Orgulho do esporte de Guarulhos, Rebeca Andrade estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 neste domingo (28), a partir das 16h (horário de Brasília). Dá para assistir ao evento de graça na Globo e na Cazé TV (YouTube). O SporTV também faz a transmissão. A guarulhense, que fez história em Tóquio ao se tornar a primeira mulher brasileira a ganhar duas medalhas (uma de ouro e uma de prata) na mesma edição de Olimpíada, chegou à França como um dos principais nomes da ginástica artística feminina do mundo. E é uma das poucas com condições de bater de frente com a norte-americana Simone Biles.
O domingo (28) ainda não tem medalha em jogo. É a fase de classificação para as decisões. Rebeca Andrade e as outras quatro ginastas brasileiras, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares, vão em busca de uma vaga para o Brasil na final por equipes, marcada para terça-feira (30), às 13h.
Veja a programação da ginástica artística na Olimpíada de Paris em 2024, sempre pelo horário de Brasília:
- Domingo (28): Qualificação – 16h (horário de Brasília)
- Terça-feira (30): Final por equipes – 13h
- Quinta-feira (1º): Final Individual geral – 13h
- Sábado (3): Final salto – 11h
- Domingo (4): Final barras assimétricas – 10h40
- Segunda-feira (5): Final trave – 7h30 / Final solo – 9h
Rebeca Andrade é de Guarulhos!
Nascida em maio de 1999, Rebeca Andrade passou a infância no bairro da Vila Fátima e veio de uma família grande (ela tem sete irmãos) e unida, mas que enfrentou muitas dificuldades financeiras. Já aos 5 anos de idade, a guarulhense começou sua trajetória na ginástica. Ela frequentava aulas no ginásio Bonifácio Cardoso, que fica no Gopoúva.
O responsável por levá-la era o irmão mais velho, Emerson. Juntos, chegavam a caminhar duas horas para a pequena ginasta treinar. Quando pegavam o vale-transporte da mãe, era a mãe que caminhava três horas até o emprego. Mais tarde, Emersou começou a recolher lixo reciclável pelo caminho, conseguiu juntar dinheiro e comprar uma bicicleta para levar a irmã na garupa para os treinos.
Rebeca Andrade participou do Programa de Iniciação Esportiva de Guarulhos durante aproximadamente quatro anos. “A Rebeca chegou com a tia no ginásio, toda tímida. Quando pedi a ela para dar um salto, logo vi um talento incrível, que precisaria ser lapidado. E foi isso que fizemos com ela na Iniciação”, disse a professora Mônica dos Anjos.
Durante o período em que permaneceu em Guarulhos, Rebeca representou a cidade em inúmeras competições, entre elas o Brasileiro Infantil, quando ajudou a equipe a ficar na terceira colocação.
A ginasta deixou a cidade onde nasceu aos 10 anos e mudou-se para Curitiba, com o objetivo de ter melhores condições de treinos e crescer no esporte. Lá, ela dividia moradias com colegas e treinadores. Já em 2011, a menina de 12 anos virou atleta do Flamengo e foi morar no Rio de Janeiro.
Além das duas medalhas que conquistou em Tóquio, Rebeca Andrade também foi campeã mundial no salto e campeã mundial no individual geral de ginástica artística. Uma guarulhense que vale ouro!
LEIA TAMBÉM -> Filme Deadpool & Wolverine domina cinemas de Guarulhos, mas crianças não podem assistir