Obras na Natália Zarif e asfalto da João Zarif pioram (e muito) o trânsito na Praça 8

Por causa de bloqueios em alguns trechos e pela péssima qualidade do asfalto, motoristas e passageiros de ônibus que passam pela região do Taboão têm sofrido nos últimas semanas.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Carros sofrem para escapar de buracos na Rua Jamil João Zarif, em Guarulhos (Fotos: Vinícius Andrade/Guarulhos Todo Dia)

Publicado em 12/08/2024 às 10:37 / Leia em 4 minutos

A atual gestão da Prefeitura de Guarulhos tem no programa Viva Baquirivu uma de suas principais bandeiras. E o projeto é realmente muito bom. Inclui a ampliação da capacidade de drenagem para reduzir as enchentes, criação de parque, ciclovias, corredores de ônibus e melhoria no asfalto. Recentemente, as obras chegaram na região da Natália Zarif e na Jamil João Zarif, duas das principais vias da cidade. Milhares de pessoas passam por ali todos os dias. E a rotina delas se transformou em um verdadeiro inferno.

O Guarulhos Todo Dia ouviu relatos de quem está demorando três horas para se deslocar de ônibus entre o centro de Guarulhos e o Santos Dumont, outra que levou duas horas do Gopoúva até o Parque Mikail e o caso de quem fica quase uma hora parado no trecho do Assaí da Praça 8. Alguns passageiros dos ônibus que passam na Otávio Braga de Mesquita sentido Praça 8 estão descendo no Atacadão para continuar a viagem a pé e não ter que ficar horas parado no trânsito durante o horário de pico, que começa as 17h.

Parte desse caos acontece por causa das obras de melhorias na Natália Zarif. Trechos da avenida ficarão bloqueados nos próximos dias por causa dos trabalhos da prefeitura.

Além disso, na Jamil João Zarif, algumas faixas não são usadas pelos carros e pelos ônibus por causa da péssima condição do asfalto, que está completamente esburacado. O motorista que sai do Haroldo Veloso em direção à Praça 8 precisa, em alguns trechos, invadir a pista de quem está indo no sentido oposto para escapar dos enormes buracos que se formaram na pista. E tudo ali é muito mal sinalizado.

A reportagem trafegou na João Zarif na noite de domingo (11), que é um horário menos movimentado, e viu o esforço que os motoristas precisam fazer pra escapar dos buracos. Teve um que decidiu infringir a lei e passar com as rodas pela calçada.

Obras em andamento

Ao anunciar as obras na Natália Zarif, o prefeito Guti disse que o asfalto na região ficou ainda mais prejudicado por causa da circulação de máquinas nas ruas da cidade.

“As obras do Viva Baquirivu estão a todo vapor, bastante avançadas. Isso vai fazer com que a gente acabe com as enchentes por aqui. Mas pra isso a gente colocou muita máquina pesada, que utilizou o viário e acabou danificando. Mas agora já é a fase de a gente fazer toda a Natália”, disse o prefeito.

Além do programa Viva Baquirivu, em junho a prefeitura anunciou o recapeamento de mais de 50 vias da cidade, como parte do cronograma do programa Novo Asfalto. Além disso, outras 17 vias vão receber pavimentação. O recurso para as obras acontecerem veio “após a assinatura de alguns convênios que possibilitaram esse investimento no município”, diz a prefeitura, que não passou uma data para finalizar todas as melhorias.

Agora, um comentário do editor: Obras de melhorias e expansão são sempre bem-vindas e necessárias, mas o ideal mesmo é não deixar que o asfalto fique num estado tão ruim quanto o que presenciamos em diferentes vias da cidade. Além disso, é necessário ter sinalização e fiscalização constante nos locais impactados pelas obras, com orientações aos motoristas e medidas para causar menos impacto à vida da população.


Acompanhe as notícias de Guarulhos na comunidade do WhatsApp do Guarulhos Todo Dia. É de graça e não enchemos a sua caixa de entrada, pois enviamos apenas uma mensagem por dia com um resumo das principais informações.

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

EDITAL ABERTO

Linha 2-Verde do Metrô em Guarulhos: É assim que vai ficar a futura Estação Ponte Grande

GTD Saúde

Saiba os cuidados para fazer atividades físicas ao ar livre, em dias de muito calor

CINEMA

Após prêmio a Fernanda Torres, Ainda Estou Aqui ganha mais horários nos cinemas de Guarulhos

TURISMO

Conheça os melhores resorts do Brasil em 2025; três opções da lista ficam em São Paulo

Ajuda ou ameaça?

Bets chegam ao futebol de várzea e levantam debate sobre efeitos na comunidade

Globo de Ouro na cidade

“Ainda Estou Aqui”: onde assistir ao filme, em Guarulhos, que garantiu o Globo de Ouro para Fernanda Torres

CONFIRA A AGENDA

Sesc Verão 2025: Guarulhos recebe Carol Santiago, Flavia Saraiva, Zanetti e atletas olímpicos

QUAL A CAUSA?

Litoral paulista tem 38 praias impróprias para banho; Guarujá registra surto de virose

GTD Saúde

Come demais nas ceias? Como prevenir ou tratar os exageros da comilança no fim de ano

DESCIDA PARA O LITORAL

Pedágio do Sistema Anchieta Imigrantes é o mais caro do Brasil e custa R$ 36,80

INFORMAÇÃO

Rodízio de veículos em São Paulo está suspenso até 10 de janeiro de 2025

REAJUSTE

Pedágio da Fernão Dias em Mairiporã fica mais caro; veja preços

PROGRAME-SE!

Com feriados emendados em 2025, governo de SP decreta pontos facultativos do ano