O Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (antigo Ibope) realiza uma nova pesquisa nesta semana para medir as intenções de voto à prefeitura de Guarulhos. O instituto vai ouvir presencialmente 800 eleitores da cidade, que é o segundo maior colégio eleitoral de São Paulo. O resultado será divulgado na terça-feira, 13 de agosto. De acordo com o TSE, a pesquisa registrada com o número SP-06553/2024 foi encomendada pela Libens Empreendimentos Imobiliários LTDA, a um custo de R$ 69,8 mil. A margem de erro será de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Essa será a primeira pesquisa das eleições de Guarulhos após a realização das convenções que chancelaram todos os candidatos. Estarão na lista os nomes dos seis confirmados na disputa pela sucessão de Guti, que encerra o seu mandato como prefeito em dezembro, após oito anos no cargo.
A disputa eleitoral na cidade tem Alencar Santana (PT), Elói Pietá (Solidariedade), Jorge Wilson (Republicanos), Lucas Sanches (PL), Márcio Nakashima (PDT) e Waldomiro Ramos (PSB).
A pesquisa Ipec vai testar o grau de conhecimento do eleitor em relação aos candidatos, além de apontar índices de rejeição e o fator “puxador votos” –ou seja, qual o peso do apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ex-presidente Jair Bolsonaro, do governador Tarcísio de Freitas e do prefeito Guti a um determinado candidato. No caso de Guarulhos, Lula apoia Alencar Santana, enquanto os outros três políticos endossam a campanha de Jorge Wilson.
- LEIA TAMBÉM -> Entenda o calendário da corrida para prefeito de Guarulhos
A última pesquisa do Ipec foi realizada em junho, antes das convenções partidárias.
O levantamento do instituto realizado há dois meses foi o que apontou o ex-prefeito Pietá em melhor situação, com 34% das intenções de voto. O Xerife do Consumidor aparecia com 12%; Alencar Santana, 8%; Lucas Sanches, 7%, e Márcio Nakashima, 6%. Brancos/Nulos somavam 16%, enquanto o índice de não sabe/não respondeu era de 11%.
Thiago Surfista (Novo), que tinha 4%, decidiu entrar como vice na chapa de Sanches; e Professor Jesus (Podemos), com 3%, se tornou vice do Xerife. O nome de Waldomiro Ramos não entrou no levantamento, pois ele ainda não era pré-candidato.
- Acompanhe as notícias das eleições de Guarulhos na comunidade do WhatsApp do Guarulhos Todo Dia. É de graça e não enchemos a sua caixa de entrada, pois enviamos apenas uma mensagem por dia com um resumo das principais informações.