As obras no trecho de Guarulhos da Via Dutra estão chegando ao fim. Após a entrega do novo viaduto para a Ponte do Tatuapé, os trabalhos atingiram 97% de conclusão. Assim que tudo for concluído, também será iniciada a cobrança de pedágio sem cancelas pelo sistema free flow nas pistas expressas. As pistas locais/marginais seguirão com uso gratuito. Com a implementação da nova tarifa na rodovia, o telejornal SP2, da Globo, tratou sobre o tema na edição desta segunda-feira (3).
- Leia a atualização, feita em maio/25 -> Free flow na Dutra deve funcionar sem cobrança de tarifa nos dois primeiros meses
Conforme o Guarulhos Todo Dia já havia publicado, a cobrança do free flow deve começar no primeiro semestre. Ainda não há uma data exata para o início da operação. No entanto, vale lembrar, que a CCR RioSP só pode iniciar o free flow depois de concluir a entrega de todas as melhorias entre os km 205 (Arujá) e 231 (São Paulo). Ainda falta terminar a construção das novas pistas expressas, além de finalizar os viadutos para as rodovias Fernão Dias e Hélio Smidt.
“O sistema de pedágio free flow, aquele sem cancelas, vai começar a funcionar agora em março na Dutra. A ideia é melhorar o fluxo de veículos sem os engarrafamentos que tradicionalmente se formam nas cabines de pagamento. Um ponto de atenção é em relação à cobrança desse novo pedágio. Para quem tem a tag no carro, a cobrança vai ser automática. Quem não tem vai ter que ficar esperto para depois não ser surpreendido por uma multa”, disse o jornalista José Roberto Burnier durante o SP2.
Para os veículos que não tem tag, o sistema identifica a placa e gera a cobrança em até 48 horas. O motorista tem 30 dias para quitar a dívida, por meio do WhatsApp da concessionária ou pelo APP CCR Rodovias. Outra forma é acessar a Carteira Digital de Trânsito (CDT). Se o pagamento não for feito dentro desse prazo, o motorista receberá uma multa por evasão de pedágio, considerada uma infração grave, com penalidade de R$ 195,23 e acréscimo de cinco pontos na carteira.
Já existe cobrança de pedágio free flow em funcionamento no Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios e na Rio-Santos, também administrada pela CCR RioSP. Na Rio-Santos, que tem o sistema ativo desde 2023, cerca de 1,2 milhão de multas por evasão de pedágio já foram aplicadas, o que representa 5% do tráfego da rodovia.
Free flow em Guarulhos terá tarifa dinâmica
No trecho Guarulhos, na ligação entre Arujá e São Paulo, a CCR RioSP instalou 21 pórticos de free flow. É importante notar que a cobrança ocorrerá apenas nas pistas expressas, mantendo o tráfego nas pistas locais/marginais livre de pedágio. Aí você pode dizer: “Mas eu vi que tem pórtico também na pista local”. Sim, só que essas estruturas não servem para cobrança, mas sim para funcionários trabalharem na manutenção do sistema. A CCR RioSP não tem autorização para cobrar pedágio na pista local da rodovia.
O sistema terá uma tarifa dinâmica. Sabe que nem no Uber, quando o preço aumenta quando muita gente está pedindo veículo no mesmo local? Será assim também na Via Dutra. O preço será maior se o tráfego estiver intenso e menor quando não houver congestionamento. A concessionária entende que o pedágio automático será uma ferramenta para o gerenciamento de tráfego.
“Esse sistema visa otimizar o fluxo de veículos, oferecendo uma alternativa mais rápida e eficiente de deslocamento, ao mesmo tempo em que reduz congestionamentos e melhora a mobilidade urbana”, aponta a CCR RioSP, em vídeo institucional.
No entanto, o free flow serve também para ressarcir a concessionária pelos investimentos realizados na Dutra. Além de dinâmica, a tarifa será proporcional ao trecho percorrido, ou seja, quem fizer o percurso da pista expressa do Trevo de Bonsucesso até a Ponte do Tatuapé, por exemplo, vai pagar mais caro do que o motorista que acessar a partir da Fernão Dias em direção à capital.
Preço do pedágio automático
O valor exato do pedágio ainda não foi divulgado pela CCR RioSP e pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), mas estima-se que seja de cerca de R$ 0,15 por quilômetro. Uma diferença em relação à cabine de pedágio de Arujá, onde motos não pagam, é que as motocicletas que acessarem a Via Dutra com free flow terão que pagar meia tarifa.
Os carros de passeio pagarão uma tarifa, veículos comerciais de 2 a 3 eixos duas tarifas e veículos com 4 eixos ou mais, 4 tarifas. Veículos com TAG (dispositivo eletrônico de cobrança automática) terão 5% de desconto e esse desconto é progressivo de acordo com o uso mensal, podendo a chegar a 73%.
“É um desconto que é acumulativo e crescente. O cara que vai passando várias vezes ao longo do mês, ele vai tendo um desconto cada vez maior. No caso da Dutra, pode chegar até 73% no final do mês. Então ele paga 73% a menos do que pagaria se ele passasse todo dia e pagasse a tarifa cheia. Mas para isso ele tem que passar todo dia, na mesma praça, mesmo sentido e no final do mês esse desconto zera, então ele vale do dia 1º ao dia 31 do mês, por exemplo. No outro mês, ele começa com zero e vai sendo crescente”.
Humberto Filho, coordenador do Comitê Jurídico Regulatório da Abepam e Head de Relações Institucionais do Sem Parar, em entrevista ao Guarulhos Todo Dia
“O cálculo é um pouco complexo, mas para entender um pouquinho diferente, de forma simples, o cara começa com um desconto de 5%, depois vai 8%, depois vai 12%, quanto mais ele passa mais ele vai tendo desconto. É um desconto super relevante”, complementou o especialista.
A praça tradicional de pedágio em Arujá não será desativada. No entanto, não haverá cobrança dupla para quem utilizar a pista expressa e passar pela cabine, ou seja, o motorista será cobrado apenas no pedágio.