9 de Julho: Veja o que abre e o que fecha em Guarulhos no feriado emendado

9 de Julho não é um feriado nacional, mas sim estadual. Neste ano, 8 de julho é considerado ponto facultativo.

Redação Guarulhos Todo Dia

redacao@guarulhostododia.com.br

Divulgação/Prefeitura de Guarulhos

Publicado em 05/07/2024 às 11:52 / Leia em 5 minutos

O feriado estadual da Revolução Constitucionalista acontece nesta terça-feira (9 de julho). Em pleno mês de férias escolares, é uma ótima ocasião para quem pode emendar o fim de semana com mais dois dias de descanso. Muita gente aproveita para colocar as coisas em ordem dentro de casa ou para resolver pendências. Saiba aqui o que abre e o que fecha nesse feriado. Informações importantes também para aqueles que são escalados para trabalhar, enquanto a maioria descansa.

Vale lembrar que 9 de Julho não é um feriado nacional, mas sim um feriado no estado de São Paulo. Neste ano, como dia 8 de julho cai na segunda-feira, é considerado ponto facultativo.

Bancos

As agências bancárias do estado de São Paulo não vão abrir na terça-feira (9), mas funcionarão normalmente na segunda (8). As contas de consumo (água, energia, telefone), compensações bancárias como a TED e os carnês com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte, ou seja, 10 de julho, quarta-feira.

O PIX, que não para, continua funcionando normalmente. Durante a terça-feira de feriado, utilize os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências.

“Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Atualmente, 8 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Serviços da Prefeitura de Guarulhos no 9 de Julho

Sobre os serviços públicos em Guarulhos, a prefeitura fez um resumo, que reproduzimos na imagem que ilustra este texto. As creches e escolas não estarão abertas. Na segunda-feira (8), inclusive, começam as férias escolares na rede municipal. As aulas voltam somente no dia 22 de julho.

O estacionamento nas ruas com Zona Azul estará liberado somente no domingo e na segunda. Os parques abrirão normalmente: fica a dica para curtir a festa junina do Bosque Maia. Além disso, o Zoológico também é uma opção: ele vai abrir sábado, domingo, segunda e terça-feira. Se tem entulho ou coisas velhas para se livrar, alguns ecopontos estarão funcionando. Veja todas as informações na imagem.

As UBSs estarão fechadas nos quatro dias de emenda. A única exceção será o sábado (6), quando quatro delas (Itapegica, Jovaia, Santa Paula e Pimentas) funcionarão das 8h às 17h pelo Programas Saúde Agora.

E o Poupatempo?

Os postos do Poupatempo em todo o estado de São Paulo estarão fechados no dia 9 de julho. No entanto, as agências vão abrir na segunda-feira, mediante agendamento prévio de data e horário. Faça o agendamento pelo site.

Ônibus da EMTU, trem da CPTM e Metrô

No sábado (6), domingo (7) e segunda-feira (8), a programação de trens da CPTM será normal. Já no feriado na terça-feira (9), a operação será semelhante a de um domingo.

Assim como a CPTM, nos dias 6 e 7 de julho, o Metrô contará com uma programação normal de sábado e de domingo. Já na segunda-feira (8) e no feriado da terça-feira (9), a empresa prevê demanda menor do que dias úteis típicos, então a operação será similar a de sábado (na segunda) e domingo (na terça).

As tabelas horárias dos ônibus da EMTU que circulam em Guarulhos, no sábado (6) e domingo (7), serão as normais dos fins de semana. Na segunda-feira (8), as linhas obedecerão às tabelas de dias úteis, com exceção a um conjunto de linhas que terão horário diferenciado. A lista destes serviços poderá ser consultada nas redes sociais e no site da EMTU. Já na terça-feira (9), a programação será equivalente a de domingos e feriados.

Outros lugares

A abertura do comércio é facultativa. Nos shoppings, a prática nos dias de feriados é de abertura das lojas no horário dos domingos, a partir das 14h até as 22h. Na segunda e no sábado, o horário será o de sempre.

Se você precisar ir para a cidade de São Paulo, o rodízio de veículos está suspenso nos dois dias. Também estarão suspensas as restrições para circulação nas faixas de ônibus e para caminhões e fretados.

No mais, se programe, curta a família e, se puder, aproveite o descanso do feriado de 9 de Julho.

LEIA TAMBÉM -> Entenda o significado do feriado de 9 de julho

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

LINHA 19-CELESTE

Projeto do Metrô em Guarulhos inclui túnel na Paulo Faccini com a Tiradentes

DIÁRIA CARA

Sob risco de leilão: 7.889 veículos estão apreendidos em pátios do Detran em Guarulhos

O preço tá bom?

Feijoada vai bem nesse frio? Então não esqueça da couve manteiga. O preço está bom.

DROGAS INGERIDAS

Cresce o número de prisões de “mulas” do tráfico no Aeroporto de Guarulhos

AGENDA GUARULHOS

Festa julina do Bosque Maia vai até dia 21; confira preços das atrações e comidas

VEJA OS VALORES

Aeroporto de Guarulhos terá tarifas de embarque e conexão mais caras a partir de agosto

ÁGUA NA BOCA

Guia: 9 pizzarias bem avaliadas em Guarulhos; cidade tem paixão por pizza!

BOTA CASACO, TIRA CASACO

São Paulo registra a tarde mais fria do ano: 13 graus. Mas o tempo vai mudar…

TRABALHO

Latam está com vagas de emprego abertas no Aeroporto de Guarulhos

VIAGEM E PASSEIO EM SP

O preço médio da diária em hotéis e pousadas de Campos do Jordão em 2024

O podcast do GTD

A greve que não houve, a verba polêmica e muito mais, em A Semana em Guarulhos

DICA NA CIDADE

Museu do Videogame em Guarulhos: Tudo sobre o evento no Internacional

EM CARTAZ

Quanto custa o ingresso do cinema em Guarulhos? Veja os preços