Depois de 15 dias de férias, o governador Tarcísio de Freitas retomou a agenda oficial com uma visita ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Tarcísio veio acompanhar o embarque da segunda turma de alunos que participam do programa Prontos para o Mundo. O programa seleciona alunos de escolas públicas estaduais para participar de intercâmbio fora do país. Depois do evento, o governador participou de uma entrevista coletiva.
O governador respondeu sobre a carta da mãe de um aluno de Medicina que foi morto por um policial militar. Na carta, ela pediu a demissão do secretário de Segurança Pública do estado, Guilherme Derrite. O governador negou mudanças na Secretaria de Segurança Pública.
Eu não pretendo fazer mudanças, por ora. É claro que a gente se sensibiliza com a dor dessa mãe, com a dor do pai. Acho que no lugar deles eu procederia da mesma forma. Existe um desejo de ter justiça. Essa justiça vai acontecer. Os responsáveis serão apresentados à Justiça, irão a julgamento. Obviamente, isso provoca uma reflexão. Nós temos que refletir sobre procedimento, sobre conduta, sobre política de segurança pública, sobre efetividade das políticas. Para que a gente possa cumprir o papel, que é o de proteger a sociedade como um todo.
Tarcísio de Freitas
O governador também falou sobre os casos de norovírus no litoral paulista. A contaminação foi a causa de muitos atendimentos por gastroenterite nos primeiros dias do ano, especialmente no Guarujá. Em resumo, Tarcísio admitiu que o saneamento básico no litoral é vulnerável. Ele disse ainda que há áreas “não alcançadas” pelo contrato anterior com a Sabesp e que se procurou fazer a privatização incluindo o saneamento nestas áreas.
O governador listou problemas como áreas informais não consolidadas que não dispõem de saneamento, ligações clandestinas, despejos em caixas litorâneas em que toda drenagem se volta para o oceano. As soluções para estes problemas estariam previstas no novo contrato com a Sabesp privatizada. Segundo Tarcísio, “são quase três bilhões de reais que serão investidos nos próximos quatro anos, na Baixada Santista, no novo contrato”.
Porque o governador veio a Guarulhos
Tarcísio de Freitas veio ao Aeroporto de Guarulhos, na manhã desta segunda-feira, para acompanhar o embarque do segundo grupo de alunos selecionados para o programa Prontos Pro Mundo. O grupo de 58 estudantes embarcou para o Reino Unido. Também acompanharam o embarque a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cristiane Freitas; o secretário estadual de Educação, Renato Feder; o cônsul-geral do Reino Unido, Jonathan Knott; e a coordenadora do programa, Simone Telles.
O programa oferece a oportunidade para estudantes da rede estadual de ensino participarem de cursos em países de Língua Inglesa. No total, mil estudantes foram selecionados no ano passado, para viajar este ano. Quinhentos participam do programa no primeiro semestre. Outros quinhentos viajam no segundo semestre.
Segundo a Secretaria da Educação, o programa seleciona os alunos por mérito e também por critérios de inclusão. Primeiro foram escolhidos aqueles alunos com as melhores notas de cada cidade no Saresp 2023 (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Eles foram encaminhados para 75 mil vagas em curso online de inglês. Entre estes, foram escolhidos os mil alunos para participar do intercâmbio.
O processo de seleção é dividido em duas fases, que começa no nono ano do Ensino Fundamental e prossegue no primeiro ano do Ensino Médio. Os selecionados embarcam no segundo ano do Ensino Médio.
Como participar do programa na Fase 1:
Para participar é preciso:
. ter no mínimo 14 anos
. estar matriculado em uma escola da rede pública estadual desde o sexto ano
. ter autorização de participação por parte do responsável legal
. estar matriculado no primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de ensino, no ano de aplicação da Fase 1
. não ter sido reprovado no novo ano do Ensino Fundamental e ter registrado acertos de pelo menos 50% nas avaliações do Saresp
. ter frequência escolar de pelo menos 85% no nono ano do Ensino Fundamental
Leia mais: Governador vem a Guarulhos e fala sobre mudanças na Secretaria de Segurança Pública
Linha 2-Verde do Metrô em Guarulhos: É assim que vai ficar a futura Estação Ponte Grande