Em meio às obras do Rodoanel Norte, a Prefeitura de Guarulhos criou um desvio de tráfego entre os bairros Vila Rica e Jardim Bananal. A interdição, que tem previsão de durar seis meses (180 dias), ocorre em trecho localizado na rua Ivan Edmundo Scarameli com a estrada do Tanque Grande, na altura do número 541. Com isso, a rota da linha 483 (Marmelo / Terminal São Paulo) foi alterada.
Como a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) de Guarulhos interditou a Ivan Edmundo Scarameli, agora a linha de ônibus terá um adicional de 3,5 km no trajeto, segundo o prefeito Lucas Sanches. “Vai beneficiar a população. [A linha 483] vai continuar passando pela UPA São João, vai passar pelo Comercial Esperança, vai passar pelo Bananal e Santos Dumont”, disse o Chefe do Executivo municipal, em vídeo publicado no Instagram.
A STMU orienta os motoristas a utilizarem como rota alternativa a estrada do Saboó, que já está sinalizada para os desvios. O trânsito que pode gerar na região, no entanto, é uma preocupação. “As interdições podem até causar transtornos de início, mas garantirão a segurança de todos neste período de obras. O importante é que com a chegada do trecho norte do Rodoanel o trânsito de Guarulhos tende a melhorar”, falou Sanches.
Rodoanel Norte
As obras do Rodoanel Norte começaram em 2013, com previsão de entrega para 2016. Durante todo o processo, os trabalhos já foram de responsabilidade da extinta Dersa, estatal controlada pelo governo de São Paulo, e tocadas pelas empreiteiras Mendes Júnior/Isolux, OAS, Acciona e Construcap/Copasa. Partes foram construídas, mas nunca ficou tudo pronto.
Os trabalhos foram retomados em abril de 2024, depois de seis anos de paralisação. Desde 2018, quando o Ministério Público apontou indícios de superfaturamento no projeto, novos processos de licitação foram abertos, mas a nova empresa responsável pelo empreendimento, a Via Appia, só foi confirmada em março de 2023, durante a gestão Tarcísio de Freitas.
Entre as justificativas para tanto atraso, estão desafios no traçado da rodovia, demora no licenciamento ambiental por passar por áreas de preservação e problemas na execução. Um estudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) em 2019 encontrou cerca de 1.500 falhas no projeto e na construção original, como erosões, infiltrações e colunas desalinhadas. Quando a Via Appia realizou a vistoria depois de assumir a obra, já eram mais de 5.000 falhas.
O Rodoanel Norte criará uma ligação entre a Via Dutra (na altura do pedágio de Arujá) e a Rodovia dos Bandeirantes (na altura da Avenida Raimundo Pereira Magalhães), com acesso para a Fernão Dias. Dos 44 quilômetros de extensão total, 12 quilômetros serão de túneis. Além disso, o viário promete uma ligação exclusiva de 3,6 km com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O cronograma de obras e entregas é o seguinte:
- Setembro de 2025 – liberação do trecho entre a Dutra e a Fernão Dias
- Setembro de 2026 – Conclusão completa da obra, até a Bandeirantes