Vereadores tomam posse e elegem Martello novo presidente da Câmara

Lucas Sanches e Thiago Surfista também assumiram os cargos em cerimônia com grande público, na FIG

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

Edvaldo Nunes

Publicado em 01/01/2025 às 22:43 / Leia em 4 minutos

O prefeito Lucas Sanches (PL), o vice-prefeito Thiago Surfista (Novo) e os 34 vereadores eleitos ou reeleitos assumiram seus cargos nesta quarta-feira (1º). A cerimônia foi a primeira sessão da Câmara de Vereadores na nova legislatura e aconteceu no auditório da FIG/Unimesp, em razão da expectativa de um grande público.

E a expectativa se confirmou. O auditório lotou, com “torcidas organizadas” para alguns dos políticos, em um ambiente de festa, mas também com alguns momentos de leve constrangimento. Como a Mesa Diretora da nova legislatura ainda não estava eleita, o presidente da seção foi o vereador que recebeu mais votos na eleição. No caso, o delegado Gustavo Mesquita (Republicanos).

Manifestações da plateia

Inicialmente, cada vereador foi chamado a apresentar os documentos exigidos e assinar o termo de posse. Foi possível perceber, pela empolgação da plateia, que alguns vereadores conseguiram levar mais convidados para o evento que outros. O volume de palmas e gritos a cada nome chamado foi o melhor indicador disso.

Tudo correu tranquilamente, até o vereador Edmilson Souza levantar a bandeira do partido dele, o PSOL, logo após assinar o termo de posse. Parte da plateia vaiou o vereador. O mesmo aconteceu na vez da vereadora Fernanda Curti, do PT, que levantou a bandeira do arco-íris, do movimento LGBTQIA+. Ela recebeu ainda mais vaias que Edmilson. E quando o vereador Kleber Ribeiro (PL) foi assinar o seu termo, ele segurou na bandeira do Brasil e disse que aquela era a única bandeira para se defender. Recebeu apoio de grande parte do público.

Harmonia entre os poderes?

Fora esses pequenos episódios, a cerimônia foi tranquila e, depois de empossados os 34 vereadores, chegou a vez do prefeito Lucas Sanches e do vice Thiago Surfista. Além de assinarem os respectivos termos de posse, os dois tiveram espaço para falar. Ambos fizeram pronunciamentos no mesmo tom. Eles defenderam que a eleição acabou e era hora de união e trabalho conjunto com os vereadores.

Lucas Sanches, com a bandeira de Guarulhos nas mãos, disse: “mesmo vocês que não votaram em mim, não votaram no nosso projeto por algum motivo… vamos deixar a eleição para trás, descer do palanque e fazer o melhor pela cidade de Guarulhos. Vamos torcer por essa bandeira aqui, ó. Vamos falar muito e trabalhar muito, todos os dias das nossas vidas”.

Eleição do novo presidente

Depois de todos os eleitos tomarem posse nos seus cargos, foi a vez de eleger a nova Mesa Diretora da casa. O vereador Gustavo Mesquita chamou os vereadores para apresentarem chapas para a disputa. Só uma chapa foi registrada, batizada de “Guarulhos Forte”. A composição: Fausto Miguel Martello (Republicanos) como presidente, Gilvan Passos (Republicanos) como primeiro vice-presidente, Lameh Smeili (PCdoB) como segundo vice-presidente, Marcelo Seminaldo (PT) como primeiro-secretário e Kleber Ribeiro (PL) como segundo-secretário.

Martello (sentado ao centro) como novo presidente da Câmara Municipal (Fotos: Vera Jursys e Bruno Netto)

A chapa tinha ainda os vereadores Pastor Anistaldo (Mobiliza) como terceiro-secretário e Carlos Santiago (PL) como quarto-secretário. Mas os dois se licenciaram, porque foram indicados para serem secretários do prefeito Lucas Sanches. O Pastor Anistaldo será secretário de Habitação e o Carlos Santiago vai ocupar a Secretaria de Governo, um dos cargos mais importantes da nova gestão. Com a licença dos dois, deve ser realizada uma nova eleição, para preencher os cargos de terceiro e quarto secretário da Mesa Diretora.

A licença dos dois vereadores que assumiram secretarias na gestão de Lucas Sanches teve outra consequência. No lugar deles, assumiram dois suplentes. Geraldo Celestino (Mobiliza) assumiu a vaga do Pastor Anistaldo. E Joseval Queiroz (PL) ficou com a vaga de Carlos Santiago. Geraldo Celestino foi indicado ainda como líder do governo de Lucas Sanches na Câmara Municipal.

A chapa única foi eleita sem abstenções ou votos contrários, de forma unânime. Essa será a Mesa Diretora da Câmara Municipal nos anos de 2025 e 2026. Em seu discurso de posse, o novo presidente, Fausto Miguel Martello, destacou que esse será a quarta vez dele na presidência da Casa, em quatro mandatos como vereador. Ele afirmou que nas vezes anteriores teria criado a Guarda Municipal e os táxis do aeroporto. “Eu sou um braço que ajudo Guarulhos a andar”, disse o novo presidente da Câmara.

A sessão teve transmissão ao vivo pelo canal da Câmara Municipal no YouTube.

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Superação

Guarulhense Rebeca Andrade ganha categoria Retorno do Ano do “Oscar do Esporte”

PREVENÇÃO

Áreas de risco de Ferraz de Vasconcelos e Francisco Morato recebem sirenes da Defesa Civil

Papa Francisco: Confira a programação de missas do Santuário Nacional de Aparecida

REPORTAGEM

Obra do Thomeuzão é retomada após atraso na entrega, e Lucas Sanches revê projeto de Guti

Sexta é dia de peixe

Peixe na Sexta-Feira Santa: dicas de restaurantes em Guarulhos

DICA

Zoológico de Guarulhos abre durante todo o feriado de Páscoa; entrada é gratuita

INVESTIMENTO DE R$ 1,4 BI

A nova fase de ampliação do Aeroporto de Guarulhos

OPERAÇÃO DESCIDA

Com pedágio caro, Anchieta Imigrantes divulga os piores horários para descer no feriadão

RODOVIAS PAULISTAS

Após pressão, instalação de free flow em área urbana de Sorocaba é cancelada

APÓS VISTORIA FEDERAL

People Mover: Novo atraso na entrega do Aeromóvel de Guarulhos é confirmado

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Casa Poli, Poli Shopping e a futura estação Guarulhos da Linha 19-Celeste

PROBLEMA DA SABESP

Cratera na Marginal Tietê continua aberta e causa mudanças no trânsito da pista central

DICA DE PASSEIO

Festival de Bandas + Donna Gourmet acontece em Guarulhos neste fds; entrada é gratuita