O incêndio de grandes proporções que atingiu a empresa Schütz Vasitex, localizada no Bonsucesso, em Guarulhos, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo no início da noite deste sábado (26). O fogo começou por volta das 14h30, na indústria que produz embalagens industriais plásticas, como tambores e bombonas. Não houve vítimas.
A fumaça chegou tão alto que foi vista de diversos bairros e cidades da região metropolitana, em locais como as zonas leste e norte da capital, além de municípios como Suzano, Nazaré Paulista e Itaquaquecetuba. Quem estava dentro dos aviões que saíram do Aeroporto de Guarulhos também viram as chamas; apesar da proximidade com o terminal, o incêndio não afetou os voos.
Mais de 30 bombeiros trabalharam no combate às chamas. A corporação enviou 12 viaturas ao local. “O fogo se concentrou no armazenamento da indústria que fica do lado de fora, razão pela qual não houve risco de propagar-se para o galpão. Por volta das 18h50, iniciou-se a fase rescaldo”, publicou o Corpo de Bombeiros, em nota.
Equipes da Defesa Civil e do Sistema Integrado de Emergência de Guarulhos acompanharam o trabalho dos bombeiros. “O fogo teve início em local de armazenamento de materiais e se alastrou rapidamente, ampliando as proporções da ocorrência”, disse a Defesa Civil. As causas do incêndio serão apuradas.
O que diz a empresa
No site oficial, a Schütz Vasitex se apresenta como “uma sociedade estabelecida para oferecer as melhores soluções em embalagens para o mercado brasileiro. A empresa combina as exclusivas competências de produção e serviços da SCHÜTZ – líder mundial – com a especialização e experiência local da VASITEX, a empresa brasileira líder em recondicionamento e reciclagem de IBCs plásticos, tambores e bombonas, com mais de 40 anos de atividade prestando serviços ecológicos para embalagens”.
Após o incêndio, a empresa emitiu um comunicado, que reproduzimos abaixo na íntegra:
“A SCHÜTZ VASITEX é uma fabricante de embalagens industriais e atua com base no princípio da economia circular, garantindo que suas embalagens sejam devolvidas para recuperação e reutilização, ou reciclagem, após o esvaziamento. No início da tarde de 26 de julho de 2025, ocorreu um incêndio – o primeiro em meio século de história da empresa – em uma das áreas de armazenamento localizada em um dos pátios externos. Não houve registros de incidentes médicos.
Colaboradores treinados para esse tipo de situação evacuaram prontamente toda a unidade, enquanto nossa brigada interna iniciou os esforços de combate ao incêndio, que foram bem-sucedidos graças à rápida e eficaz atuação do bravo Corpo de Bombeiros, que agiu com firmeza para extinguir o fogo e mantê-lo contido na área afetada.
A SCHÜTZ VASITEX informa que a infraestrutura operacional da empresa não foi afetada e que as atividades foram retomadas normalmente no início desta semana. Toda a operação segue em funcionamento pleno. Apenas um pátio de uma das seis unidades fabris da empresa foi afetado pelo incêndio, onde se localizava a menor parte do estoque de produtos recebidos de clientes.
Poderá haver, pontualmente, ajustes nos prazos de entrega, a depender do código da embalagem. Nessas situações, os clientes serão informados de forma direta, e as adequações serão feitas em comum acordo, com base nas possibilidades e necessidades de cada operação.
A empresa reforça sua profunda gratidão aos colaboradores, vizinhos solidários, à Defesa Civil de Guarulhos e, especialmente, ao Corpo de Bombeiros, que atuou com inteligência e bravura no combate ao incêndio.“
Bueno Drone, canal parceiro do Guarulhos Todo Dia no YouTube, registrou imagens logo nos primeiros minutos do incêndio. Assista:
- LEIA TAMBÉM -> Dicas de onde encontrar o morango do amor em Guarulhos