Reportagem: Metrô em Guarulhos vai sair do papel?

Guarulhos Todo Dia explica como está o projeto para chegada do Metrô a Guarulhos, com detalhes da extensão da Linha 2-Verde e Linha 19-Celeste.

Vinícius Andrade

Foto: Divulgação/Metrô

Época de campanha eleitoral é um prato cheio para os políticos fazerem promessas. Algumas, mesmo que com atraso, acabam sendo cumpridas. Outras terminam esquecidas. Nesta reportagem, o Guarulhos Todo Dia explica sobre uma promessa frequente de toda eleição na nossa cidade: a chegada do Metrô.

Atualmente, o governo de São Paulo tem dois projetos para a cidade: a expansão da Linha 2-Verde, que está em fase mais adiantada e pode sair do papel a partir do início das obras, previsto para 2026; e o da Linha 19-Celeste, que ainda está em fase inicial e pode demorar muitos anos para virar realidade.

Essa imagem que você acima é do projeto da estação Dutra, da Linha 2-Verde, que vai ficar ao lado do Internacional Shopping.

Linha 2-Verde em Guarulhos

A que deve chegar primeiro a Guarulhos é a Linha 2-Verde. Atualmente, as obras de expansão estão na primeira fase e acontecem na zona leste de São Paulo. O novo trecho tem previsão de ser totalmente entregue em 2028. Com 8,4 km de extensão, vai da Vila Prudente até a Penha, com oito novas estações.

Guarulhos entrará na fase 2 dessa expansão, quando mais cinco estações serão construídas: Penha de França, Gabriela Mistral e Fernão Dias, em São Paulo; Ponte Grande e Dutra, em Guarulhos; além do Pátio Paulo Freire para o estacionamento de trens. O segmento contará com 6,2 km de extensão.

As obras para a "fase Guarulhos" devem começar no primeiro trimestre de 2026, segundo a previsão mais recente do governador Tarcísio de Freitas. A promessa foi feita no início de setembro. Uma das estações de Guarulhos ficará ao lado do Internacional, como mostramos anteriormente, e a outra será na Ponte Grande, na avenida Guarulhos, perto da Paróquia São Geraldo.

Em março deste ano, o governo Tarcísio de Freitas definiu a empresa de engenharia que será a responsável técnica por definir quais serão exatamente as áreas de desapropriação para a extensão da Linha 2-Verde da Penha até a Dutra. A escolhida no processo de licitação foi a empresa Itazi Engenharia, que receberá R$ 2,1 milhões pelo serviço.

Bueno Drone/Guarulhos Todo Dia

Linha 19-Celeste

Ainda no papel, em fase bastante inicial, tem o projeto de uma linha totalmente nova, a 19-Celeste, que tem como objetivo ligar Guarulhos ao centro de São Paulo, passando pela zona norte, com 17,6 km de trilhos. Serão mais cinco estações do Metrô para o guarulhense: Itapegica, Vila Augusta, Guarulhos/Centro e Bosque Maia --a quinta, Dutra, permitirá conexão com a Linha 2-Verde.

O Governo de São Paulo também já publicou decretos com as áreas que deverão ser desapropriadas para a passagem da Linha 19-Celeste em Guarulhos. Há imóveis e comércios localizados em pontos como a avenida Tiradentes, a Paulo Faccini e o calçadão da Dom Pedro II. Até mesmo o Poli Shopping pode ser demolido para as obras.

No entanto, ainda não há informações sobre o início das obras e cronograma de entregas para a Linha 19-Celeste. O Metrô começou neste mês um cadastramento de imóveis que estão na área de desapropriação, mas do cadastro até a desapropriação e o início das obras pode demorar muito tempo.

Gostou do nosso conteúdo? Siga Guarulhos Todo Dia nas redes sociais.