A EDP assinou a renovação por mais 30 anos do contrato da concessão de Distribuição de Energia para os 28 municípios em que atua no estado de São Paulo, incluindo Guarulhos. A definição segue o novo modelo de avaliação criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
A assinatura aconteceu na sexta-feira (8), em uma cerimônia realizada em Brasília (DF), e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira e do CEO da EDP na América do Sul, João Brito Martins, entre outras lideranças da concessionária e autoridades.
Com a renovação, a EDP segue responsável pela distribuição de energia nas regiões de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte paulista até 2058.
“Este importante marco que celebramos hoje materializa o nosso compromisso com o Brasil, que começou há 30 anos, que agora se renova por mais 30 anos. Agradeço a confiança da presidência do Brasil, do Ministério de Minas e Energia, da Aneel e dos nossos clientes no trabalho consistente da EDP. É o reconhecimento de uma trajetória de superação de desafios: alcançamos a universalização do serviço e conquistamos índices recordes de qualidade, tornando a nossa rede mais digital e robusta”, afirmou João Brito Martins, CEO da EDP na América do Sul.
A EDP atende 2,2 milhões de clientes residenciais, rurais e industriais no estado de São Paulo. A companhia está investindo R$ 5 bilhões de 2025 a 2030 em sua área de concessão, um crescimento de cerca de 30% na comparação com os investimentos realizados entre 2019 e 2024.
O aumento do investimento será direcionado para aperfeiçoar os processos de atendimento ao cliente, infraestrutura energética, digitalização e automação do sistema, bem como para reforçar a resiliência das redes de distribuição de energia, fundamental no contexto das alterações climáticas.
Nova subestação em Guarulhos
Em abril, a EDP inaugurou uma nova subestação de energia no Jardim Fortaleza. A obra inclui 23 torres, em uma rede de transmissão de aproximadamente cinco quilômetros. Cerca de 78 mil clientes da região serão diretamente beneficiados, incluindo residências, comércio e indústrias.
A nova subestação permite, segundo a EDP, que em caso de queda de energia por tempestades, por exemplo, o abastecimento seja normalizado mais rapidamente. O equipamento adiciona 40 MVA (mega-volt ampere) de potência ao sistema de distribuição de energia da cidade. No total, incluindo a linha de transmissão e suas torres, foram investidos R$ 65 milhões nesta obra.
Além de tornar mais seguro o sistema de energia na região, a obra vai permitir também a atração de novos investimentos, como indústrias que precisem ter garantia de energia de qualidade. Isso significa mais desenvolvimento econômico, com a geração de mais empregos.
A subestação do Jardim Fortaleza é mais uma etapa do chamado Complexo Guarulhos, que a empresa afirma se propor a “transformar o sistema elétrico da cidade”. A primeira etapa do projeto foi concluída em março de 2023, com a entrega de uma linha subterrânea com três quilômetros de extensão e dois setores de alta tensão nas subestações Iporanga e Gopoúva, na Vila Galvão.
O Complexo Guarulhos ainda prevê duas novas subestações e 23 quilômetros de linhas de distribuição de energia, com rede aérea e subterrânea. O plano prevê o investimento total de R$ 346 milhões, beneficiando diretamente 245 mil clientes, o equivalente a 50% do município. O Complexo Guarulhos prevê a construção de outra linha, que vai conectar com o Cabuçu, criando um “anel” na cidade, que permite o fornecimento de energia por caminhos diferentes, em operações automatizadas.