Vai faltar arroz no supermercado? A dica é: NÃO estoque o alimento!

84% da área cultivada no Rio Grande do Sul foi colhida antes do início das chuvas, então não existe risco de desabastecimento neste ano. Déficit será suprido com importação.

Redação Guarulhos Todo Dia

redacao@guarulhostododia.com.br

Marcelo Camargo/Agência Brasil e Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 10/05/2024 às 17:30 / Leia em 3 minutos

Grandes redes de supermercados no Brasil começaram a restringir a venda de pacotes de arroz. A medida é uma resposta ao comportamento de alguns consumidores nesta semana, que passaram a comprar mais arroz do que a média com medo que o produto acabe nos próximos meses por causa da tragédia no Rio Grande do Sul, maior produtor do grão no país. Houve aumento de mais de 30% nas vendas do alimento nos mercados. No entanto, de acordo com produtores, não existe risco de desabastecimento neste ano.

A medida de restringir a quantidade de vendas de pacotes de arroz é justamente para evitar que as pessoas façam estoques em casa e, aí sim, causem um problema de desabastecimento. A dica é: compre o que você costuma comprar normalmente.

Produtores de arroz e supermercados informam que não há risco de desabastecimento do grão no Brasil, apesar das enchentes no Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção nacional.

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul informou que 84% da área cultivada no RS foi colhida antes do início das chuvas. “De modo que a projeção da safra 2023/2024 atinge aproximadamente 7.150 toneladas, o que representa uma redução de cerca de 1,24% em relação ao volume produzido na safra anterior”. Esse déficit será suprido com importação.

Presidente da Fedearroz, Alexandre Velho explicou que há um “problema momentâneo de logística”, principalmente na ligação com o interior do Rio Grande do Sul. Porém, a ligação com os grandes centros, por meio da BR-101, está normal. “Temos bastante arroz para deslocar para as regiões centrais do Brasil. Então não existe qualquer problema com relação ao abastecimento ou uma necessidade urgente de importação”, disse.

Importação

Para evitar especulação, o governo federal publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10), uma medida provisória que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento a importar até 1 milhão de toneladas de arroz beneficiado ou em casca, por meio de leilões públicos, para recompor os estoques públicos.

De acordo com a MP, os estoques terão, como destino preferencial, pequenos varejistas das regiões metropolitanas. A expectativa é de que, na primeira etapa, sejam compradas 200 mil toneladas de arroz. A importação deve acontecer dos países vizinhos do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai, e eventualmente da Bolívia.

Não vai faltar arroz nos supermercados

Na mesma linha dos rizicultores, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informou estar normalizado o abastecimento no varejo, “com diversas marcas, preços e promoções para atender à demanda de consumo tanto nas lojas físicas quanto pelo e-commerce”.

A entidade, no entanto, recomenda, aos consumidores, que não façam estoques em casa para que todos tenham acesso contínuo ao produto. Em caráter preventivo, a Abras manifestou apoio à abertura da importação para completar o abastecimento da população brasileira.

*Com informações da Agência Brasil


LEIA TAMBÉM -> Guarulhos arrecada 55 toneladas de doações para o RS; saiba onde doar no sábado e no domingo

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

LINHA 19-CELESTE

Projeto do Metrô em Guarulhos inclui túnel na Paulo Faccini com a Tiradentes

DIÁRIA CARA

Sob risco de leilão: 7.889 veículos estão apreendidos em pátios do Detran em Guarulhos

O preço tá bom?

Feijoada vai bem nesse frio? Então não esqueça da couve manteiga. O preço está bom.

DROGAS INGERIDAS

Cresce o número de prisões de “mulas” do tráfico no Aeroporto de Guarulhos

AGENDA GUARULHOS

Festa julina do Bosque Maia vai até dia 21; confira preços das atrações e comidas

VEJA OS VALORES

Aeroporto de Guarulhos terá tarifas de embarque e conexão mais caras a partir de agosto

ÁGUA NA BOCA

Guia: 9 pizzarias bem avaliadas em Guarulhos; cidade tem paixão por pizza!

BOTA CASACO, TIRA CASACO

São Paulo registra a tarde mais fria do ano: 13 graus. Mas o tempo vai mudar…

TRABALHO

Latam está com vagas de emprego abertas no Aeroporto de Guarulhos

VIAGEM E PASSEIO EM SP

O preço médio da diária em hotéis e pousadas de Campos do Jordão em 2024

O podcast do GTD

A greve que não houve, a verba polêmica e muito mais, em A Semana em Guarulhos

DICA NA CIDADE

Museu do Videogame em Guarulhos: Tudo sobre o evento no Internacional

EM CARTAZ

Quanto custa o ingresso do cinema em Guarulhos? Veja os preços