Museu do Videogame em Guarulhos: Tudo sobre o evento no Internacional

Com 440 videogames em exposição e dezenas de telas disponíveis para jogar, Museu do Videogame fica na cidade até 28 de julho.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Fotos: Guarulhos Todo Dia

Publicado em 07/07/2024 às 17:19 / Leia em 4 minutos

O Museu do Videogame Itinerante está de volta a Guarulhos. Pelo segundo ano consecutivo, a exposição interativa que roda diversas cidades do país acontece no Internacional Shopping. A entrada é totalmente gratuita e não há necessidade de reservar ingresso com antecedência. É só chegar e entrar. Montado ao lado no Mercado Extra, no primeiro piso, o espaço ficará aberto até 28 de julho e vai funcionar de domingo a domingo. O Guarulhos Todo Dia visitou o local e te conta por que esse é um ótimo programa para incluir na sua agenda deste mês.

A edição de 2024 tem cerca de 440 videogames em exposição, desde os primeiros consoles do mundo até os mais recentes com realidade virtual. Alguns estão em “vitrines”. O visitante pode ver, tirar foto e ler sobre a história daquele determinado console. No entanto, o que faz muito sucesso entre o público é poder jogar games clássicos e atuais. Tem dezenas de aparelhos funcionando, disponíveis para as pessoas aproveitarem.

Dá para se divertir com games como Super Mario World, Sonic, Crash Bandicoot, Street Fighter, Guitar Hero, Fifa, PES, Just Dance, Gran Turismo e muitos outros. Entre consoles para jogar, tem as cinco gerações de PlayStation, diversos modelos de Nintendo e Xbox, além de clássicos como Atari, Game Cube, Sega CD e Mega Drive. Simuladores de corrida, controles gigantes, um grande palco Just Dance e a área PlayStation VR2 estão entre os destaques.

Controle gigante para Super Mario Bros, da Nintendo

O Museu do Videogame é uma experiência incrível, recomendada para todas as idades.

Cleidson Lima, criador e curador do Museu do Videogame Itinerante, explica em entrevista ao GTD que o espaço é reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Museus.

“Nós fazemos um trabalho de resgate museológico assim como qualquer museu. Hoje, nós temos aqui um acervo de aproximadamente 440 videogames, desde o primeiro do mundo até o PlayStation 5. O acervo do museu é muito diversificado e completo, ele vai dos consoles portáteis, dos consoles de mesa, dos microcomputadores mais importantes da história do videogame, temos muito acessórios importantes para a história do videogame”.

O evento no ano passado foi considerado um sucesso. Neste ano, ele voltou ainda maior, com mais telas disponíveis para o público aproveitar.

“Tem muita opção, mas o que o pessoal mais gosta e se diverte é realidade virtual, simuladores de corrida e alguns clássicos, como Megadrive, Super Nintendo, Atari… o pai que jogou Atari nos anos 80, quando chega aqui e vê um Atari funcionando já escorre uma lágrima, vem aquela nostalgia e ele pode mostrar para o filho como se jogava na época. Tem toda essa diversidade que a gente apresenta aqui no museu”.

Simulador de Gran Turismo

Primeiro videogame do mundo

Apresentado pela primeira vez em 1972, o Magnavox Odyssey é o primeiro console de videogame doméstico comercial da história. Foi criado por Ralph Baer (1922-2014). Antes, em 1967, o engenheiro havia desenvolvido um aparelho chamado Brown Box –uma réplica está em exposição bem na entrada do espaço principal do Museu do Videogame no Internacional Shopping, em Guarulhos.

“Ralph Baer era um alemão que foi para os Estados Unidos e se naturalizou. Nos Estados Unidos, a partir dos 60 e 70, começou a ficar muito comum as empresas de engenheiros e inventores tentando inventar alguma coisa. Em uma dessas empresas, três engenheiros fizeram um equipamento eletrônico que era possível ligar numa TV residencial. Foi daí que surgiu a ideia do videogame. Nós temos aqui no museu uma réplica dessa caixa, que a gente chama de caixa marrom (brown box), que é o conceito do que seria o primeiro videogame do mundo. É uma réplica. Não é a original porque a original não existe mais”.

Cleidson Lima, criador e curador do Museu do Videogame Itinerante
Primeiro videogame do mundo foi originado da Brown Box
Brown Box, em exposição no Museu do Videogame Itinerante

Museu do Videogame Itinerante em Guarulhos – Edição 2024

  • Quando: De 6 a 28 de julho – inicialmente o evento iria até o dia 21, mas o prazo foi adiado
  • Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 15h às 21h / Domingo, das 14h às 20h
  • Onde: Internacional Shopping Guarulhos, ao lado do Mercado Extra
  • Quanto: Entrada gratuita, não precisa retirar ingresso. Só chegar e entrar
  • Instagram: @museudovideogameoficial

LEIA TAMBÉM -> Quanto custa o ingresso do cinema em Guarulhos? Veja os preços

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

LINHA 19-CELESTE

Projeto do Metrô em Guarulhos inclui túnel na Paulo Faccini com a Tiradentes

DIÁRIA CARA

Sob risco de leilão: 7.889 veículos estão apreendidos em pátios do Detran em Guarulhos

PROGRAMA ESTADUAL

7 escolas de Guarulhos querem ser cívico-militares; entidades tentam vetar projeto

CHAPA PURA

Eleições 2024: Márcio Nakashima (PDT) terá Josinaldo Cabeça como candidato a vice

VEJA COMO DENUNCIAR

Acidentes com balões na rede elétrica afetaram 453 casas em Guarulhos em 2024

ESQUEMA CRIMINOSO

Entenda o golpe do Pix errado e saiba como não ser enganado

Nomes nas urnas

Eleições 2024: partidos de Guarulhos começam a oficializar seus candidatos

LESÃO CORPORAL CULPOSA

Trânsito está mais violento em Guarulhos: Acidentes com feridos crescem 38% em um ano

ANTIGOS ADVERSÁRIOS

Eleições 2024: Elói Pietá (Solidariedade) terá Fran Corrêa (MDB) como candidata à vice

CHAPA DEFINIDA

Eleições 2024: Waldomiro Ramos (PSB) terá Claudia Papotto como candidata à vice

ENTENDA O CASO

Jardim Álamo protesta contra mudanças na rodovia Presidente Dutra

Quem vota na cidade

Conheça o perfil dos eleitores de Guarulhos que vão votar este ano