A cidade de São Paulo bateu, na tarde desta quinta-feira (26), um novo recorde de temperatura máxima no ano. Foram 36°C de média na capital, e 37,3°C na estação meteorológica da Mooca, que teve o maior valor registrado em um único local. Aqui em Guarulhos, a situação não foi diferente, com o dia muito abafado, sol e ar seco. Esse calor, no entanto, vai ter uma rápida trégua no fim de semana. Será rápida mesmo, pois os meteorologistas indicam que a partir de segunda-feira (30) os termômetros voltarão a ficar acima dos 30°C.
“É típico da primavera registrar ondas de calor até porque é nessa época do ano que há um aumento gradativo da insolação, o que combinado com o ar seco, ausência de nuvens e falta de chuva propiciam, o registro de novos recordes de calor”, explica o meteorologista Michael Pantera, do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo.
A primavera não costuma registrar muitos dias com baixos índices de umidade relativa do ar na capital paulista, pois os valores médios nos meses que compõe a estação costumam oscilar acima dos 50%. No entanto, devido ao calor intenso, a média de umidade na cidade nesta quinta (26) foi de 21,1%.
Mudança no tempo
A propagação de uma frente fria pelo litoral paulista deve mudar o tempo nos próximos dias, causando chuvas isoladas, rajadas de vento e queda das temperaturas. As chuvas fracas vão ajudar a aliviar o tempo seco, aumentando os índices de umidade e melhorando a qualidade do ar.
A sexta-feira (27) ainda deve começar abafada, com sol e sensação de muito calor, porém a chegada da frente fria causa aumento de nebulosidade e rajadas de vento de até 60Km/h no decorrer do dia. Mínima de 22°C, Máxima de 35°C.
No sábado (28) os ventos úmidos que passam a soprar do oceano causam muita nebulosidade, com 60% de chances de Guarulhos ter chuvas fracas. As temperaturas variam entre mínimas de 16°C e máximas que não devem superar os 24°C. No domingo (29), o clima ameno deve continuar, com os termômetros variando entre 14°C e 23°C. A partir de segunda (30), a máxima prevista volta a ser de 30°C, com a volta do calor.