Você sabia que Guarulhos tem um Polo Cervejeiro que reúne produtores de cervejas artesanais aqui do município? A iniciativa, que começou há menos de um ano, realiza neste sábado (12) o seu primeiro grande evento: a Oktobierfest. O formato é “open beer”, ou seja, quem paga o ingresso tem direito a beber o quanto de cerveja quiser durante as seis horas do encontro, das 14h às 20h. A comida não está incluída no valor do entrada, mas no local será possível comprar churrasco, doces ou até fazer tatuagens. Tudo ao som de música ao vivo, com duas bandas de rock que vão se revezar nas apresentações.
A 1ª Oktobierfest de Guarulhos acontece na Cervejaria Viwa, que fica Rua José Sarraceni, 83, bem pertinho do Internacional Shopping. Serão pelo menos sete tipos de cerveja artesanal à disposição: Sour, Weiss, Amber Ale, APA, Hop Lager, Golden Ale e Pilsen. Os ingressos custam R$ 140 e estão à venda na Sympla. O ingresso dá direito a uma caneca personalizada para beber chopp à vontade, com você mesmo podendo se servir.
O Polo Cervejeiro de Guarulhos e Região tem seis cervejarias ao todo, cinco de Guarulhos (LAB Cervejaria, Rootz Cervejaria, Santa Madeo, Viwa Beer e Cervejaria Guaru) e uma de Arujá (a Arkangel Beer). Cada uma delas terá pelo menos uma cerveja própria para oferecer durante a Oktobierfest.
Além disso, quem for ao evento poderá beber a “Pilsen do Polo”, uma cerveja feita em parceria entre os seis cervejeiros. “É uma cerveja bem leve, de amargor baixo e mais saborosa”, explica Luis Henrique Souza, presidente do Polo Cervejeiro e fundador da Arkangel Beer, em entrevista ao Guarulhos Todo Dia.
“A Pilsen é a cerveja mais comum, que todo mundo toma, então a gente fez uma receita da Pilsen em colaboração com todas as cervejarias. A gente fez uma receita, produziu e vamos lançá-la nesse evento”, diz Luis. De acordo com o especialista, a bebida tem 4.7% de teor alcoólico e 13 de IBU (Unidade Internacional de Amargor) –o nível de amargor de uma bebida pode ir de 0 a 120; uma Pilsen costuma ter de 10 a 15 de IBU.
Quem costuma beber apenas as “cervejas de mercado” ou as populares de bar, pode se perguntar se vale a pena ir ao evento de cervejas artesanais. Segundo os organizadores, a ideia é justamente atrair esse tipo de público. O objetivo da Oktobierfest Guarulhos é despertar o paladar dos visitantes, mostrando como são boas e diversas as cervejas produzidas aqui na nossa cidade.
Saulo Borges, vice-presidente do Polo Cervejeiro e fundador da LAB. Cervejaria, explica que algo interessante das cervejas artesanais é a variedade de sabores. “Não temos nenhuma cerveja que tem menos de dois maltes diferentes, não temos nenhuma cerveja que tenha somente um lúpulo, são pelo menos dois. A mesma receita dele [outro cervejeiro] não vai ser igual a minha”, diz o especialista.
Dica do repórter: Eu pude ter um gostinho do que vai ser a Oktobierfest de Guarulhos, experimentando diferentes cervejas produzidas na LAB. Cervejaria. E posso dizer que é uma experiência que vale a pena. As bebidas têm muito sabor e ter alguém ali que entende do negócio, explicando como funciona a produção, quais são os sabores e oferecendo detalhes da cerveja, deixa tudo mais interessante.
1ª Oktobierfest de Guarulhos
- Quando: Sábado, 12 de outubro
- Horário: das 14h às 20h
- Onde: Cervejaria Viwa – Rua José Sarraceni, 83, Vila Augusta – Guarulhos
- Quanto: R$ 140 open beer (cerveja à vontade); ingressos à venda na Sympla
- Opções de alimentação: Churrasco e doces
- Música ao vivo? Sim, com bandas de rock.
- Mais informações: No Instagram @polocervejeirogru
LEIA TAMBÉM -> Visite GRU: Conheça a Artes do Brasil, a riqueza do artesanato em uma loja de Guarulhos