A primeira Superlua de 2024 apareceu, na noite desta segunda-feira (19), no céu de Guarulhos. Com o tempo seco e quase sem nuvens, moradores de diferentes bairros da cidade conseguiram ver o fenômeno que ocorre quando a Lua Cheia está mais perto da Terra. Em média, essa distância é de cerca de 384 mil quilômetros, mas hoje a Lua estará a 362 mil quilômetros do nosso planeta.
Com essa proximidade, a Lua fica aparentemente maior e mais brilhante, explicou o astrônomo do Observatório Nacional, Fernando Roig. “Pode ser até 20% mais brilhante do que a lua é. É um espetáculo bem interessante de se observar e dá para ver de qualquer parte do Brasil, do mundo, se tiver condições meteorológicas adequadas”, explicou ele, em entrevista publicada pela Agência Brasil.
O termo Superlua foi criado por um astrólogo, em 1979, para se referir a uma Lua cheia que está pelo menos a 90% da distância mais próxima da Terra. Como não é uma definição científica, não existe consenso entre instituições astronômicas sobre a distância entre Lua e Terra que caracteriza o fenômeno.
O Observatório Nacional informou que, em 2016, a Superlua estava a 356 mil quilômetros do nosso planeta. Foi a menor distância desde 1948. A próxima vez que a Lua vai chegar tão perto da gente está prevista para 2034. No entanto, até vão acontecer outras Superluas. Afinal, aproximadamente um quarto de todas as Luas cheias são Superluas.
Fotos da Superlua
A foto principal que ilustra este texto foi tirada na noite desta segunda-feira (19), na região do Gopoúva.
Abaixo, o Guarulhos Todo Dia compartilha registros do fotógrafo Paulo Pinto, da Agência Brasil, feitos em São Paulo capital também nesta noite. A foto foi captada com a técnica de múltipla exposição.