhos oferece 2 horas de estacionamento gratuito

ARTIGO

Por que a água do rio Pinheiros está verde?

CLUBE DE COMÉDIA

Em novo projeto, Internacional Shopping leva show de stand up para o Cinemark

NFL NO BRASIL

Onde assistir ao vivo, online e de graça ao jogo Eagles x Packers

VAI ASSISTIR ALGUM?

Cinema em Guarulhos: 4 dicas de filmes para assistir em setembro

MERCADO AQUECIDO

O preço de 7 carros seminovos bons no maior Auto Shopping de Guarulhos

PODE ISSO?

Voo de balão no Bosque Maia: Prefeitura de Guarulhos explica por que liberou passeio

NESTA QUINTA (29)

Dica de passeio: Encontro de Carros Antigos no Internacional Shopping

ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL

Avança projeto de R$ 4 bilhões para o novo centro de São Paulo

PEOPLE MOVER

Aeromóvel de Guarulhos não vai ser inaugurado em agosto. Quando fica pronto?