Veja como vai ficar a Via Dutra com free flow, novas pistas expressas e viadutos

Guarulhos Todo Dia conversou com Cleber Chinelato, gerente de Tecnologia da CCR RioSP, que explicou como vai funcionar o novo pedágio.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

CCR RioSP/Divulgação

Publicado em 27/12/2024 às 19:45 / Leia em 6 minutos

Uma boa notícia que 2025 deve trazer ao guarulhense é a conclusão das obras de melhorias na Via Dutra, no trecho entre São Paulo e Arujá. A promessa da CCR RioSP é que tudo fique pronto até abril. Com o fim das obras e a liberação das novas pistas e acessos, a tendência é que o trânsito melhore e o trajeto daqui até a capital paulista fique menos caótico. O Guarulhos Todo Dia compartilha aqui neste texto um vídeo institucional da concessionária mostrando como a nova rodovia vai ficar. Além disso, respondemos a algumas perguntas sobre um dos tópicos que mais tem gerado dúvida entre os motoristas: a implementação do free flow, pedágio com cobrança automática que funcionará na pista expressa.

As obras em andamento atualmente têm um custo de cerca de R$ 1,4 bilhão e incluem novas pistas marginais, ampliação das pistas expressas, além de novos viadutos na região da Hélio Smidt (em direção ao Aeroporto de Guarulhos), Fernão Dias e Tatuapé. Passarelas, o Trevo do Jacu Pêssego e o Trevo de Bonsucesso já foram entregues.

Pelo contrato de concessão, a cobrança de pedágio por meio do sistema free flow na pista expressa só pode começar a acontecer depois que todas as obras estiverem prontas.

A ideia do sistema free flow –além de ressarcir a CCR Rio SP pelos investimentos realizados na Dutra— é permitir ao motorista aque trafega nas pistas marginais da Via Dutra ingressar nas pistas expressas, com o pagamento proporcional ao trecho percorrido.

No vídeo institucional abaixo, com uma abertura explicativa feita pela nossa reportagem, você vê como a nova Via Dutra vai ficar após as obras:

Entenda a cobrança do free flow em Guarulhos

O Guarulhos Todo Dia conversou com Cleber Chinelato, gerente de Tecnologia da CCR RioSP, que explicou alguns pontos importantes sobre o free flow. A concessionária defende que o novo pedágio será um novo sistema de gerenciamento de tráfego para favorecer o tráfego de longa distância na pista central da rodovia.

O que é o free flow?

O free flow é um sistema de cobrança em rodovias sem a necessidade de praça de pedágio. O cliente passa por um pórtico que tem um sistema de identificação. Ali, os sensores já registram data e hora da passagem, além de todas as características do veículo necessárias para a cobrança.

Onde vai ter cobrança na Dutra em Guarulhos?

A CCR RioSP está instalando 21 pórticos de free flow num trecho de 25 quilômetros em ambos os sentidos. Os sensores de cobrança ficarão somente nas pistas expressas, de São Paulo (km 230) até Arujá (km 205). Quem usar a pista local da Dutra continuará sem pagar pedágio. Os equipamentos ficarão nas novas entradas e saídas das pistas marginais para as expressas. Reforçando: não vai ter cobrança de pedágio nas pistas locais/marginais da Dutra.

E a praça de pedágio de Arujá?

Cleber Chinelato explica que a praça de pedágio em Arujá não será desativada, mas não haverá cobrança dupla, ou seja, o motorista que utilizar a pista expressa vindo de São Paulo e passar pelo pedágio de Arujá, e vice-versa, não irá pagar tarifa ao cruzar os pórticos, sendo cobrado apenas no pedágio.

Praça de pedágio da CCR RioSP na Via Dutra, em Arujá

Quanto vai custar o free flow em Guarulhos?

O preço deve ser divulgado pela CCR Rio SP e pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) até o fim de janeiro de 2025, mas estima-se algo na casa dos R$ 0,15 por quilômetro.

O sistema free flow terá pagamento proporcional para quem acessar as pistas expressas a partir das marginais, ou seja, quem fizer o trecho do Trevo de Bonsucesso até São Paulo pela pista expressa vai pagar mais do que quem acessar a expressa da Fernão Dias e for até a Ponte do Tatuapé, por exemplo.

Também já foi estabelecido que motos pagarão meia tarifa; carros de passeio, uma tarifa; veículos comerciais de 2 a 3 eixos, duas tarifas, e a partir de 4 eixos, 4 tarifas. Os veículos com TAG (dispositivo eletrônico de cobrança automática) terão 5% de desconto.

Segundo a concessionária, no momento que o motorista entrar na pista expressa saberá qual será a tarifa cobrada (já que, por ser dinâmica, é definida por um valor que é maior quando o tráfego aumenta e menor quando diminui).

Como pagar?

Os pórticos do sistema contam com sensores e câmeras que detectam a TAG ou capturam as placas daqueles que não contam com o equipamento, utilizando inteligência artificial para detecção dos veículos.

Os carros que possuem tags ou adesivos de pagamento, como Sem Parar e ConectCar, recebem a cobrança automaticamente.

Já para os veículos que não possuem essa tecnologia, o free flow identifica a placa e gera a tarifa em cerca de 48 horas. Com a cobrança gerada, o motorista tem até 30 dias corridos, a partir da data da passagem, para entrar em contato com a concessionária e efetuar o pagamento. A CCR RioSP já disponibiliza o pagamento através do WhatsApp. Além disso, tem a opção do APP CCR Rodovias, que te envia um SMS sempre que seu veículo passa pelo free flow, te lembrando do pagamento.

Pórticos de free flow não cobram por excesso de velocidade

Free flow funciona como radar de velocidade para multas?

Não. De acordo com a CCR RioSP, os pórticos de free flow não serão usados para a aplicação de multas por excesso de velocidade.

E se não pagar?

Quem não paga dentro do prazo de 30 dias sofre uma multa por evasão de pedágio, considerada uma infração grave de trânsito. A penalidade é de R$ 195,23, com adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

LEIA TAMBÉM -> Novo vídeo mostra como estão as obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô

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