Primeiro trimestre de 2026. De acordo com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), essa é a nova previsão de quando começam as obras que vão trazer o Metrô até Guarulhos. Até pouco tempo atrás, a data prevista era 2025. O projeto do governo de São Paulo é que a cidade abrigue duas estações da Linha 2-Verde: Ponte Grande (na avenida Guarulhos) e Dutra (ao lado do Internacional Shopping). Atualmente, as obras de extensão dessa linha estão acontecendo na zona leste, no trecho entre a Vila Prudente e a Penha.
O objetivo é ligar a Penha a Guarulhos com a construção de mais cinco estações. “A obra está indo bem. Já demos a ordem de serviço para o próximo trecho, da Penha para a Dutra, que é então a nossa ligação da Linha 2 com Guarulhos. Com essa ordem de serviço, a gente está na fase de finalização de projeto executivo. A gente vai mobilizar mais uma tuneladora [Tatuzão], que deve começar a operar no primeiro trimestre de 2026″, afirmou o governador, durante visita técnica na futura Estação Aricanduva, na quinta (5).
Se a promessa de Tarcísio se cumprir, o tatuzão vai começar a escavar os túneis do Metrô da zona leste até Guarulhos no início de 2026.
As obras da Linha 2-Verde estão sendo feitas com recursos do Metrô, controlado pelo governo estadual. Além disso, o governo federal investiu R$ 7,2 bilhões para a expansão até Guarulhos, via financiamento do BNDES. É uma obra pública, mas o estado estuda conceder essa e outras linhas para a iniciativa privada em breve.
Nova Linha 2-Verde
A Linha 2-Verde sempre foi conhecida por ser a linha que passa na avenida Paulista, muito usada por moradores de diferentes lugares da região metropolitana, além de turistas que ficam nos hotéis e apartamentos na região da Paraíso, Brigadeiro e Trianon-Masp. O trecho atual vai da Vila Madalena a Vila Prudente.
O processo de ampliação em obras atualmente inclui a construção de 8 quilômetros de vias, com oito novas estações na zona leste de São Paulo.
- Primeiro trecho – Estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa – promessa de ficar pronto até 2027
- Segundo trecho – Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha – promessa de ficar pronto até 2028
Depois de concluída essa fase da expansão, a Linha 2-Verde terá 23 km de via ligando a Vila Madalena à Penha, tornando-se a maior linha da rede metroviária paulista.
A obra para o “projeto Guarulhos” deve começar em 2026. A ampliação no sentido Dutra tem 5,8 km de extensão contratados com projeto para cinco novas estações: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, além do Pátio Paulo Freire (estacionamento de trens).
- LEIA TAMBÉM -> Tudo sobre o Metrô em Guarulhos: estações, por onde vai passar e quando ficará pronto
Não confunda os projetos de Metrô em Guarulhos…
Esse projeto que explicamos neste texto é da Linha 2-Verde e está em fase avançada. Mesmo a parte da obra que vai chegar a Guarulhos, apesar de ainda não ter começado, é promissora. O governo de São Paulo já assinou ordem de serviço, está para finalizar o projeto executiva e já tem até verba do governo federal confirmada para os trabalhos.
O outro projeto é o da Linha 19-Celeste, uma linha que ainda não existe. Pretende ligar o Bosque Maia ao Anhangabaú, passando pelo centro de Guarulhos, Itapegica e zona norte de São Paulo. Vira e mexe sai uma notícia diferente sobre o processo de desapropriações. O Guarulhos Todo Dia, inclusive, tem publicado bastante material sobre isso. No entanto, essa Linha 19-Celeste ainda é um sonho distante. O processo para tudo sair do papel vai ser longo e, dependendo do vaivém eleitoral dos próximos anos pode nem sair do papel.