O tempo seco, o excesso de poluição e o aumento no número de queimadas e incêndios também em regiões urbanas causa danos à saúde, conforme vem sendo alertado nos últimos dias em diferentes meios de comunicação. No entanto, o fogo também pode afetar a distribuição de energia elétrica de grandes bairros e comunidades. A EDP, concessionária que administra a rede em Guarulhos, soltou um comunicado nesta quinta-feira (12) com orientações para que a prática intencional de queimadas seja evitada.
A empresa lista medidas simples para conter riscos:
- Nunca queime lixo ou folhas secas próximo de rede elétricas.
- Não faça queimadas para limpar pastagem, terrenos ou áreas agrícolas.
- Mantenha terrenos limpos e roçados.
- Não solte balões.
- Nunca jogue cigarros em beira de estradas ou campos e certifique está totalmente apagado para jogar no lixo.
Nas últimas semanas, aconteceram focos de queimadas em matas de bairros bastante populosos de Guarulhos, como Cocaia e Parque Continental. A fumaça prejudica ainda mais a respiração de quem mora perto de onde o fogo consome. No caso das redes de distribuição de energia, as chamas podem causar a elevação excessiva da temperatura dos cabos, provocando a interrupção no fornecimento. A fuligem provocada pelas queimadas de vegetação se acumula e pode afetar equipamentos.
Além disso, o Núcleo Cabuçu do Parque da Cantareira, em São Paulo, está fechado temporariamente desde o último dia 5. A decisão do governo estadual foi tomada por causa de um incêndio no local. O fogo ocorreu em um local de difícil acesso no parque entre os municípios de Guarulhos, Mairiporã e São Paulo.
Mais casos de incêndio em São Paulo
Dados divulgados pelo Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) demonstram que, de janeiro ao dia 11 de setembro deste ano, já foram registrados 6.717 focos ativos de incêndio apenas no estado de São Paulo. É o segundo maior de toda a série histórica do programa, cujo monitoramento de queimadas teve início em 1998, perdendo apenas para o ano de 2010, que totalizou 7.291 registros.
O início de setembro demonstra ainda uma evolução crítica na quantidade de focos detectados em São Paulo. Já são 1.307 registros em 11 dias. O mês de setembro de 2023 contabilizou, no total, contra 375 focos.
As causas destes incêndios são variadas e são provocadas, principalmente, pelo tempo seco e por conta de ações humanas como, por exemplo, fogueiras para limpeza de terrenos e pastos, queda de balões sobre a vegetação e a combustão provocada pela brasa de restos de cigarros acesos jogados nas estradas.
“O aumento expressivo de queimadas é muito preocupante e estamos atentos aos possíveis danos à rede elétrica, que podem causar acidentes graves e impacto ao fornecimento de energia para hospitais, escolas, indústrias, comércios e residências em geral”.
Stevon Schettino, gestor de operação e serviços da EDP
A Defesa Civil de Guarulhos (no telefone 199 para emergências) e o Corpo de Bombeiros (no telefone 193) devem ser informados sobre a presença de queimadas. Caso as chamas estejam próximas à rede elétrica, a EDP também deve ser acionada pelos canais de atendimento, que funcionam 24 horas:
- Central de Atendimento: 0800 721 0123
- EDP Online: www.edponline.com.br
- Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones)
- WhatsApp (11) 93465-2888