Lucas Sanches completa 100 dias como prefeito e culpa Guti por herança de caos na Saúde

Chefe do Executivo reconhece que o atendimento ainda não está ideal nas unidades de saúde da prefeitura, mas entende que já houve melhorias.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Diego Fróis/PMG

Publicado em 10/04/2025 às 17:17 / Leia em 4 minutos

Lucas Sanches completou 100 dias como prefeito de Guarulhos nesta quinta-feira (10) e apresentou um balanço das ações realizadas pela prefeitura nesses pouco mais de três meses de mandato. Eleito no ano passado, o atual chefe do Executivo culpou o seu antecessor pelos graves problemas que a cidade ainda enfrenta, sobretudo em áreas como a Saúde. Guti governou o município entre 2017 e 2024.

Sanches passou à imprensa os dados das filas de atendimento no início do ano. Eram 250 mil pedidos de consulta e 270 mil pedidos de exame. Como solução, o poder público lançou o programa Fila Zero, lançado para reduzir as filas e acelerar o atendimento médico. Realizado aos finais de semana, a força-tarefa já realizou 48.548 consultas, 77.428 exames pré-agendados e 3.088 cirurgias.

Atualmente, estão em reforma a Clínica da Família Água Azul, a UBS Morros, a UBS Marinópolis, o PA Paraventi, o PA Maria Dirce e a UBS Cecap. Algumas dessas obras começaram ainda não gestão Guti.

“Assim que a gente assumiu a gestão da prefeitura, das 69 UBSs que temos na cidade, apenas três atendem a capacidade de atendimento do bairro, sem contar que as unidades totalmente precárias. A própria unidade do Cecap tem mais balde do que funcionário atendendo ali, infiltração por toda a unidade, da recepção aos consultórios. Além de não oferecer um serviço digno com condições mínimas para os funcionários atenderem bem a população, tem a população que chega numa unidade nessas condições. Estamos acelerando todas essas obras e a ideia é reestruturar todas as unidades de saúde para oferecer atendimento digno e humanizado para as famílias”.

Lucas Sanches, prefeito de Guarulhos

Falta de médicos em Guarulhos

Outro problema bastante divulgado no fim do ano passado foi a saída de 300 médicos do sistema de saúde municipal, pois a gestão Guti não renovou o contrato com a prestadora de serviço responsável pela contratação dos profissionais. Com isso, o atendimento nas unidades ficou ainda mais demorado e precário, algo que ainda não se resolveu.

“Dos 300 médicos perdemos por uma não renovação de contrato, conseguimos resgatar 119 na atenção primária e 100 médicos de 25 especialidades diferentes. Ainda não é o mundo ideal. Estamos buscando novas contratações porque visamos a melhoria do serviço, mas paralelamente a isso a gente pensa em uma reestruturação. Assumimos a gestão com muitas unidades de saúde precárias. Se você quiser contratar um médico, você precisa antes ampliar uma sala ou construir um novo consultório. Também precisamos fazer readequação no fluxo de atendimento”.

Lucas Sanches reconhece que o atendimento ainda não está ideal nas unidades de saúde da prefeitura, mas diz que nesses 100 dias já houve melhorias. “Lá no Hospital Pimentas-Bonsucesso, quando a gente assumiu, tínhamos quatro salas cirúrgicas, sendo duas para emergências e duas para parto. Uma pessoa que está aguardando uma cirurgia de emergência e não está gestante chegava a ficar ali mais de 30 dias com a perna para o alto nos corredores. Foi o cenário que nós vimos nos últimos anos. Nós já entregamos ali mais duas salas cirúrgicas, então já são seis ali no Hospital Pimentas”.

“Além da entrega desses novos consultórios, ambiente que não é só uma sala, mas também equipamentos novos, mobiliário novo, readequação dos fluxos de atendimento, reestruturação das unidades que estão precárias, contratação de mais funcionários. É tudo isso acontecendo paralelamente que vai fazer com que o serviço de saúde melhore. Tem melhorado nesses primeiros 100 dias, tá longe de ser o ideal que a população merece, mas justamente pelo caos que a gente pegou. Mas vai melhorar, pois temos um time técnico e capacitado, que sabe fazer gestão”.

O prefeito Lucas Sanches encerrou a coletiva dos 100 dias anunciando as futuras ações da administração municipal para 2025, como a reabertura do Cemeg Cumbica/Pimentas, totalmente modernizado, agendada para maio, e a conclusão das obras da Clínica da Família Água Azul, com entrega prevista para junho.

LEIA TAMBÉM -> Obra do Hospital Infantojuvenil de Guarulhos está parada e sem previsão de retorno

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

LONGE DE GUARULHOS

Obra da 1ª estação do Metrô fora da capital está perto de começar, mas longe de Guarulhos

PREVENÇÃO

Áreas de risco de Ferraz de Vasconcelos e Francisco Morato recebem sirenes da Defesa Civil

Papa Francisco: Confira a programação de missas do Santuário Nacional de Aparecida

REPORTAGEM

Obra do Thomeuzão é retomada após atraso na entrega, e Lucas Sanches revê projeto de Guti

Sexta é dia de peixe

Peixe na Sexta-Feira Santa: dicas de restaurantes em Guarulhos

DICA

Zoológico de Guarulhos abre durante todo o feriado de Páscoa; entrada é gratuita

INVESTIMENTO DE R$ 1,4 BI

A nova fase de ampliação do Aeroporto de Guarulhos

OPERAÇÃO DESCIDA

Com pedágio caro, Anchieta Imigrantes divulga os piores horários para descer no feriadão

RODOVIAS PAULISTAS

Após pressão, instalação de free flow em área urbana de Sorocaba é cancelada

APÓS VISTORIA FEDERAL

People Mover: Novo atraso na entrega do Aeromóvel de Guarulhos é confirmado

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Casa Poli, Poli Shopping e a futura estação Guarulhos da Linha 19-Celeste

PROBLEMA DA SABESP

Cratera na Marginal Tietê continua aberta e causa mudanças no trânsito da pista central