Se perguntassem há 30 anos onde comer em Guarulhos, ninguém conseguiria encher muito mais do que uma mão de opções: falariam da Pizzaria Zazá, Roda Viva, Minhoto, Saravá, Guarucenter, Cantina Giovanni… enfim, algumas dessas ainda bravamente abertas. Mas a realidade de Guarulhos mudou muito desde os anos 2000. O boom de restaurantes qualificados só tem crescido nas duas últimas décadas na cidade. Basta um rápido tour para ver o quanto crescemos.
Então, para responder a pergunta sobre onde comer em Guarulhos, é preciso fazer outros questionamentos: Comer o quê? Comida japonesa? Italiana? Mineira? Libanesa? Nordestina? Que tipo de restaurante? Barzinho? Restaurante? Pub? Casa de show? Hamburgueria? Gastro bar? Sushi bar? Em qual lugar? No Centro? Na Paulo Faccini? Na Vila Augusta? No Macedo? Na Vila Galvão? Em shopping? Para qual público: jovem, criança, casal, idoso? Slow food ou fast food? Enfim, parece como pedir uma Coca-Cola: normal ou zero? Com gelo? Com limão? Ou gelo e limão?
Essa complexidade é boa. É sinal do quanto ganhamos em qualidade gastronômica e quanto o setor de alimentação fora do lar tem crescido no país. Segundo os nossos dados no Visite GRU, a cidade conta com mais de 290 restaurantes que classificamos como turísticos. Ou seja, o estabelecimento fica localizado num bairro legal e área turística ou serve alguma gastronomia diferenciada. Se considerássemos os mais simples e os de “PF” espalhados pela cidade, a conta iria para a casa dos milhares.
Comer em Guarulhos virou uma opção para os guarulhenses que não querem mais perder tempo e trânsito na vizinha São Paulo, tampouco pegar uma blitz ou gastar fortunas em estacionamento. Claro, amamos a capital e sempre podemos contar com a nossa maravilhosa Sampa, mas na verdade faz tempo que Guarulhos desfruta de excelentes opções em: hamburguerias, pizzarias, coffee shops, steak houses, botecos, uma infinidade de restaurantes orientais, tem para todo mundo. Algumas estão listadas no site de Turismo da Prefeitura de Guarulhos.
A dica é: deixe em casa o preconceito com Guarulhos, permita-se conhecer a cidade. Atualmente, existem nas redes sociais vários canais de influenciadores e nós mesmos, do Visite GRU (Instagram @visitegru), mostramos excelentes opções de restaurantes e lugares onde comer em Guarulhos.
Não deixando de responder à pergunta inicial: Onde comer em Guarulhos?
- Va á um bar na Rua Tapajós
- Conheça as opções gastronômicas da Rua São Jorge e da Tabajara
- Visite as casas na Paulo Faccini e na Salgado filho
- Vá passear uma noite na Rua Cônego Valadão ou na Caetano D´Andrea
- Conheça os restaurantes de hotéis como o Pullman, Marriott, Slaviero, Ibis
- Visite as cervejarias artesanais da cidade
Sabe aquele lugar bonitinho perto da sua casa que você até passa perto e pensa: “poxa, um dia tenho que parar nesse lugar”. Pois bem, tenha uma grata surpresa: vá conhecer, vá de coração aberto e tenha o sentimento de valorizar, prestigiar o seu bairro e a cidade. Depois, conte para gente sobre essa experiência.

*Artigo de Danilo Ramalho, que é diretor do GRU Convention e apresentador do Visite GRU. É também autor do livro: Guia 100 lugares para conhecer em Guarulhos.