A chuva que caiu em Guarulhos durante a madrugada deste sábado (1º) prejudicou diversas regiões da cidade. Ao longo da noite a prefeitura registrou pelo menos sete ocorrências, sendo cinco de alagamentos, uma de queda de árvore em via pública, em Bonsucesso, e uma de deslizamento de terra, no Cabuçu, onde foram identificados três pontos de deslizamento. Não houve vítimas em nenhum dos casos. Os locais que mais sofreram com alagamentos foram Vila Any e Jardim Santo Afonso, que tiveram vias e residências tomadas pela água.
Na Vila Any houve alagamentos na Rua Édipo, Rua dos Vigilantes, Avenida das Estações e outras adjacentes. No Jardim Santo Afonso ficaram alagadas Rua Caarapó, Rua Panorama e outras próximas.
De acordo com informações da Prefeitura de Guarulhos, pela manhã, boa parte dos alagamentos viários já tinham escoado, mas a região de Vila Any permanecia alagada em diversos pontos. A Defesa Civil do município está no local com bote, para resgate de possíveis ilhados. A Coordenadoria convocou equipes adicionais para levantamento de danos e preparação de doações emergenciais. A Secretaria Municipal de Assistência Social também participa das ações e enviou equipes à região para apoio humanitário.
Durante a noite, por volta das 23h, a Defesa Civil enviou um alerta para celulares na região de Guarulhos informando sobre os riscos de alagamentos e deslizamentos por causa da chuva.
Imagens registradas ao lado da Estação Aeroporto – Guarulhos, perto do Terminal Taboão, mostram como o nível do rio Baquirivu-Guaçu subiu às margens da Av. Natalia Zarif. Ao menos ali, o sistema de drenagem, que passou por obras de canalização recentemente, funcionou e não houve enchentes. A foto abaixo foi tirada por volta das 5h30.
Bairros de Guarulhos mais atingidos pela chuva
Em Guarulhos, os maiores volumes de precipitação foram registrados nos seguintes bairros nas últimas 12 horas:
- Cumbica: 74,2 mm
- Vila Nova Bonsucesso: 71 mm
- Jardim Nova Cidade: 67,2 mm
- Cidade Aracília: 51,4 mm
Previsão do tempo para os próximos dias
Neste sábado (1º), as instabilidades voltam a ganhar força e devem provocar pancadas generalizadas de chuva, principalmente entre o meio da tarde e o decorrer da noite. Alerta-se para pontos de moderada a forte intensidade com raios e rajadas localizadas de vento, o que em conjunto com o solo encharcado mantém elevado o potencial para formação de alagamentos, inundações, queda de árvores e deslizamentos de terra.
Segundo informações do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve manter o tempo instável e chuvoso, gerando elevados acumulados de chuva nos próximos dias. O potencial para inundações e deslizamentos de terra deve permanecer elevado, devido ao solo encharcado e a continuidade dos temporais.
O tempo segue instável no domingo (2), com chuvas variando de intensidade ao longo do dia. Há condições para pontos de até forte intensidade no decorrer da tarde, o que mantém elevado o potencial para inundações e deslizamentos de terra. As temperaturas variam entre mínimas de 21°C e máximas de 26°C.
A segunda-feira (3) deve ser mais um dia com tempo instável e chuvoso em Guarulhos, apenas com períodos de melhoria no decorrer da manhã. Os termômetros variam entre mínimas de 20°C e máximas que não devem superar os 26°C. As chuvas mais intensas devem permanecer concentradas entre a tarde e o decorrer da noite.
O alerta meteorológico emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo segue vigente, e prevê que as chuvas fortes sigam acontecendo até domingo. Em caso de emergência, a Defesa Civil atende 24 horas por dia pelo telefone 199.