Direita x Esquerda: Entenda como Guarulhos votou nas últimas eleições

Polarização acirrada dos últimos anos e gestões passadas influenciaram resultado das eleições na cidade.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 05/10/2024 às 12:33 / Leia em 5 minutos

O primeiro turno das eleições municipais acontece neste domingo (6). Guarulhos tem seis candidatos a prefeito. Alguns deles preferem dizer que tem lado, outros tentam se colocar ao centro e buscam um diálogo mais amplo. Mas como a cidade votou nas duas eleições anteriores, em 2022 e 2020, quando a polarização no Brasil ficou mais acirrada entre o “bolsonarismo” da direita e o “petismo” da esquerda? O Guarulhos Todo Dia te mostra aqui neste texto.

Neste século, Guarulhos foi governada durante 16 anos por políticos do PT: foram 8 anos de Elói Pietá, de 2001 a 2008, e outros 8 anos de Sebastião Almeida, de 2009 a 2016. Nas eleições de 2016, após uma gestão muito criticada de Almeida, os eleitores da cidade decidiram apostar em um novo candidato e elegeram Guti, então filiado ao PSB (Partido Socialista Brasileiro), um partido de centro-esquerda, mas que, naquela altura, se posicionava contra o PT, inclusive nacionalmente.

Desde o segundo mandato de Almeida, Guarulhos deixou de votar majoritariamente no PT para cargos no Executivo. O partido, no entanto, ainda tem força na cidade. Alencar Santana (PT), por exemplo, foi o único guarulhense que conseguiu se eleger deputado federal em 2022. Agora em 2024, Alencar é quem se coloca como o representante mais à esquerda entre os seis candidatos a prefeito. Construiu toda a sua campanha se colocando como “o único candidato do presidente Lula em Guarulhos”.

Em 2016, Guti foi eleito com discurso de anticorrupção e se apresentando como “nova política”. Também defendia o enxugamento da máquina pública através de privatizações. Nas eleições de 2020, foi reeleito prefeito, mas já filiado ao PSD. Nos últimos anos, Guti virou uma das principais lideranças da direita na cidade, sendo apoiado por Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas.

Em 2024, o atual prefeito, o ex-presidente e o governador de São Paulo apoiam o deputado estadual Jorge Wilson Xerife (Republicanos) para ser o próximo prefeito da cidade. No entanto, a direita está dividida nessa campanha. “Nasceu” uma nova liderança da direita em Guarulhos: Lucas Sanches (PL). De acordo com as pesquisas mais recentes, mesmo sem apoio dos caciques políticos, o vereador é quem tem mais chances de disputar o segundo turno.

Derrotado nas eleições de 2016 e 2020, quando concorreu pelo PT, Elói Pietá (Solidariedade) tenta mais uma vez voltar à prefeitura. Agora, porém, formando uma “frente ampla”. Ele liderou em todas as pesquisas durante a campanha. O ex-prefeito, que é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, decidiu ingressar em um típico partido do “centrão” brasileiro: o Solidariedade.

Em sua chapa, tem como vice a empresária Fran Corrêa, que é do MDB. Inclusive, o marido de Fran, Eli Corrêa Filho, integra o governo Tarcísio de Freitas como Secretário Executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Elói tem dito que, se eleito, é o único que pode ter diálogo com o governo federal e o estadual.

Correm por fora da disputa pela prefeitura o deputado estadual Márcio Nakashima (PDT) e o ex-vereador Waldomiro Ramos (PSB). Os dois estão em partidos que apoiam o governo do presidente Lula nacionalmente. Porém, ambos se colocam como críticos das gestões passadas do PT na cidade e também como oposição a Guti.

Confira, abaixo, como Guarulhos votou nas duas eleições anteriores:

Eleições 2022

Presidente (2º turno)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil em 2022, mas Jair Bolsonaro (PL) teve mais votos em Guarulhos. Bolsonaro foi escolhido por 391.234 eleitores, o equivalente a 53,67% do total da cidade. Já Lula teve 337.689 votos, o que representou 46,33% dos eleitores. Ao todo, 6,72% dos eleitores do município votaram branco ou nulo para presidente.

Governador (2º turno)

A proporção foi bastante parecida com a escolha de governador, que terminou com Tarcísio de Freitas (Republicanos) eleito. Foram 363.541 votos (53,40% do total da cidade) para o apoiador de Bolsonaro. Seu adversário, o petista Fernando Haddad (PT), teve a preferência de 46,60% dos eleitores e registrou 317.221 votos. A diferença foi o número maior de brancos e nulos: 12,78% do total na cidade.

Eleições 2020

Prefeito de Guarulhos (1º turno)

Em 2020, Guarulhos teve 10 candidatos a prefeito. Destes, apenas dois deles estão novamente na disputa em 2024: Elói Pietá, que saiu do PT e está no Solidariedade, e Fran Corrêa, que era do PSDB e agora está disputando a eleição como vice de Elói, pelo MDB. No primeiro turno, Guti (PSD) recebeu 45,65% dos votos (261.211 eleitores) e liderou; Elói ficou em segundo, com 32,24% (184.502 eleitores); e Fran terminou em terceiro, com 10,49% (60.048 eleitores).

Mais de 700 mil eleitores foram às urnas no primeiro turno de 2020, com 18,34% votando em branco ou nulo para prefeito.

Prefeito de Guarulhos (2º turno)

No segundo turno, Guti recebeu 327.022 votos e foi reeleito com 57,83% dos votos válidos. Já Elói foi escolhido por 42,17%, com 238.463 votos. Mais de 665 mil eleitores foram às urnas no segundo turno de 2020, com 14,97% votando em branco ou nulo.


Eleições 2024

Acompanhe o resultado da apuração aqui no Guarulhos Todo Dia, a partir das 17h deste domingo (6):

CANDIDATOS A PREFEITO PARA O MUNICÍPIO GUARULHOS
FONTE: TSE
Acompanhe a apuração em tempo real

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

REPORTAGEM

Flamengo de Guarulhos na Copinha e o sonho da cidade de ter um time forte

CINEMA

Após prêmio a Fernanda Torres, Ainda Estou Aqui ganha mais horários nos cinemas de Guarulhos

TURISMO

Conheça os melhores resorts do Brasil em 2025; três opções da lista ficam em São Paulo

Ajuda ou ameaça?

Bets chegam ao futebol de várzea e levantam debate sobre efeitos na comunidade

Globo de Ouro na cidade

“Ainda Estou Aqui”: onde assistir ao filme, em Guarulhos, que garantiu o Globo de Ouro para Fernanda Torres

CONFIRA A AGENDA

Sesc Verão 2025: Guarulhos recebe Carol Santiago, Flavia Saraiva, Zanetti e atletas olímpicos

QUAL A CAUSA?

Litoral paulista tem 38 praias impróprias para banho; Guarujá registra surto de virose

GTD Saúde

Come demais nas ceias? Como prevenir ou tratar os exageros da comilança no fim de ano

DESCIDA PARA O LITORAL

Pedágio do Sistema Anchieta Imigrantes é o mais caro do Brasil e custa R$ 36,80

INFORMAÇÃO

Rodízio de veículos em São Paulo está suspenso até 10 de janeiro de 2025

REAJUSTE

Pedágio da Fernão Dias em Mairiporã fica mais caro; veja preços

PROGRAME-SE!

Com feriados emendados em 2025, governo de SP decreta pontos facultativos do ano

PROGRAMAÇÃO

Veja horário de funcionamento dos shoppings Internacional, Maia e Bonsucesso no fim de ano