Entenda por que a Michelin vai fechar fábrica em Guarulhos

Concorrência com produtos de preço baixo importados da Ásia é um dos motivos apontados pela empresa para o encerramento das atividades.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

(Fotos: Google Maps)

Publicado em 27/06/2025 às 21:42 / Leia em 3 minutos

A Michelin anunciou o encerramento de suas operações na fábrica de Guarulhos (SP) até o fim de 2025. O fechamento vai acontecer de forma gradual. A unidade é responsável pela produção de câmaras de ar para motocicletas e bicicletas, pneus industriais e produtos semiacabados. A decisão afetará 350 dos 8.000 colaboradores da empresa no país. Mas por que a unidade vai fechar?

A companhia afirmou que a decisão é resultado de uma “supercapacidade de produção gerada a partir da entrada expressiva de produtos importados da Ásia”. Esses produtos, segundo a Michelin, “muitas vezes chegam abaixo do custo de produção local“, impactando fortemente o segmento de câmaras de ar para motos e bicicletas.

A empresa destacou que, apesar de ter estudado diversos cenários para contornar a situação, nenhuma das opções se mostrou “factível ou sustentável” para a continuidade das operações, tornando o encerramento das atividades o “último recurso”. As tendências de mercado, segundo a empresa, não apontam perspectiva de mudança.

Em relação aos funcionários afetados, a Michelin informou que um pacote com apoio financeiro e serviço de orientação profissional será apresentado. Esta proposta, que, segundo a companhia, vai além do que exige a legislação, está em negociação com o sindicato local. A fábrica da Michelin em Guarulhos fica na avenida Monteiro Lobato, perto do cruzamento com a Otávio Braga.

Hervé Le Gavrian, CEO da Michelin América do Sul, ressaltou o “incontestável engajamento da equipe de Guarulhos”, enfatizando que a decisão “de forma alguma, está relacionada ao desempenho desse time”. Ele reafirmou o compromisso da empresa em oferecer apoio personalizado às equipes e garantir o cumprimento dos compromissos com todos os clientes durante este período de transição.

Apesar do fechamento da fábrica em Guarulhos, a Michelin segue com as demais operações no país, nos estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A Michelin tem um ciclo completo de produção no país, desde a pesquisa em heveicultura até a reciclagem de pneus.

As fábricas estão em Manaus (AM), Resende e Campo Grande (RJ), além da unidade em São Paulo. A companhia francesa, com mais de 130 anos de atuação global, também tem buscado ampliar sua presença em outros segmentos como construção, energia e saúde.

LEIA TAMBÉM -> Pedágio mais caro do Brasil sofre reajuste de 5,16%; tarifa chega a quase R$ 40

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

GTD EXPLICA

Entenda o que aconteceu com os hospitais veterinários gratuitos de Guarulhos

PROGRAMAÇÃO

Dica de festa julina em Guarulhos: Arraiá do Shopping Bonsucesso

Dica para o feriado

Festival de Inverno de Guararema começa neste feriado e vai até 10 de agosto

NO INTERNACIONAL

Chocolate suíço: Lindt abre sua primeira loja em Guarulhos nesta terça (8)

PRESS START

Evento de games no Shopping Maia é dica de passeio nas férias de julho em Guarulhos

GUIA

Festas juninas em Guarulhos (ou perto daqui): veja agenda de julho de 2025

FESTA JULINA

12 quermesses em Guarulhos para aproveitar em julho

Arraiá sindical

Arraial dos Metalúrgicos, neste sábado, no clube de campo do sindicato

Aniversário de Santa Isabel

Show de Ana Castela é, mais uma vez, atração de aniversário de cidade do Alto Tietê

Dica de férias

Espetáculos de circo, de graça, durante as férias escolares

ATUALIZAÇÃO

Atrasada, obra na Via Dutra em Guarulhos completa dois anos em julho

PROGRAMAÇÃO

Quermesse em Guarulhos: Festas juninas para curtir neste sábado e domingo

ENTRADA GRATUITA

Festa junina do Parque Júlio Fracalanza encerra programação do Arraiá dos CEUs em Guarulhos