Horário de verão vai voltar? Decisão sai na próxima semana

Ministro de Minas e Energia destacou que o horário de verão é uma política pública aplicada mundialmente e não deve ser tratado como uma questão ideológica.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicado em 11/10/2024 às 19:29 / Leia em 4 minutos

A decisão se o horário de verão no Brasil vai voltar ou não será tomada pelo Ministério de Minas e Energia na terça-feira (15). O ministro Alexandre Silveira vai se reunir com a equipe técnica no prédio da pasta em Brasília para definir a questão. “O resumo da ópera é que se houver risco energético, não interessa outro assunto a não ser fazer o horário de verão”, afirmou Silveira nesta sexta-feira (11), em Roma, após participar como palestrante do último painel II Fórum Internacional Esfera.

“Se não houver risco energético, aí é um custo-benefício que terei a tranquilidade, a serenidade e a coragem de decidir a favor do Brasil e a favor do Brasil nem sempre quer dizer que vai economizar meio por cento, um por cento na conta de energia, porque qual impacto nos outros setores? Isso tem que ser um equilíbrio. Ainda bem que a política de diálogo voltou. Com essa política a gente tem tranquilidade e com muita profundidade chegar a um momento em que a gente possa mostrar com clareza qual o melhor caminho a seguir”, acrescentou o ministro, ressaltando que “não tem como não ser esta semana, porque não daria tempo de aproveitar a melhor janela que é novembro, se não for tomada a decisão, esta semana”.

De acordo com Silveira, a reunião foi marcada para terça-feira por causa da “imprescindibilidade de ser agora” e, para isso, é preciso que seja de imediato para permitir que os setores que serão impactados se preparem, embora, segundo ele, o cuidado que teve de conversar com os setores muito importantes para que se planejam.

“Se tem algo que não se pode abrir em uma política pública com essa dimensão, é a questão da previsibilidade. A importância maior do horário de verão e tem muita importância é entre 15 de outubro e 30 de novembro. Até 15 de dezembro tem uma importância vigorosa, não que ele não tenha depois, mas vai diminuindo a curva da importância dele”.

Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia

Silveira destacou que o horário de verão é uma política pública aplicada mundialmente e não deve ser tratado como uma questão ideológica. “Primeiro quero registrar que o horário de verão é uma política pública que não é nacional. É implementada em vários países e em especial em países desenvolvidos. É uma política pública que não deve ser tratada como uma questão ideológica e ela foi tratada pelo governo anterior assim, simplesmente extirpando ela em 2019”, observou.

Quando começa?

O ministro Alexandre Silveira disse ainda que, caso seja adotado pelo governo, o horário de verão não vai impactar o segundo turno da eleição, marcado para o dia 27 deste mês. “Se ele for decretado, não pega a eleição, porque tem que ter no mínimo 20 dias para que setores extremamente importantes se planejem, como o setor aéreo por causa das conexões internacionais e outros setores também como segurança pública”.

O responsável pela pasta de Minas e Energia do governo federal defende que tudo está sendo analisado com todo o cuidado e serenidade.

“Imagine a responsabilidade de uma decisão como essa de um ministro de estado. Se ele o faz sem necessidade está naturalmente tomando uma medida que tem transversalidade e tem custo em alguns setores da economia, apesar de que para outros é benéfico, mas em alguns da economia muito contundentes. Se ele não faz, e dá um problema, a responsabilidade é do ministro. Um problema energético não é um problema é um problemaço”.

*Com informações da Agência Brasil


LEIA TAMBÉM -> Trânsito na Dutra piora após bloqueios de faixas; obras estão na reta final

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

GRU RESIDENCE

Em obras, antigo hotel abandonado no centro de Guarulhos começa a vender apartamentos

CLUBE GTD

Conheça e assine o Clube Guarulhos Todo Dia, o novo app de descontos da cidade

ENTREVISTA

Guarulhense que saiu da periferia está na lista de cientistas mais influentes do mundo: ‘Grande honra’

GNI STARTUPS LAB

Guarulhos Todo Dia é reconhecido pelo Google e recebe incentivo em programa de aceleração de startups

NOVIDADE NA CIDADE

Lojasmel faz promoção de airfryer, panelas e mais itens em inauguração no Internacional

NOVO LITORAL

Concessionária assume rodovias que ligam Arujá ao litoral, mas ainda sem novos pedágios

TURISMO

Evento Guararema Cidade Natal é cancelado pela prefeitura em 2024: ‘Alto investimento’

ELEIÇÕES 2024

Apuração dos votos do 2º turno em São Bernardo: acompanhe resultado

PREFEITURA DA CAPITAL

Apuração do 2º turno em São Paulo: acompanhe disputa Boulos x Nunes em tempo real

ELEIÇÕES 2024

Apuração dos votos do 2º turno em Barueri: acompanhe resultado em tempo real

DICA GTD

Tudo sobre a exposição Blow Up no Internacional, em Guarulhos: preços, dias e atrações

ACORDO NO TCU

Após acordo, Aeroporto de Guarulhos terá aporte bilionário em infraestrutura e segurança

Carreira e Renda

Vagas para Jovem Aprendiz num dos cartões postais de São Paulo