Corpus Christi é ponto facultativo em Guarulhos; bancos vão abrir?

Compensações bancárias não serão efetivadas, incluindo a TED. Pix, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, pode ser feito normalmente.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

Publicado em 17/06/2025 às 11:14 / Leia em 3 minutos

As agências bancárias de Guarulhos e do Brasil não estarão abertas para atendimento presencial ao público nesta quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi. A data é considerada um ponto facultativo nacional. De acordo com comunicado divulgado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as compensações bancárias não serão efetivadas neste dia, incluindo a TED. O Pix, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.

Na sexta-feira (20), os bancos abrem normalmente em Guarulhos, ou seja, o feriado não será emendado no expediente bancário aqui na cidade.

Boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) com vencimento em 19/6 poderão ser pagos no dia útil seguinte, nas localidades onde não há feriado. O sábado não é considerado dia útil e, por essa razão, não há liquidação financeira.

Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.

Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem usar tanto as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis como os canais digitais dos bancos (celulares e computadores) para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.

O que é ponto facultativo?

O feriado de Corpus Christi é considerado móvel, celebrado 60 dias após o domingo de Páscoa. Pelo calendário de feriados do governo federal, neste ano a data é considerada ponto facultativo, assim como a sexta-feira (20). Em alguns municípios, no entanto, a data é oficialmente feriado, a depender do calendário e legislação locais –no caso de Guarulhos, também é ponto facultativo.

No ponto facultativo, os funcionários que precisam trabalhar têm direito ao pagamento integral, como se fosse um dia de trabalho regular. No entanto, se a empresa decidir conceder descanso no ponto facultativo, o salário pode ser afetado. Nesse caso, a empresa pode descontar o valor correspondente ao dia não trabalhado ou então negociar um banco de horas.

Por outro lado, no feriado o descanso é obrigatório. Quem trabalha no feriado recebe em dobro; quem descansa não é descontado nem precisa compensar as horas.

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

DEBATE

Após free flow, acesso do Jardim Álamo para a expressa da Dutra entra na mira do MPF

CONFIRA O PERCURSO

Caravana de Natal da Coca-Cola em Guarulhos já tem data e programação confirmadas

NA PONTE GRANDE

Conhecemos a cozinha (e o segredo da batata frita) do mais novo McDonald’s de Guarulhos

GTD SAÚDE

Novembro Azul e a necessidade de exames preventivos contra doenças silenciosas

COMÉRCIO

Este é o preço atual do panettone nas lojas de fábrica da Bauducco em Guarulhos

HO-HO-HO

Papai Noel abre a temporada de Natal no Shopping Maia de Guarulhos; veja horários

INGRESSOS À VENDA

Chorão House abre as portas no Internacional Shopping em evento com famosos e fãs

GTD VEÍCULOS

Honda reforça posição do HR-V 2026 entre os SUVs mais vendidos do Brasil 

CONTEÚDO DE MARCA

Como o Movepark elevou o conceito de estacionamento próximo ao Aeroporto de Guarulhos

INAUGURAÇÃO DIA 14

X Supermercados de Mairiporã funcionará 24 horas e terá 200 vagas de estacionamento

BANIJAY ESTÚDIOS

Alexandre Pires vem a Guarulhos com o show Pagonejo Bão no feriado; ingressos à venda

Kanguru

Tradicional supermercado do Tatuapé encerra as atividades após 59 anos

GTD Saúde

Dia Nacional de Prevenção à Surdez: fones de ouvido trazem riscos para jovens