O Data Favela vai colocar cerca de10 mil pessoas nas ruas entre os dias 4 e 6. O objetivo é conseguir “o maior mapeamento já feito das favelas brasileiras”. Segundo o instituto, comunidades de Guarulhos estão incluídas entre as favelas pesquisadas.
Os pesquisadores vão levantar informações sobre hábitos, costumes, preferências e comportamentos de quem mora em favelas de todos os estados do país. Os primeiros resultados nacionais serão divulgados no próximo dia 18 de julho. Depois disso, os estados começarão divulgar os dados locais.
O Data Favela é um instituto criado por Celso Atayde, presidente da Cufa (Central Única das Favelas) e Renato Meirelles, do Instituto Locomotiva. Antes, dessa pesquisa, a Cufa já foi parceira do Data Favela no projeto que mapeou os motoristas e entregadores do aplicativo Uber nas favelas do país, chamado “Favela no Mapa”. Segundo Celso Athayde, “essa pesquisa será histórica — e não vamos parar por aqui. Em outubro, vamos expandir esse mapeamento para 70 países.”
Leia mais: Mapeamento das favelas acontece neste fim de semanaA obra que promete reduzir o trânsito caótico da avenida Monteiro Lobato