Você já deve ter visto que muitos dos ônibus da cidade estão circulando com um novo padrão de pintura. Pois até o dia 31 de dezembro deste ano, todos os ônibus da frota municipal deverão estar com esse mesmo visual. A determinação está em portaria da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, publicada no Diário Oficial do Município em 28 de março.
Veja, abaixo, a reprodução da portaria.

Segundo nota, enviada ao Guarulhos Todo Dia, “a Prefeitura decidiu por adotar novo layout para a frota municipal de transporte coletivo, pois o transporte coletivo possuía seis layouts diferentes, o que confundia os usuários”. De fato, como usuário de ônibus, nunca entendi direito porque os veículos do transporte coletivo na cidade tinham visuais diferentes. Não sabia se cada cor representava uma região da cidade atendida pelo veículo, por exemplo. Pelo menos eu não sabia, até receber a nota da prefeitura sobre essa questão abaixo.
Cores do PL na nova pintura dos ônibus?
O portal Diário do Transporte, que foi o primeiro veículo a tratar da nova pintura da frota de ônibus de Guarulhos, destacou que as cores predominantes do novo visual são amarelo e azul, “as mesmas cores do PL, partido do prefeito Lucas Sanches”. Nós questionamos a prefeitura sobre isso. A resposta, em nota, foi que “a cor amarela adotada representa a área 3 da concessão, cor esta que antes compunha o layout de toda frota da citada área de operação. Já o azul ilustrava, anteriormente, a frota de ônibus da área 1 de operação”.
Trata-se de uma justificativa compreensível. Afinal, desde 2010 o transporte público da cidade é dividido em três áreas de concessão: a área 1-Azul, atendida pela Viação Urbano Guarulhos, a área 2-Verde, atendida pela Empresa Vila Galvão e a área 3-Amarela, atendida pela Viação Campo dos Ouros. Ou seja, estas cores já fazem parte do sistema de transporte público da cidade e os usuários já estariam acostumados com esse padrão. Mas que para o partido do prefeito é uma “feliz coincidência”, não dá para negar.
Veja abaixo o visual atual (antes da repintura) de cada empresa de ônibus que compõe a frota de Guarulhos.



Quem vai pagar a pintura nova?
Outra questão levantada pelo Diário do Transporte é o custo dessa nova pintura. Os novos ônibus incorporados à frota desde a publicação da portaria já devem vir com a nova pintura. Mas a portaria determina que todos os ônibus já em circulação deverão ser repintados. O Diário do Transporte estimou o custo de repintura de cada ônibus em R$ 4 mil.
Questionamos a prefeitura se esse gasto extra poderia ser repassado para a planilha de custos que as empresas apresentam para justificar novos aumentos de tarifa ou dos subsídios pagos pela prefeitura. A resposta: “o custo decorrente da adequação do layout está sob inteira responsabilidade das concessionárias e não será objeto de repasse orçamentário nem de revisão da planilha de custos do sistema”.