O Guarulhos Todo Dia publicou um vídeo no Instagram explicando como vai funcionar a cobrança de pedágio free flow nas pistas expressas da Via Dutra. O conteúdo contou com milhares de visualizações e centenas de compartilhamentos. Nos comentários, a população obviamente demonstrou contrariedade com a medida e entende que as pistas locais, onde não não haverá cobrança, podem ficar sobrecarregadas e com trânsito.
O free flow está previsto para entrar em funcionamento assim que terminarem as obras de melhorias na rodovia, realizadas pela CCR RioSP –a previsão atual é que tudo fique pronto até abril. Autorizada pelo governo federal, em contrato assinado em 2022, a concessionária está investindo R$ 1,4 bilhão nas obras.
O novo sistema é um método de cobrança em rodovias que elimina a necessidade de praças de pedágio, utilizando pórticos com aparelhos de identificação para registrar a passagem dos veículos. Sensores nesses pórticos capturam informações como data, hora e características do veículo para fins de cobrança.
Em Guarulhos, a CCR RioSP está instalando 21 pórticos de free flow em um trecho de 25 quilômetros nas pistas expressas da Via Dutra, entre São Paulo (km 230) e Arujá (km 205). É importante notar que a cobrança ocorrerá apenas nas pistas expressas, mantendo o tráfego nas pistas locais/marginais livre de pedágio.
A instalação desses pórticos faz parte de um projeto maior de melhorias na Via Dutra, que inclui novas pistas marginais, ampliação das pistas expressas e novos viadutos. As obras têm previsão de conclusão até abril de 2025.
Assista ao vídeo publicado pelo Guarulhos Todo Dia:
Cobrança de pedágio na Dutra
O sistema de free flow visa ressarcir a CCR RioSP pelos investimentos realizados na Dutra, ao mesmo tempo em que permite aos motoristas que trafegam nas marginais acessar as pistas expressas, com um pagamento proporcional ao trecho percorrido. O valor exato do pedágio ainda será divulgado pela CCR RioSP e pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) até o final de janeiro, mas estima-se que seja de cerca de R$ 0,15 por quilômetro.
Motos pagarão meia tarifa, carros de passeio uma tarifa, veículos comerciais de 2 a 3 eixos duas tarifas e veículos com 4 eixos ou mais, 4 tarifas. Veículos com TAG (dispositivo eletrônico de cobrança automática) terão 5% de desconto. O sistema é dinâmico e o valor da tarifa pode variar conforme o tráfego, sendo maior quando o tráfego aumenta e menor quando diminui.
A cobrança é feita de forma automática para os veículos que possuem tags de pagamento, como Sem Parar e ConectCar. Para os veículos sem tag, o sistema identifica a placa e gera a cobrança em até 48 horas. O motorista tem 30 dias para efetuar o pagamento, por meio do WhatsApp da concessionária ou pelo APP CCR Rodovias.
Caso o pagamento não seja efetuado dentro desse prazo, o motorista estará sujeito a uma multa por evasão de pedágio, considerada uma infração grave, com penalidade de R$ 195,23 e adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A praça de pedágio em Arujá não será desativada. No entanto, não haverá cobrança dupla para quem utilizar a pista expressa e passar pelo pedágio de Arujá, ou seja, o motorista será cobrado apenas no pedágio. A concessionária entende que o free flow será um novo sistema de gerenciamento de tráfego para favorecer o tráfego de longa distância na pista central da rodovia.
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Outras dúvidas comuns sobre o free flow em Guarulhos
Free flow vai dar multa por velocidade?
Não. Segundo a CCR RioSP, os pórticos do free flow não serão utilizados para aplicação de multas por excesso de velocidade, nem haverá necessidade de o motorista reduzir a velocidade ao passar por um desses pórticos.
Vai ter pedágio na pista local?
Não. Alguns usuários da Dutra estão vendo pórticos sendo colocados nas pistas locais do trecho Guarulhos, mas a concessionária informa que essas estruturas serão usadas para fazer manutenção do free flow na expressa. A CCR RioSP não tem autorização para cobrar pedágio na pista local da rodovia.