EDP usa tecnologia digital e ambiente de shopping para melhorar atendimento

Videoconferência reduz espera, totens eletrônicos ampliam horário de atendimento e ambiente de shopping dá mais segurança, segundo a empresa

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

Guarulhos Todo Dia

Publicado em 14/05/2025 às 12:38 / Leia em 5 minutos

A EDP, distribuidora de energia que atende Guarulhos, usou uma cerimônia de inauguração oficial para apresentar a nova agência de atendimento ao público, na região central da cidade. A agência, na verdade, já está no novo endereço desde 31 de março passado, como foi informado aqui no Guarulhos Todo Dia. Mas nesta terça-feira (13), o vice-prefeito de Guarulhos, Thiago Surfista (Novo) e o vice-presidente de Distribuição da EDP, Dyogenes Rosi, cortaram oficialmente a faixa de inauguração.

Localizada no mezanino do ConVem Bosque Maia, a agência oferece benefícios típicos do ambiente de shopping, que não estavam disponíveis no endereço anterior. Foi o que destacou o diretor da EDP em São Paulo, Marcos Campos. Além de estacionamento, abrigo contra sol e chuva e acesso a outros comércios e serviços, o local permite que a agência ofereça atendimento eletrônico, fora do horário de atendimento presencial (08h00 às 16h00). O cliente pode ir ao local até as 22h00, por exemplo, e usar os totens para tirar a segunda via de sua conta de energia.

Essa não é a única conveniência oferecida pela tecnologia digital. Durante o horário de atendimento, para reduzir o tempo de espera, há seis cabines de atendimento por videoconferência, além dos 17 atendentes na própria loja. O cliente pode fazer seu pedido a um atendente de outra agência em uma dessas cabines de videoconferência. Segundo a EDP, o objetivo é garantir que os clientes que procuram a agência sejam atendidos em, no máximo, trinta minutos.

Durante a inauguração, nós ouvimos a Jéssica Oliveira, no momento em que ela estava saindo de um atendimento por videoconferência. Jéssica disse que tentava resolver o problema de um aparelho de TV que “queimou” durante uma queda de energia. Ela afirmou que tentava resolver a situação com a EDP desde janeiro. Depois de 20 minutos de espera, ela foi atendida por videoconferência, encaminhou remotamente todos os documentos solicitados e foi orientada para esperar a resposta.

Em seu pronunciamento, antes de cortar a faixa de inauguração, o vice-prefeito Thiago Surfista afirmou já ter pedido que a EDP adotasse o mesmo modelo para a segunda loja da empresa, na região dos Pimentas. Ele até sugeriu o Shopping Bonsucesso como um provável local para essa nova loja. A outra loja da EDP em Guarulhos fica atualmente no CIC Guarulhos, na Estrada do Capão Bonito, 53, Jardim Maria de Lourdes.

EDP e Guarulhos

A EDP surgiu em 1976 como Electricidade de Portugal, a partir da fusão de 14 antigas empresas de energia portuguesa, que tinham sido nacionalizadas no ano anterior, na sequência da Revolução dos Cravos. Atualmente, é uma empresa global, com atuação em mais de 20 países, incluindo Portugal, Brasil e Espanha, entre outros. No Brasil, a empresa tem seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica e atende 3,7 milhões de clientes, em São Paulo e no Espírito Santo. A EDP tem no país mais de 10 mil colaboradores, entre funcionários e terceirizados.

No estado de São Paulo, a EDP tem concessão em uma área com 28 municípios, nas regiões do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Guarulhos é o maior mercado da empresa no estado, em razão do tamanho de sua população, com quase 1,3 milhão de habitantes. A segunda cidade mais populosa da área de concessão da EDP em São Paulo é São José dos Campos, no Vale do Paraíba, com quase 700 mil habitantes.

Segundo o vice-presidente da EDP em São Paulo, Dyogenes Rosi, a empresa investe 800 milhões de reais por ano na área de concessão em São Paulo. Um volume de investimentos três vezes maior do que o necessário apenas para manter o sistema funcionando. O objetivo é “suportar o crescimento da nossa área de concessão”. Entre outras medidas, o investimento é feito em construir novas subestações e “colocar mais religadores na nossa rede”, porque quando tiver algum defeito, “a gente tem que diminuir o máximo possível a quantidade de clientes que ficam sem energia”.

Canais de atendimento

Além das agências físicas, a EDP oferece outras formas de atendimento ao público. A tecnologia digital também é chave para esses outros canais de atendimento. É possível acessar a Agência Virtual; o atendimento pode ser feito pelo WhatsApp 11-93465-2888; por telefone, com atendimento 24 horas (0800 721 0123) e com atendimento para deficientes auditivos (0800 727 2872); e por videoatendimento, com agendamento. Existe ainda o aplicativo EDP Online, disponível nas lojas de aplicativos da Apple e do Android.

Confira as fotos da inauguração:

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

MOBILIDADE

Metrô em Guarulhos: Licitação da Linha 19-Celeste é adiada pela segunda vez

SEM TIMES NA ELITE

Os projetos frustrados para Guarulhos ter um grande estádio de futebol

PIU ARCO TIETÊ

Esse é o plano para melhorar o entorno da Marginal Tietê: Metrô, parques e habitação

PROGRAMAÇÃO

Quermesse em Guarulhos: Festas juninas para curtir neste sábado e domingo

PROGRAMAÇÃO

Festa junina do Bosque Maia 2025: Guia com horários e atrações do Arraial Guarulhos

QUERMESSE

Tudo sobre a festa junina da Paróquia São José, em Guarulhos

INVEPAR

Controladora do Aeroporto de Guarulhos fecha acordo para renegociar dívida bilionária

INFRAÇÃO DE TRÂNSITO

Pedágio free flow: 123 mil multas aplicadas em seis meses nas rodovias paulistas

Lazer privatizado

Governo de SP vai privatizar parques perto de Guarulhos e pede sua opinião

INVEPAR

Entenda como crise em controladora da GRU afeta o Aeroporto de Guarulhos

ENTRADA GRATUITA

Museu do Videogame volta a Guarulhos com 450 consoles e traz Nintendo Switch 2 como atração

Prejuízo no ar

Medida da Anac prejudica profissionais da aviação civil – inclusive em Guarulhos

INVESTIGAÇÃO DA PF

Saiba de onde vieram os drones que deixaram o Aeroporto de Guarulhos fechado