Metrô em Guarulhos: Por onde vai passar a futura Linha 19-Celeste

Guarulhos Todo Dia detalha os locais das estações e mostra quais são as áreas de desapropriação

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

(Foto: Guarulhos Todo Dia/Bueno Drone)

Publicado em 24/09/2025 às 21:36 / Leia em 6 minutos

Muito tem se falado sobre a Linha 19-Celeste nesta semana. O motivo? A realização das sessões públicas de abertura das propostas da licitação para contratar as obras civis da linha do Metrô que ligará o Bosque Maia, na região central de Guarulhos, ao Anhangabaú, no centro da capital. Ainda existe um longo caminho para o sistema de fato entrar em funcionamento e começar a atender a população, mas essa é uma fase importante para tirar o projeto do papel. Neste texto, o Guarulhos Todo Dia te explica e te mostra onde vai passar a futura Linha 19-Celeste.

Os trens passarão por áreas densamente povoadas e polos econômicos, promovendo integração com outras linhas metroferroviárias e acesso a pontos de interesse como o Bosque Maia, Internacional Shopping, Mercado Municipal, Theatro Municipal e o comércio atacadista do Pari.

Confira a localização das estações em Guarulhos:

Bosque Maia – Av. Tiradentes, 1451 (Guarulhos), na altura do cruzamento da Paulo Faccini

A área de desapropriação inclui o McDonald’s, o banco Santander e o Posto Shell, que ficam no cruzamento mais famoso da cidade: a Tiradentes com a Paulo Faccini. Essa área é nobre há décadas, mas ficou ainda mais valorizada recentemente, muito por conta da inauguração do Hospital São Luiz e do empreendimento Helbor Patteo Bosque Maia, que mistura comércios e apartamentos residenciais. Vale lembrar que esse Mc Donald’s incluído na área de desapropriação é o primeiro da rede de fast food aqui na cidade.

Locais de desapropriação na futura estação Bosque Maia, do Metrô de Guarulhos
Locais de desapropriação na futura estação Bosque Maia, do Metrô de Guarulhos

Guarulhos Centro – Rua Dom Pedro II, 148/154 (quarteirão onde fica o Poli Shopping atualmente)

Inclui uma área de mais de 10 mil metros quadrados bem no centrão de Guarulhos, onde fica o calçadão, no quarteirão entre as ruas Dom Pedro II e a Coronel Portilho. O Poli, primeiro shopping do município, funciona nesse espaço.

Linha 19-Celeste: Estação Guarulhos, que vai ficar no centro
Estação Guarulhos, que vai ficar no centro

Vila Augusta – Avenida Guarulhos, 604

Esse local fica perto do prédio da Câmara Municipal de Guarulhos e inclui comércios e residências entre Avenida Guarulhos, Anel Viário (Helbor Patteo Bosque Maia) e Antônio Iervolino. Fica em frente à antiga fábrica da Rayovac (Microlite).

Futura estação Vila Augusta, do Metrô em Guarulhos
Local da futura estação Vila Augusta

Dutra – Rua Segundo Tenente Aviador John Richardson Cordeiro e Silva, 220 (ao lado do Internacional Shopping Guarulhos)

Na estação Dutra, caso o projeto do Governo de São Paulo se cumpra, o guarulhense terá duas opções de linhas do Metrô: a 2-Verde e a 19-Celeste. No mapa abaixo, a parte que tem a indicação de “DUP 67.231 de 03/11/2022” se refere ao espaço da Linha 2-Verde e um futuro terminal de ônibus, que vai ficar ao lado do Internacional Shopping, pertinho da saída do km 225 da Dutra. Já a parte em vermelho faz parte da Linha 19-Celeste.

Estação Dutra, da Linha 19-Celeste do Metrô
Estação Dutra terá as Linhas 2-Verde e 19-Celeste

Itapegica – Rua Cavadas, 1624

A área de desapropriação determinada pelo Governo de São Paulo para a estação Itapegica fica entre a Travessa Igaratá e a Rua Cavadas, no cruzamento com a Rua Canadense. Essa estação da Linha 19-Celeste ficará em uma região industrial de Guarulhos, que nos últimos anos também passou a contar com empreendimentos imobiliários.

Metrô em Guarulhos vai ter a Estação Itapegica
Estação Itapegica, da Linha 19-Celeste

Por onde a Linha 19-Celeste vai passar em São Paulo:

  • Jardim Julieta – Av do Poeta, 929
  • Vila Sabrina – Av. João Simão de Castro, 250
  • Cerejeiras – Av. das Cerejeiras, 1950
  • Santo Eduardo – Praça Santo Eduardo, 57
  • Vila Maria – Avenida Guilherme Cotching, 563
  • Catumbi – Rua Marcos Arruda, 909
  • Silva Teles – Rua Santa Rita, 70
  • Cerealista – Rua Mendes Caldeira, 223
  • São Bento – Rua do Seminário, 87
  • Anhangabaú – Rua Santo Amaro, 43/45/47/53/61/67

Um vídeo publicado pelo Metrô mostra os locais por onde a Linha 19-Celeste vai passar:

O processo para a construção da Linha 19-Celeste do Metrô

Após a realização do leilão, entra um período de habilitação e recursos, em que as empresas vencedoras devem comprovar que podem executar o serviço e as derrotadas podem ingressar com questionamentos sobre a disputa. Quando acontece algum tipo de problema nessas fases, o processo atrasa.

Passada essa etapa, o leilão é homologado e o contrato pode ser assinado. A meta do governo de São Paulo é assinar os contratos e iniciar os projetos executivos até o início de 2026. A tendência é que as obras mesmos só tenham início a partir de 2027. Quando a construção de fato começa, os trabalhos devem ser concluídos em até 75 meses —ou seja, somente a partir de 2033.

Essa é uma previsão inicial, mas o documento em que os prazos são realmente oficializados é o projeto executivo, que fornece o detalhamento técnico da construção.

A implantação da 19-Celeste já conta com o projeto básico, que foi concluído pelo Metrô em 2024, fornecendo os subsídios para a elaboração do edital das obras e sistemas. Esse projeto considerou um inédito estudo mercadológico que agregou na concepção das estações as melhores formas de exploração comercial e imobiliária, em acordo com a região de cada estação, de forma a atrair investimentos e receitas não-tarifárias.

De acordo com o contrato, é o Metrô que deve obter as licenças ambientais e liberar as áreas necessárias para a implantação das obras –ou seja, fazer a desapropriação.

O orçamento estimado para a Linha 19 é de R$ 19,5 bilhões, em investimento que será executado gradualmente ao longo de todo o período de implantação e abrangendo as obras civis, além de outras etapas que serão contratadas futuramente, como fornecimento de trens e sistemas de controle, bem como para as desapropriações necessárias.

Já as empresas ou consórcios vencedores, além da construção de 15 estações, também devem fazer 18 poços de saída de emergência e ventilação (VSE), readequar as estações São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha), que serão conectadas à futura linha. O futuro contrato também vai abranger implantação dos sistemas de Baixa Tensão e auxiliares, que envolvem painéis elétricos, escadas rolantes, elevadores, ventilação e detecção de incêndio, iluminação, sistemas de bombas, etc.

A futura Linha 19 do Metrô será uma importante ligação de Guarulhos com a capital. O ramal terá 17,6 km de extensão. A estrutura contará com 31 trens que vão transportar 630 mil passageiros por dia, que poderão ter o trajeto reduzido em até uma hora, e utilizar a conexão com outras três linhas de metrô (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha), além da possibilidade de futuras conexões com linhas de trem.

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

COP 30 / Mudanças climáticas

Guarulhos deve sofrer com chuvas extremas, com aumento na temperatura do planeta acima de 2º C

Dia de Hambúrguer

Festival de novas receitas movimenta 31 hamburguerias de São Paulo em novembro

MOGI-DUTRA

Com pedágio eletrônico, viagem de ida e volta Arujá-Bertioga passa a custar R$ 21

PROGRAMAÇÃO

Papai Noel chega ao Internacional Shopping: confira os horários do Bom Velhinho

CONTEÚDO DE MARCA

Estacionamento no aeroporto de Guarulhos: saiba como economizar até 70% com a Movepark

Isenção para Arujá

Justiça suspende cobrança do pedágio eletrônico na Mogi-Dutra, para veículos de Arujá

Halloween em Guarulhos

Halloween agita Guarulhos, com movimento no comércio, além de muitos eventos e festas

LUGARES

Visite GRU: Cantina D’Elia, um dos restaurantes italianos mais tradicionais de Guarulhos

Siga Fácil - e pague

Cobrança de pedágio eletrônico começa dia 1º, na Mogi-Dutra e na Mogi-Bertioga

PASSEIO NA CIDADE

Internacional Shopping constrói Chorão House em Guarulhos: exposição, pista de skate e arte

Olha a velocidade!

Vai pegar a estrada? 50 novos radares entram em operação em rodovias estaduais nesta quarta (29)

ESPORTE

Agenda de jogos do Vôlei Guarulhos BateuBet no 1º turno da Superliga Masculina

Pedágio liberado

TJSP suspende liminar e autoriza cobrança de pedágio eletrônico na Mogi-Dutra e na Mogi-Bertioga