Sobe o número de batidas em postes de Guarulhos: 8 mil casas já ficaram sem luz em 2024

Concessionária que administra o fornecimento de energia elétrica em Guarulhos registrou aumento de 301% nas ocorrências de falta de luz por causa de acidentes de trânsito em 2024.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Reprodução e Divulgação/EDP

Publicado em 16/05/2024 às 19:06 / Leia em 4 minutos

Nos três primeiros meses de 2024, mais de 8 mil residências de Guarulhos ficaram sem luz em algum momento por causa de acidentes de trânsito, alta de 301% em relação ao que foi registrado no primeiro trimestre do ano passado. Ao todo, foram 29 ocorrências envolvendo colisão de veículos em postes. Os dados são da EDP, concessionária que administra o fornecimento de energia elétrica na cidade.

Um caso recente aconteceu na madrugada desta quinta-feira (16), na avenida Otávio Braga de Mesquita, perto da Praça 8. Um veículo bateu em um poste que fica em frente a vários comércios da região, mas o motorista conseguiu deixar o local com o carro. Quem passou pelo local de manhã percebeu o risco da situação: o poste estava em curto-circuito e virado para cair, conforme registrado em reportagem do Guarulhos Todo Dia.

Acionada, a EDP foi até o local ainda de manhã e chegou a tempo de evitar danos maiores. “Os danos ao poste foram provocados pela colisão de um veículo e será necessária a substituição da estrutura. Por questões de segurança, clientes localizados no entorno ficarão com o fornecimento de energia interrompido até a conclusão dos serviços”, informou a concessionária, em nota enviada de manhã. Durante a tarde, o trânsito foi liberado na Otávio Braga. A EDP concluiu o trabalho e reestabeleceu a energia à noite.

Esse tipo de acidente, além dos danos materiais e de ocasionar a interrupção de energia em residências, escolas, comércios e hospitais, traz risco de morte ou de ferimentos graves para motoristas, pedestres.

“Em sua grande maioria, essas ocorrências demandam reparos complexos e necessitam do envolvimento de um grande efetivo das equipes de manutenção da EDP, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, e de departamentos responsáveis pelo trânsito e mobilidade das cidades.”

EDP, sobre colisões de veículos

Motorista que derruba poste pode ter que arcar com os custos

O Brasil não tem uma lei específica sobre acidentes que envolvem colisão de veículos em postes. No entanto, a jurisprudência atual indica que o proprietário do carro, quando identificado e responsabilizado pelo acidente, é quem deve arcar com a reposição do equipamento. Para não pagar, o motorista precisa demonstrar que não teve culpa.

Em 2010, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o prejuízo nessas situações não é da concessionária. “O poste de iluminação, corretamente instalado na via pública, constitui obstáculo imóvel e não é capaz de provocar acidentes sozinho”, diz o texto da decisão, que obrigou o proprietário a arcar com os custos.

Dicas de prevenção e segurança

Abaixo, a EDP lista como evitar e o que fazer quando acontece esse tipo de acidente, inclusive se você for um morador prejudicado pela falta de energia elétrica:

  • Para evitar colisões em postes, é importante que os motoristas estejam atentos e dirijam com cautela;
  • Se for dirigir, não consumir bebidas alcóolicas;
  • Seguir a direção defensiva, obedecer aos limites de velocidade, principalmente, em dias chuvosos para evitar a aquaplanagem;
  • Verificar os pneus e fazer a manutenção do veículo são fundamentais para assegurar uma direção segura;
  • Os cuidados devem ser redobrados aos finais de semana e nos feriados, quando o movimento é maior;
  • Em caso de colisão em postes, a recomendação é não sair de dentro do veículo. Com a colisão, fios e cabos elétricos podem ter caído sobre o veículo e o risco de morte por choque elétrico é alto;
  • Ao se deparar com um acidente e verificar cabos no chão, não se aproxime e nem tente socorrer as vítimas,

Em caso de acidentes relacionados ao sistema de energia, nunca se aproxime do local e acione a EDP pelos canais de atendimento:

  • EDP Online no www.edponline.com.br
  • Aplicativo EDP Online
  • Whatsapp EDP: (11) 93465-2888
  • Central de atendimento por telefone 0800 721 0123
  • Agências de atendimento presencial

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