O Metrô de São Paulo definiu a empresa que vai fazer a análise técnica e validar o projeto para a expansão da Linha 2-Verde até Guarulhos, no trecho entre a estação Penha de França e Dutra (ao lado do Internacional Shopping). O resultado da licitação saiu na quinta-feira (6), com o Consórcio Quadrante-Meta selecionado para executar o serviço. O Guarulhos Todo Dia explica o que mais esse passo representa para a chegada do Metrô à cidade.
No total, 10 empresas enviaram propostas para o estado, com valores que variavam de R$ 43,5 milhões (oferta feita pelo vencedor do certame) a R$ 99,9 milhões. Como o critério estabelecido no leilão era o de menor preço, o consórcio formado pelas companhias Meta Engineering SA do Brasil e Quadrante Viaponte Engenharia foi quem conquistou a possibilidade de fazer o trabalho.
Para participar do leilão, as empresas enviaram apenas uma proposta comercial para o Metrô e declararam aceitar todas as condições da licitação. Agora, são mais 15 dias até o Consórcio Quadrante-Meta tem 15 dias prestar a Garantia de Execucação Contratual, depois de apresentar a planilha de serviço e de preços.
Mas o que a empresa vai fazer? De acordo com o edital, a companhia deverá realizar “análise técnica e validação dos projetos executivos de civil e sistemas, apoio à fiscalização das obras civis e implantação dos sistemas para ampliação Tamanduateí e para subestação primária, da Linha 2-Verde”.
Basicamente, a empresa será responsável por dizer se os projetos e obras realizados para a chegada do Metrô até Guarulhos estão tecnicamente corretos, com a execução adequada. A definição desse serviço é boa notícia para quem aguarda a expansão da Linha 2-Verde, pois indica que o projeto está caminhando.
Prazos para a extensão da Linha 2-Verde até Guarulhos
Em relação aos prazos, o início das obras dessa fase está previsto para março de 2025, pela futura estação Penha de França, na zona leste de São Paulo. A data consta em um comunicado enviado a moradores do bairro paulistano pelo consórcio empresarial Crasa-Ghella-Consbem, responsável pela construção.
Os terrenos onde acontecerão as obras já foram desapropriados. A futura estação Penha de França ficará na Rua Doutor João Ribeiro, altura do número 540, em frente à Praça Dona Micaela Vieira, em uma área comercial do bairro.
Os trabalhos de escavação serão complexos, pois a estação terá 55 metros de profundidade, com seis lances de escadas para chegar até as plataformas onde passarão os trens do Metrô –semelhante ao que acontece na profunda estação Pinheiros, por exemplo.

De acordo com o governo de São Paulo, o começo das escavações do Tatuzão em direção a Guarulhos deve acontecer em 2026. Aqui na cidade serão duas estações: Ponte Grande e Dutra.
Nesta quinta-feira (13), o Metrô define a empresa que ficará responsável pela construção da estação Ponte Grande. Depois dessa definição, o governo estadual (por meio do Metrô) assina o contrato com a empresa vencedora da licitação. O contrato terá duração de 70 meses –o que dá praticamente seis anos– e a contratada terá 61 meses para entregar a obra a partir da emissão da primeira Ordem de Serviço.
Sendo assim, considerando a “margem de erro” para mais que toda obra pública e complexa como essa costuma ter, dá para termos como perspectiva que o Metrô em Guarulhos não vai ficar pronto para ser usado pela população antes de 2030. E aí entra o “se”. Se a primeira ordem de serviço for emitida entre 2025 e 2026 e se os prazos forem cumpridos, podemos esperar o local em funcionamento a partir de 2031.
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