As eleições em Guarulhos começaram: entenda o calendário da corrida para prefeito

Primeiro turno das eleições vai acontecer daqui a menos de três meses. Até lá, agentes públicos devem seguir uma série de regras para não infringir a lei eleitoral.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Divulgação/CNM

Publicado em 10/07/2024 às 18:31 / Leia em 4 minutos

Desde o último sábado, 6 de julho, agentes públicos estão proibidos de uma série de atos. As medidas, determinadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e definidas no calendário eleitoral, têm como objetivo evitar qualquer eventual favorecimento a determinadas pré-candidaturas, fortalecendo a igualdade entre os concorrentes na disputa eleitoral de outubro. Por isso, a partir de agora, os políticos ativaram de vez o “modo eleições” e você não verá, até por força da lei, muitos anúncios de investimentos, obras e entregas. O que tinha de mais importante para ser anunciado foi feito pelos políticos nas últimas semanas.

Apesar de o atual prefeito de Guarulhos, Guti, não concorrer nas eleições deste ano por estar em seu segundo mandato, parte de sua equipe de secretários e agentes tentará se eleger. Além disso, vereadores, políticos das diferentes esferas e o próprio Guti participarão da campanha na tentativa de turbinar os votos de seus aliados na cidade.

Pré-candidatos em Guarulhos

Existem oito pré-candidatos ao cargo de prefeito de Guarulhos. Veja quem são, em ordem alfabética: Alencar Santana (PT), Elói Pieta (Solidariedade), Jorge Wilson – Xerife do Consumidor (Republicanos), Lucas Sanches (PL), Márcio Nakashima (PDT), Professor Jesus (Podemos), Thiago Surfista (Novo) e Waldomiro Ramos (PSB).

Calendário eleitoral

Até o momento, todos são pré-candidatos. De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para formalizar coligações, além de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. A partir do registro, tornam-se candidatos.

No dia 16 de agosto, começa a propaganda eleitoral. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa. A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro.

O primeiro turno das eleições acontece no dia 6 de outubro. Caso tenha segundo turno em Guarulhos, a votação acontece em 27 de outubro.

O que está proibido pela Justiça Eleitoral

A partir de 6 de julho, data que marcou 90 dias para a realização do primeiro turno das eleições, ficou proibido aos agentes públicos “nomear, contratar ou mesmo admitir, dispensar sem justa causa, suprimir, readaptar vantagens ou, por outros meios, dificultar ou impedir o exercício da função de pessoa servidora pública. São vedadas, ainda, a remoção, a transferência ou a exoneração de ofício”. Existem algumas ressalvas, como a nomeação de aprovados em concursos públicos homologados até 6 de julho.

Além disso, até a realização das eleições não é permitida, na realização de inaugurações de obras públicas ou na divulgação de prestação de serviços públicos, a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos. A lei também proíbe candidatos de comparecer a inaugurações de obras públicas.

Durante esse período, os agentes públicos não podem realizar transferência voluntária de recursos da União (governo federal) aos estados e aos municípios e dos estados aos municípios, ressalvadas as exceções previstas em lei.

Além disso, com exceção da propaganda de produtos e serviços com concorrência no mercado, não é permitido autorizar publicidade institucional de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, exceto em casos de urgente necessidade pública, reconhecida pela Justiça Eleitoral. Também é proibido fazer pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão fora do horário eleitoral gratuito.

Consulte a lista completa aqui.


LEIA TAMBÉM:

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

ENTENDA A DECISÃO

Lucas Sanches veta pagamento de ônibus com cartões de débito e crédito

PROGRAMAÇÃO

Papai Noel chega ao Internacional Shopping: confira os horários do Bom Velhinho

CONTEÚDO DE MARCA

Estacionamento no aeroporto de Guarulhos: saiba como economizar até 70% com a Movepark

5 Dicas GTD

Como se preparar na semana da primeira prova do Enem

Isenção para Arujá

Justiça suspende cobrança do pedágio eletrônico na Mogi-Dutra, para veículos de Arujá

Halloween em Guarulhos

Halloween agita Guarulhos, com movimento no comércio, além de muitos eventos e festas

LUGARES

Visite GRU: Cantina D’Elia, um dos restaurantes italianos mais tradicionais de Guarulhos

GTD VEÍCULOS

BYD inicia produção em Camaçari e lança carro híbrido plug-in flex

Siga Fácil - e pague

Cobrança de pedágio eletrônico começa dia 1º, na Mogi-Dutra e na Mogi-Bertioga

PASSEIO NA CIDADE

Internacional Shopping constrói Chorão House em Guarulhos: exposição, pista de skate e arte

Olha a velocidade!

Vai pegar a estrada? 50 novos radares entram em operação em rodovias estaduais nesta quarta (29)

ESPORTE

Agenda de jogos do Vôlei Guarulhos BateuBet no 1º turno da Superliga Masculina

Pedágio liberado

TJSP suspende liminar e autoriza cobrança de pedágio eletrônico na Mogi-Dutra e na Mogi-Bertioga