A capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos às 14h50 desta quinta-feira (27), segundo decisão do CGE-SP (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo. Em alguns bairros de Guarulhos, a chuva forte começou a cair pouco depois das 15h, com direito a ventania, raios e trovoadas. Um alerta da Defesa Civil foi enviado para moradores da cidade às 15h30. Também há registros de problemas na distribuição de energia elétrica. Em parte do bairro do Gopoúva, por exemplo, moradores estão há mais de duas horas sem luz.
Uma área de chuva isolada de forte intensidade, formada pela combinação entre o calor e a entrada de umidade da brisa marítima, se iniciou na região do Ipiranga e passou a se espalhar para outras regiões. O deslocamento da chuva é muito lento, o que deve potencializar a formação de pontos de alagamentos. Também há potencial para rajadas de vento. O temporal pode afetar também outras cidades da região metropolitana.
Algumas medidas para ter atenção durante o estado de atenção para alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas;
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, tente consulte aplicativos de trânsito, como o Waze.
Em caso de emergências, ligue 24 horas:
- 199 – Defesa Civil
- 192 – SAMU
O que diz a EDP
Em nota enviada ao Guarulhos Todo Dia, a EDP comunica o seguinte sobre as consequências das chuvas desta quinta-feira:
“A EDP informa que o temporal que atingiu Guarulhos na tarde de hoje (27) elevou a criticidade da operação do sistema elétrico em comparação com um dia normal. Em conformidade com o planejamento estratégico do Plano Verão 2024/2025, as equipes em campo foram reforçadas e seguem mobilizadas no atendimento das ocorrências.”
“Vale destacar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com priorização no atendimento, primeiramente à hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados.”
“Parte dos trabalhos é realizada em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso.”
“Vale reforçar que a Defesa Civil de São Paulo emitiu um novo alerta para o Carnaval. Em algumas regiões do estado, principalmente no interior paulista, o predomínio de uma massa de ar quente fará as temperaturas chegarem a até 37°C. Com isso, importante ressaltar que, durante o período de tempestades, os cuidados com a segurança devem ser redobrados.”
1 – Durante as tempestades, fique em casa;
2 – Se estiver na rua, não busque abrigo sob árvores;
3 – Evite tomar banhos durante a tempestade;
4 – Evite nadar no mar, lagos ou piscinas durante a tempestade;
5 – Não estenda roupas em varais de arame durante a aproximação da tempestade;
6 – Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas durante a tempestade;
7 – Retire os aparelhos eletroeletrônicos da tomada para evitar danos;
8 – Se estiver na rua, ao se deparar com fios caídos no chão, não se aproxime;
9 – Se estiver dirigindo, permaneça no veículo.
“A companhia reforça as recomendações sobre segurança para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos. No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento:
- Site: www.edp.com.br
- Aplicativo EDP Online
- WhatsApp (11) 93465-2888
- Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123″