Linha 19-Celeste deve ficar pronta entre 2032 e 2033, projeta Metrô após abertura de licitação

Leilões para definir empresas responsáveis pelas obras civis vão acontecer em junho, e contrato deve ser assinado até o fim deste ano.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

(Foto: Governo de São Paulo/Divulgação)

Publicado em 24/03/2025 às 09:59 / Leia em 4 minutos

O Metrô abriu as licitações para contratar as empresas que serão responsáveis pelas obras civis e elaboração do projeto executivo da Linha 19-Celeste, que terá 15 estações, 17,6 km de vias e um pátio de manutenção. A informação foi publicada no Diário Oficial do estado nesta segunda-feira (24). O novo ramal vai ligar o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, na capital paulista. A licitação foi dividida em três lotes, e os leilões vão acontecer nos dias 4, 5 e 6 de junho.

O trecho de Guarulhos está no lote 1, com um poço de Ventilação e Saída de Emergência (VSE), além das estações Bosque Maia, Guarulhos (centro), Vila Augusta, Dutra e Itapegica. A empresa contratada deverá fazer “a execução das obras civis, contemplando a elaboração do projeto executivo, obra bruta, arquitetura, via permanente e o fornecimento e implantação dos sistemas de alimentação elétrica e auxiliares”.

O lote 2 inclui as estações Jardim Julieta, Jardim Brasil, Jardim Japão, Curuçá e Vila Maria, além de um pátio de manutenção e VSE. E fazem parte do lote 3 as obras de Catumbi, Silva Teles, Pari, São Bento e Anhangabaú.

Após a escolha das empresas em junho, a meta do governo de São Paulo é assinar os contratos e iniciar os projetos executivos até o fim deste ano, permitindo começar as obras civis em 2026. Com o início da construção, os trabalhos devem ser concluídos em até 75 meses, ou seja, entre 2032 e 2033.

Linha 19-Celeste do Metrô, com projeto de linhas e estações que vão passar por São Paulo e Guarulhos

Cronograma do Metrô para a obra

A previsão atualizada de prazos para as obras da Linha 19-Celeste é a seguinte:

  • Lançamento da licitação – Março de 2025
  • Leilão para definir as empresas responsáveis pelas obras – Junho de 2025
  • Assinatura dos contratos e início da elaboração do projeto executivo – Segundo semestre de 2025
  • Conclusão do projeto executivo – 2026
  • Início das obras – 2026
  • Conclusão das obras – Em até 75 meses (+ de 6 anos)

No entanto, vale colocar um asterisco nesse calendário, afinal uma obra tão complexa quanto essa dificilmente é finalizada dentro do prazo. Além disso, existe a questão da desapropriação dentro do cronograma. 

O que está mais claro agora e deve ser um motivo ao menos de esperança para a população de Guarulhos e dos bairros da zona norte que aguardam ter o Metrô mais perto de casa é que, de fato, esse projeto está andando. Quando a licitação para a obra é aberta, significa um importante avanço para tirar definitivamente a ideia do papel.

Linha 19-Celeste

Além da construção de 15 estações, serão também edificados 18 poços de saída de emergência e ventilação (VSE) e readequadas as estações São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha), que serão conectadas à futura linha. O contrato também vai abranger implantação dos sistemas de Baixa Tensão e auxiliares, que envolvem painéis elétricos, escadas rolantes, elevadores, ventilação e detecção de incêndio, iluminação, sistemas de bombas, etc.

A estrutura da Linha 19-Celeste contará com 31 trens que vão transportar 630 mil passageiros por dia, que utilizarão a conexão com outras três linhas de metrô (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha), além da possibilidade de futuras conexões com linhas de trem. 

Desapropriação

Na semana passada, o Metrô já havia escolhido a empresa que será responsável pelo processo técnico de desapropriações da futura Linha 19-Celeste.

A empresa CTA Consultoria Técnica e Assessoria LTDA foi a selecionada, ao oferecer uma proposta de R$ 1.695.032,00 para executar o serviço técnico de “arquitetura e engenharia para cadastro individual de imóveis, avaliação imobiliária individual de imóveis, busca e obtenção de documentos, análise fundiária e montagem dos processos administrativos para fins de desapropriação das áreas necessárias para a implantação da Linha 19-Celeste”.

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

LONGE DE GUARULHOS

Obra da 1ª estação do Metrô fora da capital está perto de começar, mas longe de Guarulhos

PREVENÇÃO

Áreas de risco de Ferraz de Vasconcelos e Francisco Morato recebem sirenes da Defesa Civil

Papa Francisco: Confira a programação de missas do Santuário Nacional de Aparecida

REPORTAGEM

Obra do Thomeuzão é retomada após atraso na entrega, e Lucas Sanches revê projeto de Guti

Sexta é dia de peixe

Peixe na Sexta-Feira Santa: dicas de restaurantes em Guarulhos

DICA

Zoológico de Guarulhos abre durante todo o feriado de Páscoa; entrada é gratuita

INVESTIMENTO DE R$ 1,4 BI

A nova fase de ampliação do Aeroporto de Guarulhos

OPERAÇÃO DESCIDA

Com pedágio caro, Anchieta Imigrantes divulga os piores horários para descer no feriadão

RODOVIAS PAULISTAS

Após pressão, instalação de free flow em área urbana de Sorocaba é cancelada

APÓS VISTORIA FEDERAL

People Mover: Novo atraso na entrega do Aeromóvel de Guarulhos é confirmado

PROBLEMA DA SABESP

Cratera na Marginal Tietê continua aberta e causa mudanças no trânsito da pista central

DICA DE PASSEIO

Festival de Bandas + Donna Gourmet acontece em Guarulhos neste fds; entrada é gratuita