O Guarulhos Todo Dia recebeu uma denúncia de que o CEU Bonsucesso está sem equipe de limpeza desde o início desta semana. Fotos mostram chão e pias sujos, além de lixo acumulado no centro educacional. Os banheiros e o refeitório estão em situação crítica, conforme as imagens em destaque neste texto. O motivo da sujeira seria o atraso no pagamento da Prefeitura de Guarulhos à empresa Sanepav, terceirizada responsável pela limpeza das escolas guarulhenses.
A reportagem entrou em contato com a Sanepav e com a Prefeitura de Guarulhos na manhã desta quarta-feira (4) para entender a situação e saber quando o caso será resolvido. Aguardamos o posicionamento até o fim da tarde, mas não tivemos retorno até a publicação deste texto. Caso enviem nota, atualizamos a matéria.
Segundo os relatos que recebemos, o CEU Bonsucesso não é o único com problemas. Outros centros de educação municipais também estão lidando com a falta de profissionais da limpeza, o que deixa o ambiente insalubre para crianças e professores. Alguns funcionários têm feito uma limpeza mínima para tentar deixar os espaços ao menos “utilizáveis”. No entanto, alguns alunos já não têm ido à escola por causa da sujeira.
Veja, abaixo, a situação do CEU Bonsucesso hoje:
Os funcionários da Sanepav até estão recebendo o pagamento, pois a empresa continua arcando com o salário dos colaboradores. No entanto, a terceirizada estaria orientando os funcionários a não trabalharem, pois a empresa não estaria recebendo da prefeitura os valores pelos serviços prestados.
A vereadora Janete Pietá (Rede) denunciou o problema que as crianças estão enfrentando nos CEUs durante discurso na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (4).
“Funcionários da empresa Sanepav, que fazem limpeza no Adamastor e nos CEUs, foram orientados a não trabalharem. Qual é a consequência disso? Eu recebi a denúncia de uma mãe, cujo filho estuda no CEU, que relatou que os profissionais da limpeza estão em greve por falta de pagamento e ocorreu que a criança chegou em casa dizendo que não conseguiu usar o banheiro porque estava impróprio, além do refeitório”.
Janete Pietá (Rede), vereadora
“É muito grave, pois muitas crianças vão à escola para se alimentar. Quer dizer, aí fica impossibilitada de se alimentar e impossibilitada de ir ao banheiro. Isso é uma vergonha, Guti! Queria solicitar a todos os vereadores para ajudarem a pressionar que isso se revolva, não podemos nos silenciar”, disse a parlamentar.
Atualização 5/12, às 10h – Recebemos a informação que os funcionários da Sanepav voltaram ao expediente nesta quinta-feira (5), um dia após a publicação da reportagem.
LEIA TAMBÉM: