Muito tem se falado sobre a Linha 19-Celeste nesta semana. O motivo? A realização das sessões públicas de abertura das propostas da licitação para contratar as obras civis da linha do Metrô que ligará o Bosque Maia, na região central de Guarulhos, ao Anhangabaú, no centro da capital. Ainda existe um longo caminho para o sistema de fato entrar em funcionamento e começar a atender a população, mas essa é uma fase importante para tirar o projeto do papel. Neste texto, o Guarulhos Todo Dia te explica e te mostra onde vai passar a futura Linha 19-Celeste.
Os trens passarão por áreas densamente povoadas e polos econômicos, promovendo integração com outras linhas metroferroviárias e acesso a pontos de interesse como o Bosque Maia, Internacional Shopping, Mercado Municipal, Theatro Municipal e o comércio atacadista do Pari.
Confira a localização das estações em Guarulhos:
Bosque Maia – Av. Tiradentes, 1451 (Guarulhos), na altura do cruzamento da Paulo Faccini
A área de desapropriação inclui o McDonald’s, o banco Santander e o Posto Shell, que ficam no cruzamento mais famoso da cidade: a Tiradentes com a Paulo Faccini. Essa área é nobre há décadas, mas ficou ainda mais valorizada recentemente, muito por conta da inauguração do Hospital São Luiz e do empreendimento Helbor Patteo Bosque Maia, que mistura comércios e apartamentos residenciais. Vale lembrar que esse Mc Donald’s incluído na área de desapropriação é o primeiro da rede de fast food aqui na cidade.

Guarulhos Centro – Rua Dom Pedro II, 148/154 (quarteirão onde fica o Poli Shopping atualmente)
Inclui uma área de mais de 10 mil metros quadrados bem no centrão de Guarulhos, onde fica o calçadão, no quarteirão entre as ruas Dom Pedro II e a Coronel Portilho. O Poli, primeiro shopping do município, funciona nesse espaço.

Vila Augusta – Avenida Guarulhos, 604
Esse local fica perto do prédio da Câmara Municipal de Guarulhos e inclui comércios e residências entre Avenida Guarulhos, Anel Viário (Helbor Patteo Bosque Maia) e Antônio Iervolino. Fica em frente à antiga fábrica da Rayovac (Microlite).

Dutra – Rua Segundo Tenente Aviador John Richardson Cordeiro e Silva, 220 (ao lado do Internacional Shopping Guarulhos)
Na estação Dutra, caso o projeto do Governo de São Paulo se cumpra, o guarulhense terá duas opções de linhas do Metrô: a 2-Verde e a 19-Celeste. No mapa abaixo, a parte que tem a indicação de “DUP 67.231 de 03/11/2022” se refere ao espaço da Linha 2-Verde e um futuro terminal de ônibus, que vai ficar ao lado do Internacional Shopping, pertinho da saída do km 225 da Dutra. Já a parte em vermelho faz parte da Linha 19-Celeste.

Itapegica – Rua Cavadas, 1624
A área de desapropriação determinada pelo Governo de São Paulo para a estação Itapegica fica entre a Travessa Igaratá e a Rua Cavadas, no cruzamento com a Rua Canadense. Essa estação da Linha 19-Celeste ficará em uma região industrial de Guarulhos, que nos últimos anos também passou a contar com empreendimentos imobiliários.

Por onde a Linha 19-Celeste vai passar em São Paulo:
- Jardim Julieta – Av do Poeta, 929
- Vila Sabrina – Av. João Simão de Castro, 250
- Cerejeiras – Av. das Cerejeiras, 1950
- Santo Eduardo – Praça Santo Eduardo, 57
- Vila Maria – Avenida Guilherme Cotching, 563
- Catumbi – Rua Marcos Arruda, 909
- Silva Teles – Rua Santa Rita, 70
- Cerealista – Rua Mendes Caldeira, 223
- São Bento – Rua do Seminário, 87
- Anhangabaú – Rua Santo Amaro, 43/45/47/53/61/67
Um vídeo publicado pelo Metrô mostra os locais por onde a Linha 19-Celeste vai passar:
O processo para a construção da Linha 19-Celeste do Metrô
Após a realização do leilão, entra um período de habilitação e recursos, em que as empresas vencedoras devem comprovar que podem executar o serviço e as derrotadas podem ingressar com questionamentos sobre a disputa. Quando acontece algum tipo de problema nessas fases, o processo atrasa.
Passada essa etapa, o leilão é homologado e o contrato pode ser assinado. A meta do governo de São Paulo é assinar os contratos e iniciar os projetos executivos até o início de 2026. A tendência é que as obras mesmos só tenham início a partir de 2027. Quando a construção de fato começa, os trabalhos devem ser concluídos em até 75 meses —ou seja, somente a partir de 2033.
Essa é uma previsão inicial, mas o documento em que os prazos são realmente oficializados é o projeto executivo, que fornece o detalhamento técnico da construção.
A implantação da 19-Celeste já conta com o projeto básico, que foi concluído pelo Metrô em 2024, fornecendo os subsídios para a elaboração do edital das obras e sistemas. Esse projeto considerou um inédito estudo mercadológico que agregou na concepção das estações as melhores formas de exploração comercial e imobiliária, em acordo com a região de cada estação, de forma a atrair investimentos e receitas não-tarifárias.
De acordo com o contrato, é o Metrô que deve obter as licenças ambientais e liberar as áreas necessárias para a implantação das obras –ou seja, fazer a desapropriação.
O orçamento estimado para a Linha 19 é de R$ 19,5 bilhões, em investimento que será executado gradualmente ao longo de todo o período de implantação e abrangendo as obras civis, além de outras etapas que serão contratadas futuramente, como fornecimento de trens e sistemas de controle, bem como para as desapropriações necessárias.
Já as empresas ou consórcios vencedores, além da construção de 15 estações, também devem fazer 18 poços de saída de emergência e ventilação (VSE), readequar as estações São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha), que serão conectadas à futura linha. O futuro contrato também vai abranger implantação dos sistemas de Baixa Tensão e auxiliares, que envolvem painéis elétricos, escadas rolantes, elevadores, ventilação e detecção de incêndio, iluminação, sistemas de bombas, etc.
A futura Linha 19 do Metrô será uma importante ligação de Guarulhos com a capital. O ramal terá 17,6 km de extensão. A estrutura contará com 31 trens que vão transportar 630 mil passageiros por dia, que poderão ter o trajeto reduzido em até uma hora, e utilizar a conexão com outras três linhas de metrô (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha), além da possibilidade de futuras conexões com linhas de trem.