O governo de São Paulo confirmou que o novo prazo para a entrega do primeiro trecho das obras do Rodoanel Norte é dezembro de 2025. Quando os trabalhos foram retomados, o poder público afirmou que a ligação entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias ficaria pronta em setembro, o que não aconteceu. A segunda fase das obras, que seguirá até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na capital paulista, segue com entrega prevista para o segundo semestre de 2026.
Ao contrário do que aconteceu entre 2013 e 2018, dessa vez as atividades estão com andamento mais rápido e sem os mesmos graves problemas que interromperam a obra na década passada.
Em um vídeo publicado pela conta oficial do governo do estado na última semana, a gestão Tarcísio de Freitas confirmou o mês de entrega da primeira fase, no trecho que passa por Guarulhos –até então, o Executivo paulista falava em “segundo semestre de 2025”.

Rodoanel Norte
O Rodoanel Norte servirá de interligação com as rodovias estaduais e federais, desviando grande parte do trânsito das Marginais Tietê e Pinheiros. O governo de São Paulo prevê a redução de circulação diária de cerca de 18 mil caminhões na capital, o que permitirá mais rapidez para cruzar a Região Metropolitana no acesso a Santos. A previsão é que o trecho norte do Rodoanel Mario Covas receba 65 mil veículos por dia.
A via fará confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães (SP-332), enquanto, no Trecho Leste, a intersecção será feita com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Dos 44 quilômetros de extensão total, 12 quilômetros serão de túneis. Além disso, o Rodoanel Norte criará uma ligação exclusiva de 3,6 km com o Aeroporto Internacional de Guarulhos pela avenida Candéa.
O canal Bueno Drone, parceiro do Guarulhos Todo Dia no YouTube, tem atualizado com frequência o andamento das atividades no Rodoanel Norte.
Sobre as obras
Os trabalhos no Rodoanel Norte foram paralisados em 2018, quando o Ministério Público (MP) apontou indícios de superfaturamento. Novos processos de licitação foram abertos, mas a nova empresa responsável só saiu em março de 2023.
Entre as justificativas para tanto atraso, desafios no traçado da rodovia, demora no licenciamento ambiental por passar por áreas de preservação e problemas na execução. Um estudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) encontrou falhas no projeto e na construção original, como erosões, infiltrações e colunas desalinhadas.
O Governo de São Paulo realizou o leilão de concessão do Trecho Norte do Rodoanel à iniciativa privada no dia 14 de março de 2023. O lote foi arrematado pela Via Appia FIP Infraestrutura. O grupo tem a concessão dos serviços de operação, manutenção e realização dos investimentos necessários para a exploração do sistema rodoviário pelo prazo de 31 anos.
Dentre as melhorias previstas estão a construção de sete túneis duplos, 107 obras de arte especiais, quatro paradas para cargas especiais, duas bases do Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU), dois Postos Gerais de Fiscalização (PGF), duas balanças de pesagem, câmeras de monitoramento, além de veículos operacionais (ambulâncias, guinchos, caminhão pipa e inspeção de tráfego) para atender todo a extensão da rodovia. Com a conclusão dessas obras, o Rodoanel passa a contar com 175 quilômetros de extensão.
Durante o período de obras, serão gerados 10 mil empregos diretos e indiretos. Atualmente, cerca de 5 mil profissionais atuam nas duas frentes de trabalho.
O Rodoanel Norte também terá pedágios com sistema free flow (fluxo livre), tecnologia com sensores que calcula a tarifa por quilômetro rodado.