Três padarias de Guarulhos disputam o título do concurso Padocaria 2025. Elas foram as mais votadas na primeira fase da disputa, que teve votação livre durante o mês de setembro. Maria Cereja, Munhoz e Nova Guarulhos querem o título de melhor padaria da cidade. É a primeira vez que o Padocaria incluí outra cidade no concurso, fora da cidade de São Paulo. Desde 2021, o concurso elege a melhor padaria de cada região da capital, além das padarias que tem o Melhor Café, Melhor Pão de Fermentação Natural, Melhor Time de Chapeiros, Melhor Pãozinho, Melhor Pão na Chapa, Melhor Folhado e Melhor Pizza.
Quando foram divulgados os nomes das mais votadas de Guarulhos na primeira etapa de votação, muitos leitores comentaram sobre a ausência de padarias maiores, mais sofisticadas ou outras padarias com características importantes para parte do público, como funcionar por 24 horas. No entanto, na primeira fase do concurso, a votação foi completamente livre. Era possível, inclusive, incluir o nome da padaria preferida. Agora, na segunda fase, além do voto do público, que terá 50% de peso no resultado, há também o voto de um grupo de jurados, que também terá peso de 50%.
Nesta quinta-feira (23), Guarulhos Todo Dia acompanhou uma caravana com os organizadores e representantes de patrocinadores do concurso, pelas três concorrentes de Guarulhos que estão na disputa pelo título de melhor padaria da cidade. Vamos então conhecer um pouco mais de cada uma das três concorrentes que receberam mais votos dos guarulhenses e podem ganhar o título de melhor padaria da cidade em 2025.
Munhoz
“Somos uma padaria de origem. Uma padaria desenvolvida em torno do pão”. É assim que Antonio Martins, dono do estabelecimento, define a Padaria Munhoz, na Ponte Grande. Na visita, pareceu mesmo uma padaria típica de bairro, uma padaria “família”. Patrocinadora da camisa de um dos times de futebol da região, apoiadora da vizinha entidade beneficente Lar Regina, a Munhoz se preocupa em receber bem os clientes.
Todos os anos, o casal dono da padaria promove pelo menos cinco eventos especiais: na Páscoa, no Dia das Crianças e no Natal, traz o coelhinho, personagens infantis e o Papai Noel para agradar as crianças e na Black Friday e no Dia do Pão, oferece desconto de 50% no preço do pão francês, para agradar o bolso das famílias. Além disso, o estabelecimento tem a Dona Maria, uma simpática senhora, com mais de 30 anos de trabalho, que afirma conhecer de cor o gosto de boa parte dos clientes.
Durante a visita, nós ouvimos dona Dulcimar Sena, que estava comprando pão francês. Ela disse que é cliente da Munhoz há mais de 10 anos. “Acho que essa é mesmo a melhor padaria de Guarulhos. Além dos produtos de qualidade, o atendimento aqui é especial”. Américo Figueiredo, outro que comprava o pãozinho para o café da manhã, se disse cliente desde criança. Com mais de 40 anos comprando na Munhoz, também elogiou o atendimento da casa.
E por último, mas não menos importante, nós provamos alguns produtos da casa. O famoso forno a lenha, não dá para negar, parece mesmo fazer a diferença no sabor e na consistência do pão francês, por exemplo. Ainda mais quando se tem a chance de prová-lo ainda quente.




Nova Guarulhos
A antiga Pão de Luxo, na Vila Augusta, se transformou em Nova Guarulhos em 1993, quando Marcos Pires, o pai e o tio compraram o estabelecimento. Alguns anos depois, a família comprou imóveis vizinhos e fez uma grande ampliação. Além de ter um amplo balcão e espaço com mesas, quem entra não tem ideia de como é grande a área de produção. Áreas de panificação e confeitaria separadas, depósitos e área refrigerada separada para o descarte de produtos são diferenciais que não se encontram em qualquer padaria.
Equipamentos modernos não significam abandono da tradição. Com 36 anos de casa, o Sr. Cícero, padeiro, diz que nem pensa em parar. Trabalhar com a massa, com quem diz até conversar, parece mesmo ser mais que uma profissão para ele. Localizada em um bairro tradicional a padaria também tem se adaptado às mudanças que o mercado imobiliário muitas vezes traz para a cidade. Com a construção de muitos prédios nos últimos anos, a Vila Augusta tem atraído novos clientes, para se juntar às famílias que há três gerações já frequentam o estabelecimento.
Vlamir Chiavenatto, do Clube Buggy Corrida Maluka, diz que há 25 anos frequenta a Nova Guarulhos todos os dias. Ele estava no balcão durante a nossa visita. Segundo Vlamir, desde que se aposentou, vai mais de uma vez por dia. Para tomar café de manhã, comer uma torta de palmito e, toda sexta-feira, para comer um pernil que é preparado na casa. Na nossa prova, durante a caravana, foi possível perceber o motivo dessa atração exercida pelo balcão. Bons lanches e salgados fazem parte dos atrativos de uma boa padaria e a Nova Guarulhos investe bem nesse quesito e tem bons resultados. É o que tem dito também vários apoiadores da padaria neste concurso, nos comentários aos nossos posts sobre o Padocaria, no Instagram.




Maria Cereja
Tudo começou com uma doceria, em 1992, na avenida Paulo Faccini. Foi o investimento de Said Aurabi e da esposa. Em 1998 eles mudaram de local, na mesma avenida, na esquina com a rua Coral, perto de uma das entradas para o Bosque Maia, o parque mais movimentado da cidade. Em 2005, por incentivo de muitos clientes, eles decidiram fazer uma reforma e transformar o estabelecimento em uma padaria, com o mesmo nome.
A aposta deu certo. Com áreas de pães e doces bem separadas do balcão e das mesas, se tornou rapidamente um ponto de encontro para muitos moradores das casas e edifícios de alto padrão do bairro. A aposta em fornos de pizza a gás, rara na época, também se mostrou acertada. Vendidas em pedaços, as pizzas, repostas rapidamente, atraíram muitos clientes para o período da noite. Na área de pães, as baguetes recheadas também fizeram sucesso entre aqueles que preferiam levar produtos para fazer o lanche noturno em casa.
A veterinária Kátia Refaxo é uma das clientes da casa desde o seu início. Frequentava a doceria com o então namorado. E, depois de casada, passou a comprar lá o pão de forma tricolor que usava para fazer o lanche escolar do filho desde o maternal. Hoje na faculdade, o filho é fã do brownie da casa. Aliás, na nossa prova, é possível constatar que a origem como doceria ainda marca a Maria Cereja. As tortas, docinhos e doces tradicionais, como carolinas, estão entre os destaques da casa.




Padocaria
O chef Eduardo Maya e o jornalista Miguel Icassati são os fundadores e organizadores do concurso. Este ano, o Padocaria é patrocinado por Seara, Catupiry e Nutella, tem Nita como farinha oficial, Fys como refrigerante oficial e apoio da Food To Save, além de parceria com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo.
Leia mais: Últimos dias para escolher a melhor padaria de GuarulhosA pedido do MPF, Justiça concede liminar e proíbe cobrança de multa no free flow da Dutra