As eleições em Guarulhos começaram: entenda o calendário da corrida para prefeito

Primeiro turno das eleições vai acontecer daqui a menos de três meses. Até lá, agentes públicos devem seguir uma série de regras para não infringir a lei eleitoral.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Divulgação/CNM

Publicado em 10/07/2024 às 18:31 / Leia em 4 minutos

Desde o último sábado, 6 de julho, agentes públicos estão proibidos de uma série de atos. As medidas, determinadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e definidas no calendário eleitoral, têm como objetivo evitar qualquer eventual favorecimento a determinadas pré-candidaturas, fortalecendo a igualdade entre os concorrentes na disputa eleitoral de outubro. Por isso, a partir de agora, os políticos ativaram de vez o “modo eleições” e você não verá, até por força da lei, muitos anúncios de investimentos, obras e entregas. O que tinha de mais importante para ser anunciado foi feito pelos políticos nas últimas semanas.

Apesar de o atual prefeito de Guarulhos, Guti, não concorrer nas eleições deste ano por estar em seu segundo mandato, parte de sua equipe de secretários e agentes tentará se eleger. Além disso, vereadores, políticos das diferentes esferas e o próprio Guti participarão da campanha na tentativa de turbinar os votos de seus aliados na cidade.

Pré-candidatos em Guarulhos

Existem oito pré-candidatos ao cargo de prefeito de Guarulhos. Veja quem são, em ordem alfabética: Alencar Santana (PT), Elói Pieta (Solidariedade), Jorge Wilson – Xerife do Consumidor (Republicanos), Lucas Sanches (PL), Márcio Nakashima (PDT), Professor Jesus (Podemos), Thiago Surfista (Novo) e Waldomiro Ramos (PSB).

Calendário eleitoral

Até o momento, todos são pré-candidatos. De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para formalizar coligações, além de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. A partir do registro, tornam-se candidatos.

No dia 16 de agosto, começa a propaganda eleitoral. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa. A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro.

O primeiro turno das eleições acontece no dia 6 de outubro. Caso tenha segundo turno em Guarulhos, a votação acontece em 27 de outubro.

O que está proibido pela Justiça Eleitoral

A partir de 6 de julho, data que marcou 90 dias para a realização do primeiro turno das eleições, ficou proibido aos agentes públicos “nomear, contratar ou mesmo admitir, dispensar sem justa causa, suprimir, readaptar vantagens ou, por outros meios, dificultar ou impedir o exercício da função de pessoa servidora pública. São vedadas, ainda, a remoção, a transferência ou a exoneração de ofício”. Existem algumas ressalvas, como a nomeação de aprovados em concursos públicos homologados até 6 de julho.

Além disso, até a realização das eleições não é permitida, na realização de inaugurações de obras públicas ou na divulgação de prestação de serviços públicos, a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos. A lei também proíbe candidatos de comparecer a inaugurações de obras públicas.

Durante esse período, os agentes públicos não podem realizar transferência voluntária de recursos da União (governo federal) aos estados e aos municípios e dos estados aos municípios, ressalvadas as exceções previstas em lei.

Além disso, com exceção da propaganda de produtos e serviços com concorrência no mercado, não é permitido autorizar publicidade institucional de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, exceto em casos de urgente necessidade pública, reconhecida pela Justiça Eleitoral. Também é proibido fazer pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão fora do horário eleitoral gratuito.

Consulte a lista completa aqui.


LEIA TAMBÉM:

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

LINHA 19-CELESTE

Projeto do Metrô em Guarulhos inclui túnel na Paulo Faccini com a Tiradentes

DIÁRIA CARA

Sob risco de leilão: 7.889 veículos estão apreendidos em pátios do Detran em Guarulhos

O preço tá bom?

Feijoada vai bem nesse frio? Então não esqueça da couve manteiga. O preço está bom.

DROGAS INGERIDAS

Cresce o número de prisões de “mulas” do tráfico no Aeroporto de Guarulhos

AGENDA GUARULHOS

Festa julina do Bosque Maia vai até dia 21; confira preços das atrações e comidas

VEJA OS VALORES

Aeroporto de Guarulhos terá tarifas de embarque e conexão mais caras a partir de agosto

ÁGUA NA BOCA

Guia: 9 pizzarias bem avaliadas em Guarulhos; cidade tem paixão por pizza!

BOTA CASACO, TIRA CASACO

São Paulo registra a tarde mais fria do ano: 13 graus. Mas o tempo vai mudar…

TRABALHO

Latam está com vagas de emprego abertas no Aeroporto de Guarulhos

VIAGEM E PASSEIO EM SP

O preço médio da diária em hotéis e pousadas de Campos do Jordão em 2024

O podcast do GTD

A greve que não houve, a verba polêmica e muito mais, em A Semana em Guarulhos

DICA NA CIDADE

Museu do Videogame em Guarulhos: Tudo sobre o evento no Internacional

EM CARTAZ

Quanto custa o ingresso do cinema em Guarulhos? Veja os preços