Procon Guarulhos ameaça aplicar multa de R$ 13 milhões na Casas Bahia

Nos últimos cinco anos, o órgão de defesa do consumidor registrou 1.044 reclamações de clientes insatisfeitos com a varejista.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Google Maps

Publicado em 05/07/2024 às 17:37 / Leia em 4 minutos

A empresa Casas Bahia recebeu uma notificação do Procon Guarulhos nesta semana e deve prestar esclarecimentos sobre possíveis irregularidades no atendimento. Nos últimos cinco anos, o órgão de defesa do consumidor registrou 1.044 reclamações de clientes insatisfeitos com a varejista. Uma das principais queixas é a venda enganosa de seguros embutidos em contrato. Se a companhia não se explicar nem parar com “as condutas lesivas”, o Procon anunciou que abrirá um processo administrativo, com multa de até R$ 13,1 milhões.

Segundo o órgão, a empresa já sofreu uma multa de R$ 10 milhões em 2019, sendo inscrita na dívida ativa. No entanto, ainda há um elevado de reclamações de quem compra nas diversas lojas das Casas Bahia aqui na cidade. Veja os números dos últimos cinco anos abaixo:

  • 2020 – 369 reclamações
  • 2021 – 90 reclamações
  • 2022 – 226 reclamações
  • 2023 – 253 reclamações
  • 2024 (até junho) – 106 reclamações

O Procon entende que “a recorrência das reclamações sugere que a Casas Bahia precisa implementar melhorias significativas em seus processos internos e no atendimento ao cliente”.

Reclamações contra a Casas Bahia

De acordo com o Procon Guarulhos, as principais reclamações registradas contra a Casas Bahia são as seguintes:

1 – Venda enganosa de seguros embutidos no ato da contratação sem que o consumidor tenha ciência.

Nesses casos, a empresa coloca seguros e garantias estendidas no momento da compra sem o consentimento ou conhecimento adequado do consumidor, que em muitos casos são idosos. Tal conduta resulta em valores altíssimos, que prejudicam o cliente com custos adicionais inesperados e desnecessários.

São diversos seguros, tais como garantia estendida, proteção financeira de capital vinculado, bilhete de microsseguro vida protegida e premiada e título de capitalização.

2 – Contratos de financiamentos com os altos juros

Alguns consumidores apontam que o valor de produtos pode superar o dobro do original. Os reclamantes relatam ainda que a empresa não permite a antecipação do pagamento do carnê de financiamento com a descapitalização de juros, o que fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

3 – Atendimento no pós-venda

Clientes informam dificuldades ao procurarem os gerentes e vendedores, sendo tratados com total descaso e informados que nada pode ser feito. Os consumidores que se sentem lesados dizem ainda que a orientação dos funcionários é para que eles procurem seus direitos na Justiça.

Fiscalização do Procon na Casas Bahia, em Guarulhos
Fiscalização do Procon na Casas Bahia, em Guarulhos (Foto: Divulgação/PMG)

O que diz o Procon Guarulhos

O Procon Guarulhos aponta que a venda enganosa de seguros é um problema grave, especialmente quando acontece em grandes redes de varejo.

Além disso, sobre o comportamento dos vendedores, a entidade defende que “essas atitudes demonstram que tanto a comunicação como o serviço de atendimento ao cliente são ineficazes, resultando em frustração e na procura pelo órgão de defesa do consumidor para a solução das queixas.

“O órgão adverte que a loja de departamentos precisa revisar e ajustar seus processos para garantir um serviço de qualidade aos consumidores. Transparência nas condições de venda, cumprimento dos prazos de entrega e um atendimento pós-venda eficaz são essenciais para reconquistar a confiança dos clientes”.

Procurada pelo Guarulhos Todo Dia, a Casas Bahia não enviou um posicionamento até a publicação deste texto. Assim que houver uma resposta, atualizaremos a reportagem.

Como reclamar

Consumidores que estiverem enfrentando problemas similares devem registrar formalmente suas queixas junto ao Procon. Tem o telefone do Disque-Denúncia 151 e o site procon.guarulhos.sp.gov.br.

De forma presencial, o atendimento à população é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em três unidades:

  • Central: rua Sete de Setembro, 164, Centro.
  • São João: rua Mesquita, 161, Jardim São João – Telefone: (11) 2408-4315.
  • Pimentas: estrada do Capão Bonito, 53, Conjunto Marcos Freire (prédio do CIC) – Telefone: (11) 3202-1312.

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

ENTENDA A DECISÃO

Lucas Sanches veta pagamento de ônibus com cartões de débito e crédito

PROGRAMAÇÃO

Papai Noel chega ao Internacional Shopping: confira os horários do Bom Velhinho

CONTEÚDO DE MARCA

Estacionamento no aeroporto de Guarulhos: saiba como economizar até 70% com a Movepark

5 Dicas GTD

Como se preparar na semana da primeira prova do Enem

Isenção para Arujá

Justiça suspende cobrança do pedágio eletrônico na Mogi-Dutra, para veículos de Arujá

Halloween em Guarulhos

Halloween agita Guarulhos, com movimento no comércio, além de muitos eventos e festas

LUGARES

Visite GRU: Cantina D’Elia, um dos restaurantes italianos mais tradicionais de Guarulhos

GTD VEÍCULOS

BYD inicia produção em Camaçari e lança carro híbrido plug-in flex

Siga Fácil - e pague

Cobrança de pedágio eletrônico começa dia 1º, na Mogi-Dutra e na Mogi-Bertioga

PASSEIO NA CIDADE

Internacional Shopping constrói Chorão House em Guarulhos: exposição, pista de skate e arte

Olha a velocidade!

Vai pegar a estrada? 50 novos radares entram em operação em rodovias estaduais nesta quarta (29)

ESPORTE

Agenda de jogos do Vôlei Guarulhos BateuBet no 1º turno da Superliga Masculina

Pedágio liberado

TJSP suspende liminar e autoriza cobrança de pedágio eletrônico na Mogi-Dutra e na Mogi-Bertioga